A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Simulados de cardio

Pré-visualização | Página 1 de 3

Simulados de cardio ( questões da prova)
Com relação a fisiologia do sistema cardiovascular, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
II – A camada intermediária da parede dos ventrículos é constituída principalmente por músculo.
IV – Na estenose da válvula mitral não corrigida pode-se encontrar congestão pulmonar.
V – O predomínio da atividade parassimpática pode reduzir o cronotropismo e inotropismo cardíaco.
( II, IV e V são corretas)
Uma possível causa de hipertensão secundária é:
Coarctação da aorta.
Quanto à avaliação e a atuação da fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca, assinale a INCORRETA.
A percussão torácica é contraindicada no pós-operatório, pois pode promover dor e desalinhamento da incisão cirúrgica.
Quando se observa um traçado de eletrocardiográfico, qual onda é sinônimo da despolarização atrial?
Onda P
Quanto a fisiologia cardíaca marque V ou F:
Uma das formas de aumentar o débito cardíaco é aumentar a pré-carga e FC
A fração de ejeção é razão entre o VS e o VDF expressa em percentual
As variáveis que determinam o DC são: volume sistólico, FC, contratilidade e pré-carga 
Durante a avaliação do sistema cardiovascular, o pct relata ser portador de insuficiência da válvula bicúspide ou mitral. Apresenta sopro cardíaco e hipertrofia do átrio esquerdo. Devido ao quadro clínico como podemos encontrar o DC?
Diminuído devido ao refluxo de sangue ao átrio esquerdo durante a sístole ventricular.
O exercício físico determina alterações hemodinâmicas significativas, dependentes da intensidade e do tipo de exercício, bem como da aptidão cardiorrespiratória. Considerando os ajustes nos determinantes do desempenho cardíaco durante o exercício, analise as afirmativas abaixo:
III - A incompetência das valvas venosas e a fraqueza muscular esquelética podem comprometer o retorno venoso e reduzir o DC.
(somente a III está correta)
O período de tempo que leva o potencial de ação para propagar-se através dos átrios e o nodo atrioventricular (nodo AV) é designado no eletrocardiograma como intervalo PR, ou seja, o intervalo entre o início da onda P até o início do complexo QRS. Portanto, uma redução na velocidade de condução nodal atrioventricular, causará:
c. aumento do intervalo PR
Assinale V ou F
Dentre os benefícios da reabilitação cardiovascular ao pct coronariopata, destaca-se o aumento do fluxo coronariano pelo maior tempo de diástole, promovido pela diminuição da FC, melhorando o limiar de angina.
Como um dos critérios para evolução das etapas da reabilitação é necessário avaliar a escala de Borg, com valor encontrado estando igual ou inferior a 13 para progressão.
(as outras 3 são falsas)
Sobre a classificação histológica do processo aterosclerótico, relacione a lesão mais simples para a mais complexa e marque a opção correta.
I – presença de macrófagos e células espumosas; II – presença de macrófagos e monócitos isolados; III – trombo; IV – núcleo lipídico extracelular.
R: II, I, IV, III
São mecanismos compensatórios da fase aguda da IC:
Aumento da pré-carga e da FC
Com base nas aulas assinale a questão em que contém fatores que são considerados de risco para doença cardiovascular:
Dislipidemias, síndrome metabólica, obesidade e HAS
São consideradas síndromes isquêmicas agudas as opções contidas em qual opção?
Angina instável e IAM
O sistema circulatório é um grande sistema fechado constituído por vasos que conduzem o sangue dos ventrículos aos tecidos, e destes de volta aos átrios. Com relação à fisiologia do sistema cardiovascular analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:
I – O nó sinusal é ativado após um estimulo gerado no SNC.
II – O cálculo para quantificação do DC é realizado a partir da soma do VSF com o valor da FC de repouso.
III – Aumentando-se a pós-carga haverá um aumento do DC.
(as 3 estão corretas)
Os vasos que compõem a circulação coronária:
Artérias coronárias direita e esquerda, originando-se da parte ascendente da aorta.
Os maiores índices de morte súbita pós- IAM se devem por ocorrer fibrilação ventricular. Como pode ser diagnosticada essa complicação?
Ausência definida de complexo QRS com traçado anárquico e taquicárdico.
De acordo com a fisiologia cardíaca, a demanda miocárdica de oxigênio (MVO2) pode ser mensurada pelo:
Produto da frequência cardíaca pela pressão arterial sistólica.
A doença arterial coronária representa alto custo para a saúde pública e é uma das principais causas de mortalidade no mundo. Devido a essas características descritas acima, assinale a alternativa que descreve as alterações que ocorrem na artéria coronária:
Trombo que causa estreitamento da luz da artéria coronária e interrupção do fluxo sanguíneo.
São derivações que correspondem à margem inferior do coração a seguinte alternativa:
D2, D3 e aVF
Paciente de 76 anos, homem, deu entrada no OS com precordialgia intensa, dispneia intensa, cianose de extremidades, sudorese fria. Foi encaminhado ao CTI onde observou-se em seus sinais vitais: PA 210x100mmHg; FC: 120bpm, FR: 25ipm. Temperatura axilar: 35,5ºC , Sat: 80%, AP: MVUA c/ estertores difusos e roncos. Hipocorado, mantendo queixas de precordialgia, com taquidispnéia. Baseado na classificação de Killip e Kimball o pct encontra-se em que score?
Classificação III pela presença de edema agudo pulmonar e disfunção do ventrículo esquerdo.
O coração tem um sistema de condução elétrica intrínseco, o que permite que o miocárdio tenha funções como automatismo, excitabilidade e condutibilidade. O nodo sinoatrial é considerado o marca passo do miocárdio por ser o nodo onde o estímulo é gerado. Marque a alternativa que justifica corretamente o fato do nodo sinoartrial ser considerado o marca passo cardíaco:
Por ter menos limiar de excitabilidade.
Na avaliação inicial do paciente hipertenso os principais objetivos são definir a intensidade da HAS e determinar a presença ou não de outros fatores de risco cardiovascular, para propor intervenções com efeito benéfico na redução da pressão arterial. Sabendo-se que o exercício físico destaca-se como tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica, pois a atividade física regular reduz os níveis da pressão arterial sistólica e diastólica, assinale a alternativa correta:
Durante todo o programa de exercício físico, a monitorização dos sinais vitais e os sinais de intolerância ao esforço devem ser verificados.
Em pós-operatório de cirurgia cardíaca, durante a manobra de tosse produtiva, será necessário:
Apoiar manualmente o esterno
Reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM) é reconhecida como sendo a integração de intervenções,” denominadas ações não farmacológicas”, que visam assegurar as melhores condições físicas, psicológicas e sociais para o pct com doença cardiovascular, pulmonar e metabólica. Programas formais de RCPM efetivamente melhoram a capacidade funcional, diminuem estresse, melhoram a qualidade de vida, reduzem a mortalidade. Com relação a prática da RCPM assinale a alternativa correta:
Em indivíduos saudáveis o exercício aumenta o DC a partir da elevação da FC e do volume sistólico; aumentando a pré carga e o volume diastólico final.
Assinale as opções corretas sobre o eletrocardiograma:
O eletrocardiograma clássico possui 12 derivações;
Para a obtenção das derivações precordiais, os quatro eletrodos são colocados, respectivamente, no braço direito, na perna direita, no braço esquerdo e na perna esquerda.
Assinale V ou F
Dentre os benefícios da reabilitação cardiovascular ao paciente coronariopata, destaca-se o aumento do fluxo coronariano pelo maior tempo de diástole, promovido pela diminuição da FC, melhorando o limiar de angina.
Como um dos critérios para evolução das etapas da reabilitação é necessário avaliar a escala de Borg, com valor envontrado estando igual ou inferior a 13 para progressão.
Quanto à avaliação e a atuação da fisioterapia no pós-operatório de cirurgia cardíaca

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.