Buscar

Peça do NPJ 2 Alegações Finais por Memoriais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Patrícia Cristina Egrejas RA 200202082931
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE FLORIANÓPOLIS
Processo n. …
DANIEL, qualificado nos autos, por seu advogado que esta subscreve (conforme procuração anexa) vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 403, §3º, do Código de Processo Penal, apresentar as suas 
ALEGAÇÕES FINAIS POR MEMORIAIS
Nos seguintes termos:
MATÉRIA PRELIMINAR 
	O Réu, nascido em 02 de abril de 1990, é acusado de cometer o delito em 02 de janeiro de 2010, portanto, praticou o ato quando ainda não tinha completado 20 anos, fazendo juz à redução pela metade dos prazos de prescrição, conforme artigo 115 do CP.
	Desta forma, estando o Reu sendo acusado pelo crime de Furto, com base no artigo 155 do CP, com pena máxima cominada de 4 anos, e, segundo o inciso IV do artigo 109 do CP, a prescrição ocorre para este crime em 8 anos e, tendo o Reu o direito de ter este prazo reduzido pela metade, seu prazo é de 4 anos.
	Desta forma, a punibilidade deve ser afastada por ter decorrido mais de 4 anos desde o recebimento da denúncia com fulcro no artigo 107, IV do CP.
II – MÉRITO
	
	O crime de furto exige como dolo a vontade de subtrair, acrescida do elemento subjetivo do tipo (dolo especifico), finalidade expressa do tipo, que é o de ter a coisa para si ou para outrem. Em que pese a autoria ser inequívoca, não se verifica que o réu possuía animus furandi, configurando o chamado “furto de uso”, conduta atípica, devendo o Réu ser absolvido da acusação.
	Subsidiariamente, caso não seja este o entendimento, seja a pena aplicada em seu mínimo legal, pois a existência de ações penais em curso não justifica o reconhecimento de maus antecedentes.
	Seja tambem reconhecida a atenuante da menoridade relativa, com base no artigo 65, I do CP e da confissão espontanea, na forma do artigo 65, III, “d"do CP. 
	Se condenado, tendo a pena igual ou inferior a 4 anos, seja definido o regime inicial aberto, pelo autorizado no artigo 33, 2, “c"do CP.
	Finalmente, seja a pena restritiva de liberdade substituída pela restritiva de direitos, na forma do Art. 44 do CP.		
III - DOS PEDIDOS
	Ante o exposto, requer-se a Vossa Excelência, preliminarmente a extinção da punibilidade e, no mérito a absolvição do réu com fulcro no Art. 386, III, do CPP e, subsidiariamente, a fixação da pena no mínimo legal; o reconhecimento da atenuante da menoridade relativa; a fixação de regime aberto e a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.
	
	Termos em que,
	pede deferimento
Florianópolis, 24 de julho de 2015
Advogado …/ OAB n …

Outros materiais