Buscar

Trab Mercado de Capitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Profa. Theresa Christina Schiel 
TRABALHO SOBRE MERCADO DE CAPITAIS
Defina o que é mercado de capitais
O mercado de capitas é definido como um sistema de distribuição de valores mobiliários proporcionando maior liquidez e capitalizando a empresa, com o intuito de gerar novos investimentos na empresa, melhor remunerar os investidores e alavancar o desenvolvimento econômico do país. Formado por bolsas de valores, sociedades corretoras e instituições financeiras autorizadas a negociar os papeis que a empresa disponibilizou.
 
Por que investir em mercado de capitais? 
O intuito de investir em mercado de capitais, assim como começar qualquer tipo de investimento, é pensando no futuro, em criar uma poupança em longo prazo.
Como investir em mercado de capitais? 
A primeira necessidade é de aprender e não esperar resultados em curto prazo, esta é uma atividade que te dará retorno a médio e longo prazos e temos que estar psicologicamente preparados para as reviravoltas do mercado financeiro. Para isso, é preciso conhecer o mercado e isso requer empenho e dedicação.
O que é mercado primário?
É onde ocorre a emissão inicial de um título e o seu primeiro negócio. É nele que as empresas obtêm recursos financeiros para os seus investimentos e é também onde os bancos obtêm capital para financiar as empresas. O patrimônio financeiro obtido é direcionado para a empresa ou banco que lançou o ativo financeiro.
O que é mercado secundário?
É onde os títulos mobiliários emitidos no mercado primário são negociados de um proprietário para outro. Sua função é gerar liquidez aos ativos financeiros.
Defina o que são ações.
Ações são uma participação na propriedade de uma empresa, ou seja, a partir do momento que se adquire uma ação, você passa a ter o direito sobre os ativos e lucros da empresa, e quanto mais ações se possui de uma determinada empresa, maior é sua participação acionária nela.
Quais os tipos de ações existentes? 
As ações preferenciais nominativas (PN) são aquelas que menos protegem o acionista minoritário, porque não lhe dão o direito de votar em assembleia e ainda, em caso de venda da empresa, não lhe garantem o direito de participar do prêmio de controle (que nada mais é do que um valor a mais pago ao acionista que detém o comando, no caso de venda da empresa).
Os detentores de ações ordinárias nominativas (ON) têm o direito de votar nas assembleias da empresa. No entanto, na maioria das vezes, eles não têm poder de veto.
As ações conhecidas como blue chips são aquelas que apresentam maior liquidez, ou seja, as mais negociadas no mercado. Esses papéis, geralmente de grandes empresas, têm a maior tradição de segurança no mercado acionário.
Quais as formas das ações? 
 Ações nominativas: são aquelas que declaram o nome do seu proprietário. Devem ser registradas no livro de ações nominativas. Borba explica que, nas ações nominativas, tal qual a no caso dos imóveis, o registro é presunção de propriedade.
Ações escriturais: caracterizam-se por não haver emissão de certificado, são mantidas em conta depósito de determinada instituição financeira, em nome dos seus titulares. Foram introduzidas na legislação brasileira pela atual lei de sociedade anônimas.
O que são dividendos? 
Dividendo é a parte que cabe ao acionista. Quando a empresa gera lucro ela pode optar por reinvestir o lucro gerado ou pagar os dividendos aos acionistas.
Quais as opções sobre ações? 
São direitos negociados, de compra ou de venda de uma ação, com preços e prazos já estabelecidos. Pelo direito de comprar ou venda uma ação em uma data x, como por exemplo, no mês seguinte, deve-se pagar um valor, o chamado “prêmio”.
Quais são suas características (ações)? 
As ações apresentam diferentes características, dependendo dos objetivos das empresas que as emitem, dos setores em que estas empresas atuam e do estágio de desenvolvimento em que elas se encontram. Assim, podemos classificá-las em diversas categorias. Destacam-se as ações cíclicas, de crescimento, de valor, as exportadoras e as de consumo.
Exportadora: As empresas exportadoras se caracterizam por ter uma forte receita em moeda estrangeira. Por isso, investir nelas é particularmente interessante em cenários de desvalorização cambial ou de recessão no mercado interno. Por terem sua receita relacionada com a cotação de uma moeda estrangeira, essas ações são consideradas um hedge (proteção) contra a alta do câmbio. Mas cuidado, pois as receitas de empresas exportadoras também dependem dos preços de seus produtos no mercado internacional, não apenas da cotação da moeda estrangeira.
Crescimento: As ações de crescimento (growth stocks) são aquelas de empresas que atuam em setores que exigem constante reinvestimento de lucros, de forma a financiar a expansão dos negócios. Normalmente, são empresas que estão em ciclo inicial de construção de seu negócio e todo resultado gerado é aplicado no seu crescimento. Desta forma, são empresas que pagam pequenos dividendos. Por isso, a principal forma de retorno para o investidor nesse tipo de ação é por meio de valorização do preço do papel.
Valor: As ações de valor (value stocks) são opostas às ações de crescimento. São ações de empresas que atuam em setores maduros da economia, são líderes de seus mercados e podem estabelecer uma política agressiva de distribuição de lucro, sob forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Cíclicas: Determinadas empresas possuem desempenho caracterizado como cíclico, porque o preço dos seus produtos apresenta variações expressivas em função de forte aumento da demanda ou produção. O crescimento econômico recente da China, por exemplo, gerou uma alta no preço das commodities. Esse movimento teve um reflexo direto na cotação das ações das empresas cíclicas, que experimentam um período de altas consecutivas. Os preços das commodities sobem porque há um aumento da demanda, mas sem expansão na oferta. Esse aumento de preço leva as empresas a investirem em novas unidades de produção que, quando entram em funcionamento, derrubam novamente o preço pela expansão da oferta. Dessa forma, é iniciado um novo ciclo. A compra de ações dessas empresas no início do ciclo de alta do preço de seus produtos e a venda desses papéis no início do ciclo de baixa é determinante na rentabilidade da operação. Mas pode ser difícil antecipar-se a estes ciclos.
Consumo: As ações de consumo são aquelas de empresas que se beneficiam diretamente do aumento da renda. O desempenho dessas ações está ligado ao conjunto de salários, emprego e renda. Assim, esses papéis tendem a exibir uma valorização toda vez que houver um aquecimento da economia, provocando uma retomada dos empregos e a expansão da renda do trabalhador. Essas ações são de empresas que estão em setores como comércio varejista, alimentos, vestuário, bens de consumo, entre outros.
O que é fundo mútuo de investimento?
Um fundo mútuo de ações é um conjunto de recursos administrados por uma distribuidora de valores, banco de investimento, banco múltiplo, ou gestora de recursos, que os aplica em uma carteira diversificada de ações, distribuindo os resultados aos cotistas, proporcionalmente ao número de cotas possuídas.
O que é fundo imobiliário?
O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Cabe ao administrador, uma instituição financeira específica, constituir o fundo e realizar o processo de captação de recursos junto aos investidores através da venda de cotas.
Cite alguns ativos públicos de renda variável:
 ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, Commodities (ouro, moeda e outros), derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas), e imóveis (FIIs, especulação e retorno de aluguéis).
Qual o papel das corretoras?
Corretoras de valores são instituiçõesautorizadas a comprar e vender ações e demais ativos na Bolsa de Valores para os seus clientes, além de custodiar os seus títulos e exercer os seus direitos.

Outros materiais