Buscar

O mapa de riscos como instrumento de prevenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 12 – O mapa de riscos como instrumento de prevenção
 Como sabemos, o mapa de risco é um instrumento de grande importância na prevenção de acidentes sendo obrigatório para todas as empresas.
 Elabore e poste por meio do AVAS um pequeno texto (máximo 10 linhas) abordando o que é o mapa de riscos, quais os seus objetivos, qual a previsão legal de sua existência, quem deve elaborá-lo e qual deve ser o papel do técnico de segurança na elaboração deste importante documento de prevenção.
 É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles. 
 O tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande. E assim sucessivamente, serve de parâmetro (comparação) entre os meios usados. 
 O mapa de risco é como uma bússola. Serve para dar um norte (Localização) a exemplo: faz um diagnóstico da situação (conformidade ou não conformidade) da empresa ou do setor analisado. Como também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos.
 O Mapa de Risco 
 Tem o papel de estimular as ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na empresa. Visando a estimular a conscientização, fazendo com que após o conhecimento dos riscos os funcionários passem a serem mais zelosos pela própria segurança. 
 Obs.: Sendo assim, o empregado poupa-se de acidente e não gera ônus a Instituição na qual faz parte. 
 Quem elabora o Mapa de Risco? 
 De acordo com a NR 5 no item 5.16 a elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas partes podem elaborar e assinar o documento.
 O ideal é que o Mapa de Risco seja feito em parceria. E mesmo quando não for feito em parceria, o nome da CIPA deverá constar no documento para que seja cumprido o item da NR mostrado acima. 
O Mapa de Risco pode ser completo, ou seja, de mapeando de uma só vez todos os setores da empresa ou pode feito por setor. 
 Sendo da forma integral, as respostas por incrível que pareça, são menos complexas. De forma por setores funciona quando a empresa e grande ou de porte médio.

Outros materiais