Buscar

A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo

Prévia do material em texto

A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
 (Ref.: 201408674016)
		1 ponto
	
	
	
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	
		2.
		Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
 (Ref.: 201408674012)
		1 ponto
	
	
	
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	
	
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	
		3.
		A cristalinidade exemplificada na tabela a seguir é uma característica dos metais que permite algumas técnicas de identificação, entre elas a difração de raio-X. Esta técnica nos permite a obtenção de um espectro de picos característicos, que atua como espécie de "carteira de identidade" do material em questão. Na tabela a seguir, temos algumas associações o tipo de metal e sua estrutura cristalina. 
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Manganês
	Cúbico Simple
	Estanho branco
	Tetragonal de Corpo Centrado
	Cobalto
	Hexagonal Compacto
	Cobre
	Cúbico de Face Centrada
	Cromo
	Cúbico de Corpo Centrado
 Considerando a ordenação atômica exposta na figura a seguir, escolha a opção que apresenta um material a ela relacionado.
	
 (Ref.: 201409240628)
		1 ponto
	
	
	
	
	Estanho branco
	
	
	Cobre
	
	
	Cromo
	
	
	Cobalto
	
	
	Manganês
	
	
		4.
		Um material cristalino é aquele que apresenta a nível atômico regularidade na disposição dos átomos, originando o que se denominou de reticulado cristalino, que , por sua vez, assume 14 combinações conhecidas como Rede de Bravais.
Considerando as figuras representadas por (1), (2) e (3), identifique a opção que MELHOR as representa.
	
 (Ref.: 201409240513)
		1 ponto
	
	
	
	
	(1) Ortorrômbico de Face Centrada; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico Simples.
	
	
	(1) Ortorrômbico de Corpo Centrado; (2) Ortorrômbico Simples e (3) Ortorrômbico de Face Centrada.
	
	
	(1) Ortorrômbico Simples; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico de Face Centrada.
	
	
	(1) Hexagonal Simples; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico de Face Centrada.
	
	
	(1) Cúbico de Face Centrada; (2) Ortorrômbico de Corpo Centrado e (3) Ortorrômbico de Face Centrada.
	
	
		5.
		As tensões podem ser oriundas de esforços mecânicos e indicam o nível de solicitação dos componentes quando estão em operação. Nesse sentido, tensão normal atuante em uma peça pode ser oriunda de  (Ref.: 201409230155)
		1 ponto
	
	
	
	
	esforços trativos ou compressivos perpendiculares à secção transversal da peça
	
	
	momento fletor e momento torçor
	
	
	esforços cortantes
	
	
	esforços trativos perpendiculares à secção transversal da peça, apenas
	
	
	momento torçor
	
	
		6.
		É um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra. (Ref.: 201409230115)
		1 ponto
	
	
	
	
	Cisalhamento
	
	
	Flexao
	
	
	Tensão
	
	
	Flambagem
	
	
	Compressão
	
	
		7.
		Ao sofrer resfriamento os materiais apresentam solidificação em pequenos volumes separados, que crescem e originam um todo solidificado. Estas pequenas partes são denominadas de grãos e seu processo de formação envolve as etapas de nucleação e crescimento. Ao sofrer deformação, os grãos que compõem o material se apresentam alongados.
Com relação a figura a seguir, que pertencem ao mesmo aço, identifique a proposição CORRETA.
 
 (Ref.: 201408675418)
		1 ponto
	
	
	
	
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui a mesma densidade superficial de contornos de grão (comprimento de contorno de grão por área) que o ao aço mostrado em A.
	
	
	Considerando que as micrografias possuem o mesmo aumento, o aço no estado mostrado em B possui tamanho de grão inferior ao aço mostrado em A.
	
	
	Provavelmente o aço B possui resistência mecânica inferior ao aço A.
	
	
	As duas micrografias revelam aços com o mesmo grau de resistência mecânica.
	
	
	Provavelmente o aço A possui resistência mecânica inferior ao aço B.
	
	
		8.
		Com qual diagrama é possível determinar quais as fases mais estáveis termodinamicamente, para uma dada composição, em uma dada temperatura e é também possível determinar a composição química das fases e a porcentagem relativa das fases? (Ref.: 201409233807)
		1 ponto
	
	
	
	
	diagramas de classificação
	
	
	diagramas bicentenários
	
	
	diagramas de fases binários
	
	
	diagramas de Pareto
	
	
	Diagramas de Loon
	
	
		9.
		O encruamento do aço é obtido em processo mecânico de deformação do mesmo após deformação a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção CORRETA. (Ref.: 201408764581)
		1 ponto
	
	
	
	
	Uma vez a estrutura encruada, a estrutura podeser modificada através de deformação mecânica em sentido contrário.
	
	
	A ductilidade se mantém com o aumento do grau de encruamento do material.
	
	
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	
	O encruamento altera a resistência mecânica a tração, porém mantém a dureza superficial do material.
	
	
	Laminação é o processo de deformação plástica que ocorre somente a temperatura ambiente.
	
	
		10.
		Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar:  (Ref.: 201408764583)
		1 ponto
	
	
	
	
	Alteração da rugosidade superfícial do aço.
	
	
	Diminuição da espessura.
	
	
	Diminuição do volume.
	
	
	Remoção de tensões.
	
	
	Alteração da cor do aço.
	
	
	VERIFICAR E ENCAMINHAR

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes