Buscar

SAUDE DA MULHER Avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408167903)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez gera profundas modificações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas para suportar o desenvolvimento e o crescimento fetais. Sobre essa situação, analise as afirmações. I ¿ A anemia fisiológica da gestante é consequente ao incremento desproporcional entre o volume plasmático e glóbulos vermelhos. II ¿ Frequência cardíaca aumentada, aumento do volume sanguíneo e mudanças na resistência vascular periférica influenciam o débito cardíaco, que na gestante está aumentado, aproximadamente 30-50%, no terceiro trimestre. III ¿ A maior parte das alterações posturais é decorrente, principalmente, da progesterona, e de fatores mecânicos, como o crescimento uterino e aumento de peso que afetam músculos, ligamentos e articulações, além de alterar o centro de gravidade da gestante. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I e III, somente.
	
	II e III, somente.
	 
	I e II, somente.
	
	I, somente.
	
	Todas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407579596)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao assoalho pélvico pode-se afirmar, EXCETO:
		
	
	Os músculos elevadores do ânus (iliococcígeno, pubococcígeno e puborretal) mais os isquiococcígenos constituem o diafragma pélvico e são localizados profundamente.
	
	O diafragma urogenital, mais superficial, é constituído pelo esfíncter anal, esfíncter uretral, pelos músculos tranversos (superficial e profundo) do períneo, isquiocavernoso e bulboesponjoso.
	 
	A nutação está relacionada com um encaixe anatômico para a cabeça do bebê; a contra-nutação com o momento do parto.
	
	O sacro possui movimentos de nutação e contra-nutação que auxiliam a gestação e o parto. Na nutação a base do sacro anterioriza e inferioriza, enquanto o ápice posterioriza e superioriza. Na contra-nutação acontecem os movimentos contrários.
	
	A existência do orifício vaginal no períneo feminino predispõe mais a mulher à incontinência urinária que o homem.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407592547)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de aleitamento materno, podemos afirmar a que a _____________________ é a principal causa de baixa produção de leite.
		
	
	Herança familiar
	
	Baixa ingesta hídrica
	
	Nenhuma das alternativas
	 
	Sucção deficiente
	
	Hipomastia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408076567)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A saúde e a doença estão intimamente relacionadas e constituem um processo cuja resultante está determinada pela atuação de fatores sociais, econômicos, culturais e históricos. Isso implica em afirmar que o perfil de saúde e doença varia no tempo e no espaço, de acordo com o grau de desenvolvimento econômico, social e humano de cada região (LAURELL, 1982). As mulheres em idade reprodutiva, ou seja, de 10 a 49 anos, são 58.404.409 e representam 65% do total da população feminina, conformando um segmento social importante para a elaboração das políticas de saúde. Segundo o Censo 2000 do IBGE, os adolescentes, indivíduos de 10 a 19 anos de idade, somam 35.287.282, em torno de 20% da população brasileira; esse mesmo censo evidenciou que a fecundidade das brasileiras de 15 a 19 anos de idade aumentou (BRASIL, 2004). Para tanto, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher deve expandir a atuação dos profissionais de saúde às adolescentes. Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	Durante a adolescência, são importantes as ações educativas e de redução da vulnerabilidade das adolescentes aos agravos à saúde sexual e reprodutiva. Assim, cabe aos serviços de saúde a prestação de uma assistência adequada e o desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade com informações claras e científicas, introduzindo gênero, classe social e as diferenças culturais de iniciação da vida sexual e reprodutiva.
	 
	A presença de DST aumenta de três a cinco vezes o risco de transmissão do HIV. O professional de saúde deve considerar o potencial de atividade sexual e reprodutiva das adolescentes e que nessa etapa da vida há a dificuldade de negociar o uso do preservativo e portanto é mais fácil a prevenção tanto das DSTs, como da gravidez indesejada.
	 
	É necessário que as estratégias de atenção à gravidez na adolescência contemplem, dentre outros, a heterogeneidade de adolescentes nos nichos culturais, sociais e familiares.
	 
	As ações de saúde junto a adolescentes deverá privilegiar os grupos de maior vulnerabilidade e deverá ser intensificada a atenção integral à saúde sexual e reprodutiva, apoiando essas famílias iniciantes com ações multisetoriais para o acesso igualitário a bens e serviços que promovam a qualidade de vida.
	 
	O professional da saúde que atua junto a adolescentes deve estar ciente que processos de comunicação pobres e pouco sensíveis, aliados à falta de estímulos e suportes sociais diversos, bem como a carência e a indisponibilidade de recursos materiais, dificultam atitudes mais seguras que visem a promoção da saúde, prevensão de DSTs e gravidez indesejada na adolescência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407664271)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A progesterona é um importante hormônio para o sucesso da gravidez, mas promove a ________________ da tonicidade da musculatura lisa sistêmica. Deste modo, predispõe ao surgimento de ________________ nos membros inferiores, ________________ da pressão arterial e no intestino pode causar ________________.
		
	 
	diminuição, edema, diminuição, constipação
	
	aumento, edema, diminuição, diarréia
	
	diminuição, edema, aumento, constipação
	
	aumento, edema, diminuição, constipação
	
	aumento, câimbras, aumento, constipação

Outros materiais