Buscar

SAUDE DA MULHER 3 Avaliando

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407967436)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gestação de alto risco impõe à grávida limitações das AVDs, que podem ser minimizadas pela assistência fisioterapêutica. Uma parte das gestantes de alto risco precisa de repouso no leito para evitar trabalho de parto prematuro. Considere as seguintes afirmativas, em relação a gestação de alto risco. I Gestante de alto risco com prescrição de repouso pode realizar exercícios respiratórios em decúbito lateral, sem agravamento do caso. II Gestante de alto risco com prescrição de repouso pode realizar exercícios para circulação em membros superiores e inferiores, porém somente sentada. III Gestante de alto risco com prescrição de repouso nunca deve realizar exercícios para circulação, sob pena de desencadear trabalho de parto prematuro. Das afirmativas acima, apenas
		
	
	II é verdadeira.
	 
	I é verdadeira.
	
	III é verdadeiras.
	
	I e II são verdadeiras.
	
	I, II e III são verdadeiras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408162341)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o estudo de caso à seguir e indique quais as alternativas verdadeiras e falsas. L.M.C., 43 anos, queixa-se de incontinência urinária há 1 ano com sensação de urgência prévia à perda. O urologista diagnosticou hiperatividade do detrusor (ao estudo urodinâmico). G2, PC2, A0. Peso do maior RN 4kg. Urina 4x/dia e 2x/noite. Nega HAS, diabetes, doenças neurológicas, CA, depressão, dor pélvica, incontinência anal, constipação, menopausa, histerectomia ou distúrbios sexológicos. A sensibilidade na região genital é normal, reflexos clitoridiano e anal normais, reflexo de tosse presente, sem laceração ou cicatrizes perineais. Trofismo normal. Grau 3 da escala de Oxford para fibras lentas e rápidas de bulbo esponjoso e elevadores do ânus.
		
	 
	Já que a paciente tem bexiga hiperativa, não há necessidade de fortalecer fibras lentas e rápidas do AP, pois a causa do distúrbio é vesical.
	 
	Para treinar fibras rápidas do AP o fisioterapeuta deverá solicitar uma sequência de 4 a 5 contrações (1 segundo cada) e o relaxamento deverá ter o mesmo tempo.
	 
	A paciente urina muitas vezes ao dia e poucas vezes à noite.
	 
	Para treinar fibras lentas do AP o fisioterapeuta deverá solicitar a contração durante 7 a 10 segundos e o relaxamento deverá ter o mesmo tempo.
	 
	Mesmo que os partos da paciente tenham sido cesáreos, as duas gestações constituem fator de risco para o distúrbio urinário apresentado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407663242)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a avaliação de uma paciente com retocele, o fisioterapeuta pode encontrar as seguintes situações:
		
	 
	A paciente queixa-se de dificuldade para evacuar.
	 
	Ao exame físico, o fisioterapeuta solicitou que a paciente realizasse manobra de Valsalva e não observou-se o abaulamento da parede vaginal posterior.
	 
	A paciente apresenta reflexo de tosse abolido no assoalho pélvico quando é solicitada a realizar manobra de Valsalva.
	 
	A paciente queixa-se de prurido anal.
	 
	Ao exame físico, o fisioterapeuta solicitou que a paciente realizasse manobra de Valsalva e observou-se o abaulamento da parede vaginal anterior.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407657527)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Existem vários distúrbios sexológicos que interferem na vida da mulher, como aqueles que provocam dor na paciente. No momento da avaliação, o fisioterapeuta deverá examinar se a dor localiza-se:
		
	 
	Na vulva, no perineo e/ou na vagina.
	 
	Somente na vulva.
	 
	Na vulva, no pênis e/ou na vagina.
	 
	Na vulva, no perineo e/ou na próstata.
	 
	Na próstata.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408162358)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia o estudo de caso à seguir e indique quais as alternativas verdadeiras e falsas. C.J.F., 50 anos, queixa-se de dificuldade para atingir o orgasmo. O ginecologista descartou a presença de prolapso. G2, PN2, A0, 2 episiotomias. Peso do maior RN 3kg. Está no climatério há 3 anos, não faz TRH. Nega HAS, diabetes, doenças neurológicas, CA, depressão, tabagismo, etilismo, obesidade, dor pélvica, incontinência anal, IU, constipação, ou histerectomia. Informou que (de 0 a 10, sendo 10 o grau máximo) o nível de desejo sexual é grau 8; o nível de excitação é grau 8; o nível de lubrificação vaginal é grau 8; o nível de orgasmo é grau 0; o nível de dor à relação sexual é grau 0. A sensibilidade na região genital é normal, reflexos clitoridiano e anal normais. Boa cicatrização no local onde houveram as episiotomias. Trofismo diminuído. Grau 2 da escala de Oxford para fibras lentas e rápidas de bulbo esponjoso e elevadores do ânus.
		
	 
	Após a avaliação fisioterápica, conclui-se que a paciente apresenta dispareunia.
	 
	Não é necessário investigar disfunção sexológica no parceiro da paciente, pois ela apresenta grau 8 de desejo sexual e de excitação.
	 
	A menopausa pode ser um dos fatores etiológicos da disfunção do AP que a paciente apresenta.
	 
	Há indicação cirúrgica para o distúrbio do AP que a paciente apresenta, pois a fisioterapia não poderia contribuir com nenhuma melhora.
	 
	A paciente apresenta incontinência urinária e anal.

Continue navegando