Buscar

PLANEJAMENTO DA 3ª UNIDADE SLID

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANEJAMENTO DA 3ª UNIDADE
04/08/2017
PAUTA
BOAS VINDAS!
DINÂMICA ( É VOCÊ QUE FAZ A SUA TURMA BRILHAR!)
VÍDEO (ENQUANTO HOUVER SOL)
FALA DA DIRETORA
APRESENTAÇÃO DO TEMA DA 3ª UNIDADE
SELECIONAR OS CONTEÚDOS DA 3ª UNIDADE
DATAS COMEMORATIVAS
PLANEJAMENTO SEMANAL
ENCERRAMENTO.
DINÂMICA (É VOCÊ QUE FAZ A SUA TURMA BRILHAR!)
Não sei se você gosta de futebol. Eu sou um grande fã e por mais que a ideia pareça um pouco gasta, resolvi iniciar este texto cometendo a imprudência de comparar a escola com uma equipe do esporte. Começo pelos os jogadores: os alunos – e pela torcida: os pais, a comunidade e todos os dirigentes da educação – muitas camisas torcendo e incentivando para que o gol da aprendizagem aconteça.
              Esse timaço não joga sozinho. Precisa de um presidente – no caso da escola: o diretor (a). Referência de reflexão e planejamento geral, é quem define as decisões mais gerais,  estabelece parcerias, recebe a torcida, articula  com a comunidade...
              Mas um time só com presidente seria meio capenga.  Equipes de sucesso exigem um profissional que não apenas mergulhe na história do esporte, mas que esteja antenado com as principais novidades na área. Que domine a arte e a ciência do jogo, que estimule-a quando toma um gol inesperado – “Exatamente quando estávamos jogando tão bem” – ou modere quando um jogador se exalte, ou mude de comportamento. No futebol essa pessoa é o técnico. Na escola, é você professor!!
               Para ser um bom técnico, e para exercer bem a sua função, o professor precisa ter um enorme conhecimento do conjunto de sua sala de aula (o time). Quem são seus alunos? Quais os que estão bem no jogo? Como aproveitá-los? Quais aqueles que apresentam maior dificuldade? (em que área?) Como trabalham? O que estão aprendendo? O que está fazendo para ajudá-lo? Que recursos está usando nos “treinamentos”, que meios utiliza para aqueles que não estão tão bem no jogo? – Como anda o relacionamento entre técnico e jogador? , ou entre os jogadores? Que metodologia está aplicando? A segurança no processo, o domínio do time....O aperfeiçoamento, a atualização, o modo com que lida com as adversidades, com as criticas da torcida?.
              É claro que esse técnico, não trabalha sozinho, ele deve contar com seus auxiliares, no caso da escola o professor conta com o apoio dos coordenadores pedagógicos que estão ali para auxiliá-lo, mostrando sua presença nas atividades pedagógicas, no acompanhamento dos resultados do seu time, organizando momentos de estudos, disponibilizando recursos, eles estão ali para que o sucesso do técnico e do time apareça, pois os auxiliares sabem, que cabe ao professor fazer com que seu time brilhe, pois cabe a ele preparar as aulas, trabalhar com alunos muitas vezes difíceis, corrigir cadernos, trabalhos, estar sempre atento, observando seus rendimentos, avaliando, anotando, é ele que exige da voz para ser ouvido e ainda readequar suas aulas dentro de uma proposta pedagógica.
              Para retornar à metáfora futebolística, ele – o professor/técnico é o que mais ajuda a bola correr bem redonda no gramado. Como o técnico, e aí está a diferença, pode até não entrar em campo, nem levantar o troféu, mas o professor não, este deve estar no meio do campo e com certeza levantar o troféu junto com seu time, pois sem ele, não existe time  CAMPEÃO e consequentemente o ‘ESTÁDIO” -  escola CAMPEÃ!  TODOS FAZEM PARTE DAS VITORIAS E DERROTAS!   Vamos lutar para vencer o nosso campeonato do segundo semestre de 2017.
 
 
TEMA DA 3ª UNIDADE 
(28/07 a 06/10)
ÉTICA, CIDADANIA E POLÍTICA SOCIAL
SUBTEMAS:
DIREITOS E DEVERES;
PRECONCEITO E RACISMO;
VALORES.
ENTRELACE DO TEMÁRIO DA 3ª UNIDADE COM AS ANTERIORES:
DATAS COMEMORATIVAS
MÊS DE AGOSTO
DIA DO ESTUDANTE (11 DE AGOSTO)
DIA DOS PAIS (13 DE AGOSTO)
FOLCLORE (22 DE AGOSTO)
DIA DO SOLDADO (25 DE AGOSTO)
MÊS DE SETEMBRO
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ( 07 DE SETEMBRO)
DIA DA ÁRVORE (21 DE SETEMBRO)
PLANEJAMENTO SEMANAL.
ENCERRAMENTO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais