Buscar

LETICIA TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capitulo
TICs NA EDUCAÇÃO
A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras transformações, este acontecimento se faz presente através das inovações tecnológicas. Esta inovação tecnológica, também a partir da década de 70, iniciou na educação, como afirmam os estudiosos Soares-Leite, W. S. & Nascimento-Ribeiro, C. A. do (2012):
Quando os primeiros computadores começaram a ser instalados nas escolas de vários países, na década de 1970, começou-se a fazer referência a eles e a seus usos como computadores na educação. Acompanhando os computadores, chegaram às escolas os periféricos, ou seja, as impressoras, drivers externos, scanners e as primeiras câmeras fotográficas digitais. O conjunto composto por todos esses equipamentos passou a ser identificado como tecnologia de informação, ou TI. (SOARES-LEITE & NASCIMENTO-RIBEIRO – pg.03, 2012).
As TICs na educação são ferramentas utilizadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, havendo necessidade aos educadores do entendimento no letramento digital, na sua utilização frequente com desenvoltura e naturalidade no processo de apropriação dessas tecnologias. Podemos enfatizar a necessidade do conhecimento prévio no domínio das tecnologias existentes e sua utilização na prática em sala de aula. 
De acordo com Soares-Leite, W. S. & Nascimento-Ribeiro, C. A. do (2012), as TICs na educação o educador necessita estar formado para desenvolver seu papel dentro da educação:
A introdução das tecnologias na educação, segundo a proposta de mudança pedagógica, como consta no programa brasileiro, exige uma formação bastante ampla e profunda dos professores. O professor necessita ser formado para assumir o papel de facilitador dessa construção de conhecimento e deixar de ser o “entregador” da informação para o aluno. (SOARES-LEITE & NASCIMENTO-RIBEIRO – pg.06, 2012).
Para que o educador possa atualizar-se diante às transformações e conquistas tecnológica, tendo motivação para aprender e inovar em sua prática pedagógica, em consonância com os currículos escolares integrando e interagindo a utilização das tecnologias aos conteúdos das disciplinas.
 Para ilustrar Soares-Leite, W. S. & Nascimento-Ribeiro, C. A. do (2012) traz a fala do autor Valente (1998), de forma sintetizada aborda as competências para o educador desenvolver no ensino-aprendizagem junto as TICs:
O professor deve dominar habilmente a faceta tecnológica e a pedagógica. A formação do professor deve prover condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica. Essa prática possibilita a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo e voltada para a resolução de problemas específicos do interesse de cada aluno. Finalmente, devem-se criar condições para que o professor saiba recontextualizar o aprendizado e a experiência vividos durante a sua formação para a sua realidade de sala de aula, compatibilizando as necessidades de seus alunos e os objetivos pedagógicos que se dispõe a atingir (VALENTE pg. 1-28, 1998a).
A TIC promoveu à inclusão das tecnologias no trabalho pedagógico, criando um perfil inovador ao educador de ensino-aprendizagem que incentiva, orienta e motiva o educando na busca do conhecimento oportunizando-o a explorar novos ambientes virtuais de aprendizagem. 
 A presença da TIC na educação trouxe outras modalidades de ensino como salienta Garcia, Rabelo, Amaral e Silva (2011, pg. 11) 
As estratégias de ação, as práticas pedagógicas, a maneira como se abordam os conteúdos e as interações entre aluno, professor e objeto de estudo, diferem quanto ao ensino presencial, semipresencial ou à distância. (GARCIA, RABELO, AMARAL e SILVA, 2011, pg. 11).
 Garcia, Rabelo, Amaral e Silva (2011), traz na fala de Behar (2009), que:
Para a educação a distância, o professor precisa saber construir uma arquitetura pedagógica (eixo norteador da aprendizagem) que envolva quatro elementos: 1) os aspectos organizacionais (fundamentação do planejamento ou da proposta pedagógica); 2) o conteúdo (materiais, recursos, ferramentas de aprendizagem); 3) os aspectos metodológicos (atividades, formas de interação e de avaliação); 4) e os aspectos tecnológicos (definição do ambiente virtual de aprendizagem). (GARCIA, RABELO, AMARAL e SILVA, 2011, pg. 11).
Garcia, Rabelo, Amaral e Silva (2011), elenca três perfis de atuação profissional do educador na contemporaneidade:
 O do professor tutor (ensino semipresencial ou à distância), a do professor com o responsável pelo design pedagógico (atuando em equipe multiprofissional) e a do professor no ensino presencial em sala de aula tradicional(GARCIA, RABELO, AMARAL e SILVA, 2011, pg. 11).
Sintetizando os autores Garcia, Rabelo, Amaral e Silva (2011), Valente (1998a) , Behar (2009) e Soares-Leite, W. S. & Nascimento-Ribeiro, C. A. do (2012) o papel do educador frente as TICs torna-se flexível, buscando o ensino aprendizagem em consonância com os objetivos educacionais, da metodologia, das estratégias pedagógicas e dos conteúdos abordados.
As praticas tradicionais pedagógicas utilizadas no passado, estão obsoletas, e não basta apenas introduzir aparatos tecnológicos para dinamizar as aulas, e, sim buscar a construção de competências tecnológica, pedagógica, de sujeito e exploratória, de acordo com os autores Garcia, Rabelo, Amaral e Silva (2011), que aliam a tecnologia no processo de aprendizagem dos educandos, basicamente o objetivo no qual o educador elabora conteúdos e incorpora recursos digitais em sua prática pedagógica, possibilitando a melhoria na construção do desenvolvimento educacional dos alunos. 
Autores utilizados neste capitulo.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação à distância In: BEHAR, P. A. (Org). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 15-32. 
Garcia, Marta Fernandes Garcia, Dóris Firmino Rabelo, Dirceu da Silva, Sérgio Ferreira do Amaral. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79 – 87, jan./abr. 2011
Soares-Leite, W. S. & Nascimento-Ribeiro, C. A. do (2012). A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 5 (10), 173-187.
Valente, J. A. (1998a) Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. Em José A. Valente (org.). O computador na sociedade do conhecimento, 1-28. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/o-computador-na-sociedade-do-conhecimento

Outros materiais