Buscar

AD1 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – EAD
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ALUNO: JOSÉ PEREIRA MAIA
AD 1
Páginas 50-51
O que você, a partir do nosso estudo, entende por Tecnologia e por Ciência?
Tendo a tecnologia com conhecimento sistemático transformado ou manipulado, entendo que a tecnologia está presente na história desde os primórdios desde os primeiros aprimoramentos até as modernidades atuais. E Ciência, aliado às tecnologias ao longo dos anos, conduz o ser humano ao conhecimento acrescentado.
Toda inovação é tecnológica?
Não. Inovar traz o mesmo sentido de mudar, buscar algo novo. E esse algo novo pode vir acompanhado de alguma tecnologia ou de algum novo pensamento ou modo de agir.
Dê exemplos de inovações de produtos e de processos. Discuta a relevância dessa classificação.
Um exemplo de inovação tecnológica está nos meios de comunicação com o surgimento do telefone até os smartphones de hoje. Ainda no âmbito da comunicação, um processo que se inovou, ou se reinventou foi as formas das pessoas falarem entre si e atingirem lugares onde ainda não haveriam chegado, mesmo sem sair do lugar.
As inovações provêm da busca de soluções para problemas existentes ou as pessoas inventam e desenvolvem coisas para as quais há necessidade de buscar utilidade?
Existem descobertas até hoje sem nenhuma utilidade. Mas, em geral, as descobertas, ou invenções, ou inovações, foram aparecendo para suprir alguma necessidade e enquadrar-se dentro de cada novo contexto histórico.
A necessidade percebida ou criada é suficiente para termos uma inovação?
Sim. Pois, é a partir dessas necessidades que somos provocados a achar novas soluções para cada novo problema.
Como a utilização de cada um dos modelos explicativos para o fenômeno da inovação tecnológica (linear, linear reverso, chaid linked e sistêmico) pode influenciar políticas públicas voltadas para o incentivo à inovação?
Em se pensando em competitividade e qualidade na indústria e nos serviços, a aplicação de cada modelo propõe o aprimoramento das políticas publicas. O modelo linear sugere que a transferência de conhecimentos da esfera cientifica para o âmbito empresarial seja feito naturalmente. O modelo reverso considera que as inovações surgem a partir de necessidades. O modelo de ligações em cadeia incentiva a existência de múltiplas sequências enfatizando a permanente retroalimentação entre diversas etapas do processo.
Você poderia citar alguns fatores que podem fazer com que uma nova tecnologia não substitua, necessariamente, a tecnologia anterior, que ela veio substituir? Como a curva S, apresentada na figura 5, seria modificada nesse caso?
Em alguns casos, as novas tecnologias ficam apenas na primeira fase de seu ciclo de vida devido a não se encaixarem nos fatores a que são propostos como sociais e culturais.
Considerando o ciclo de vida de uma tecnologia, indique quais são os tipos de inovação (radical/incremental, produto/processo/organizacional) que devem predominar em cada uma das fases. Justifique.
O radical e incremental podem aparecer nas fases de introdução e de maturação, respectivamente. As inovações de produto, de processo e organizacionais, encaixam-se nas três primeiras fases do ciclo.
Recentemente, vivenciamos a polêmica questão da introdução de alimentos transgênicos em nossa dieta. Como o quadro político, social e regulatório tem influenciado na difusão dessa nova tecnologia?
No contexto desta questão, o ambiente político, impulsionando principalmente pelos políticos ligados ao agronegócio, mostrou-se favorável a questão, mesmo que olhando apenas o lado financeiro. A sociedade, dividida como sempre, não conseguiu se impor, mas, para organizar a questão, os órgãos regulatórios procuraram trabalhar para resolver e normatizar buscando bases cientificas e financeiras.
Páginas 87
O que você entende por indicadores de inovação tecnológica? Enumere pelo menos três indicadores e indique o tipo de informação que cada um deles contém.
Os indicadores servem instrumentos que medem os resultados que podem ser alcançados por alguma coisa, no caso pela inovação tecnológica. Dentre eles podemos citas os indicadores de Patentes, que são títulos de propriedade sobre uma invenção ou modelo de utilidade; os Gastos Realizados em Pesquisa e Desenvolvimento que Indicam o esforço feito pelos setores privado e governamental em ciência e tecnologia e os investimentos em conhecimento, fator esse que indica a soma dos gastos em pesquisa e desenvolvimento, educação superior pública e privada, investimento em software.
Quais foram os condicionantes do processo de inovação tecnológica que estudamos no texto?
	O ambiente interno e externo, a oferta, a infra-estrutura, a demanda, os recursos e a implementação de projeto.
Explique como a intensidade tecnológica condiciona o processo de inovação tecnológica?
	Ela está condicionada a quatro setores: alta-intensidade, média alta-intensidade, média baixa-intensidade, baixa intensidade.  Não existe uma relação direta entre intensidade  tecnológica e processo de inovação, as empresas dos mais altos estratos de intensidade tecnológica não necessariamente terão mais capacidade de inovação do mesmo, da mesma forma as empresas de baixa intensidade tecnológica.
Explique como os padrões setoriais de inovação tecnológica condicional o processo de inovação tecnológica?
	Eles contribuem para o entendimento das diferenças intersetoriais de ritmo e direção da mudança tecnológica, ou seja, as padronizações podem captar informações no âmbito das empresas, estudando características como a dedicação de recursos a inovação, os tipos de recursos alcançados e o impacto das inovações no mercado. Os padrões setoriais de inovação é fortemente influenciada   pelas oportunidades tecnológicas, estando os setores de maior dinamismo inovativo discriminado nas categorias como indicadores tecnológicos.
A localização geográfica é fator condicionante da inovação tecnológica? Explique.
	Sim, porque proporciona uma maior competitividade na região em existem uma aglomeração de empresas.
Compare os conceitos de Sistemas de Inovação e Arranjos Produtivos Locais quanto às suas semelhanças e diferenças.
O Sistema de Inovação é uma rede instituições públicas e privadas que interagem para promover o desenvolvimento científico e tecnológico de um país, já Arranjo Produtivo é a aglomeração de um número significativo de empresas que atuam em torno de uma atividade produtiva principal, reunidos em um mesmo espaço geográfico.

Outros materiais