Buscar

Inovação e Consultoria Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 Suponha que, a partir de uma pesquisa interna, a empresa XYZ identificou que seus colaboradores reclamavam da falta de canais de acesso e comunicação com os superiores imediatos. A pesquisa sinalizou também que este procedimento dificultava o processo de inovação na empresa. Como os empreendedores podem favorecer um clima adequado à inovação em suas empresas?
Em resposta: 
 O primordial é verificar os critérios utilizados na pesquisa, de moda a constatar a veracidade das informações recebidas, a partir dessa constatação o empreendedor deverá analisar se possui capital intelectual suficiente para desenvolver a solução do problema internamente, caso ele conclua que sim, deverá formar um grupo qualificado para levantar as possíveis soluções e implementá-las.
 
 Por outro lado se o empreendedor conclua que não conseguirá criar esse grupo, Por falta de colaboradores, ou por falta de capacidade intelectual por parte dos mesmos, dentro da viabilidade financeira avaliará a contratação de uma consultoria especial ou a busca por empresas do terceiro setor, como ONGS ou consultorias JR em universidades. 
2- Quais os principais mecanismos de coleta de informações que poderão ser utilizados pelos consultores para a realização de seu trabalho?
Em resposta: 
 A fase de levantamento de dados é essencial ao início do trabalho de consultoria, uma vez que o consultor deve conhecer especificamente a situação problema apresentada pelo cliente. É primordial que o consultor possa saber ouvir o seu cliente e direcionar as questões mais especificamente para facilitar o trabalho posterior.
 O cliente pode oferecer barreiras para responder às questões e em contrapartida o consultor deve tentar quebrá-las. 
 O passo seguinte é realizar uma verificação das práticas organizacionais utilizadas na empresa, quando falo das práticas refiro-me ao conjunto de hábitos, costumes e políticas praticadas internamente na empresa e, portanto, avaliação do clima organizacional se faz necessária, até porque o consultor deve observar se não existem problemas de relacionamento entre os colaboradores. 
 São vários os métodos de coleta de dados que podem ser utilizados pelo consultor, dentre eles, destaca -se os seguintes: entrevistas, questionários, reuniões, relatórios, bem como fontes externas (notícias da imprensa e de outras instituições: IBGE, IPEA, associações comerciais etc) que também podem ser importantes no processo. 
Aluna: Ricarda Mendonça cosmo
Matrícula: 20141107721
Educação física.

Outros materiais