Buscar

BDQ PROCESSO PENAL II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408656451)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador) Sobre a citação no Processo Penal, assinale a afirmativa incorreta. 
		
	
	É admissível, no Processo Penal, a citação com hora certa. 
	
	Se o acusado citado por edital não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, devendo o juiz por tal motivo decretar sua prisão preventiva. 
	
	A citação inicial far-se-á por mandado quando o réu estiver no território sujeito à jurisdição do juiz que a houver ordenado. 
	
	Se o réu não for encontrado, será citado por edital com o prazo de 15 dias. 
	
	O processo terá completada a sua formação quando realizada a citação do acusado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409016659)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	João Paulo, primário e de bons antecedentes, foi denunciado pela prática de homicídio qualificado por motivo fútil (Art. 121, § 2º, II, do Código Penal). Logo após o recebimento da denúncia, o magistrado, acatando o pedido realizado pelo Ministério Público, decretou a prisão preventiva do acusado, já que havia documentação comprobatória de que o réu estava fugindo do país, a fim de se furtar de uma possível sentença condenatória ao final do processo. O processo transcorreu normalmente, tendo ao réu sido assegurados todos os seus direitos legais. Após cinco anos de prisão provisória, foi marcada a audiência no Plenário do Júri. Os jurados, por unanimidade, consideraram o réu culpado pela prática do homicídio supramencionado. O Juiz Presidente então passou à aplicação da pena e, ao término do cálculo no rito tri-fásico, obteve a pena de 12 anos de prisão em regime inicialmente fechado. Sobre a hipótese narrada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O condenado deverá iniciar seu cumprimento de pena no regime inicial fechado e, passado o prazo de 1/6, poderá requerer ao juízo de execução a progressão para o regime mais benéfico, desde que preencha os demais requisitos legais.
	
	a pena deverá ser cumprida em regime integralmente fechado por se tratar de crime hediondo
	
	O magistrado sentenciante deverá computar o tempo de prisão provisória para fins de determinação do regime inicial de pena privativa de liberdade.
	
	Somente o juiz da Vara de Execuções Penais poderá realizar o cômputo do tempo de prisão provisória para fins de determinação do regime inicial de cumprimento depena.
	
	O condenado deverá iniciar seu cumprimento de pena no regime inicial fechado e, passado o prazo de 1/6, poderá requerer ao juízo sentenciante a progressão para o regime mais benéfico, desde que preencha os demais requisitos legais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408845108)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	(FGV/2013 ¿ TJ/AM ¿ Juiz) O Código de Processo Penal prevê nos Arts. 513 a 518 um procedimento especial para os crimes de responsabilidade praticados por funcionários públicos. Com relação a esse procedimento é correto afirmar que 
		
	
	o procedimento especial será aplicável aos crimes praticados por funcionário público contra a Administração, desde que estes sejam inafiançáveis. 
	
	a primeira manifestação do acusado no processo é feita após o recebimento da denúncia ou queixa. 
	
	se o crime praticado por funcionário público for de peculato doloso, o procedimento especial não será aplicável. 
	
	se não for conhecida a residência do acusado, ou este se achar fora da jurisdição do Juiz, ser-lhe-á nomeado defensor, a quem caberá acompanhar o processo, mas não terá atribuição para apresentar resposta preliminar. 
	
	de acordo com entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça, é desnecessária a resposta preliminar quando a ação penal for instruída por inquérito policial. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408883061)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FCC 2012 - TJ-RJ) Em relação ao desaforamento, é correto afirmar que
		
	
	não poderá ser determinado em razão do excesso de serviço.
	
	não poderá ser determinado em razão da existência de interesse de ordem pública.
	
	poderá ser determinado quando houver dúvida sobre a segurança pessoal do acusado. 
	
	não poderá ser determinado por representação do próprio juiz competente
	
	poderá ser requerido pelo assistente de acusação, mas não pelo querelante.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408883045)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	UEG - 2013 - PC-GO - Segundo o Código de Processo Penal, a denúncia será rejeitada se
		
	
	faltar justa causa para o exercício da ação penal
	
	não houver rol de testemunhas
	
	houver classificação jurídica incorreta quanto ao crime descrito na peça acusatória
	
	o promotor de justiça arrolar testemunhas em número superior ao previsto em lei
	
	o promotor de justiça deixar de pedir a citação do acusado
		
	a Questão (Ref.: 201408659879)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FCC/2014 ¿ DPE/PB ¿ Defensor Público) Em relação à sentença no processo penal, 
		
	
	a sentença conterá a exposição sucinta da acusação, mas detalhada da defesa. 
	
	o assistente será intimado na pessoa de seu advogado, mas o querelante necessariamente será intimado pessoalmente da sentença condenatória. 
	
	apenas no caso de sentença condenatória, a intimação da sentença será feita ao réu, pessoalmente, se estiver preso. 
	
	apenas a defesa pode, no prazo de 2 (dois) dias, opor embargos de declaração, em razão de obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão da sentença. 
	
	o tempo de prisão provisória, de prisão administrativa ou de internação, no Brasil e no estrangeiro, será computado para fins de determinação do regime inicial de pena privativa de liberdade. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408183958)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com a Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei no 9.099/95), tratando-se de ação penal pública condicionada à representação, se, na audiência preliminar, não for obtida a composição dos danos, mas o ofendido optar por não exercer o direito de representação,
		
	
	o prazo decadencial ficará suspenso, até o ofendido juntar procuração comprovando estar assistido por advogado. 
	
	o não oferecimento da representação implica em renúncia desse direito. 
	
	a ação será, desde logo, julgada extinta pela ocorrência da decadência do direito. 
	
	o prazo decadencial se interromperá e voltará a correr a partir da data da audiência. 
	
	o não oferecimento da representação não implica em decadência do direito, que poderá ser exercido no prazo de seis meses. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408183996)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Nos Juizados Especiais Criminais,
		
	
	se houver representação ou tratando-se de ação penal pública incondicionada, não pedido o arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou de multa, a ser especificada na proposta. 
	
	uma vez homologada, a transação não acarretará reincidência, mas formará título passível de execução no juízo cível. 
	
	a composição dos danos civis, uma vez homologada judicialmente, formará título a ser executado no próprio juízo criminal. 
	
	a condução da conciliação é privativa do Juiz de Direito. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408716002)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quanto a classificação da prova, marque a alternativa incorreta:
		
	
	c) Prova real é aquela que pouco se relaciona com o fato. 
	
	a) Prova direta é aquela que refere-se diretamente ao fato probando. 
	
	d) Prova pessoal é a que decorre do conhecimento de alguém sobre o fato. 
	
	b) Prova indireta é aquela que refere-se a um outro acontecimento que, por ilação, nos leva ao fato principal. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.:201408792766)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Ministério Público denuncia Ticio pala prática de delito de estelionato. O juiz, ao receber a peça vestibular, determina a citação e consigna que está dispensando o interrogatório do denunciado, afirmando que o referido ato procedimental não teria relevância alguma para a decisão da causa, isto porque, à toda evidência, o estelionatário inventaria uma desculpa qualquer, a pretexto de enganar o julgador. A defesa técnica protestou, mas o juiz não reconsiderou. Nesta hipótese,
		
	
	o juiz decidiu legalmente, por não ser hipótese de cerceamento de defesa, tanto que o interrogatório é ato facultativo;
	
	o interrogatório, no procedimento por crime de estelionato, só é realizado a pedido do próprio réu;
	
	o juiz decidiu ilegalmente, tendo havido ofensa ao direito de defesa técnica;
	
	todas as alternativas são incorretas.
	
	o juiz decidiu ilegalmente, tanto que ofendeu o direito de autodefesa;
		
	
	1a Questão (Ref.: 201409012659)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	CESPE - 2012 - DPE-SE - Defensor Público Paulo foi denunciado pela prática do crime de roubo por ter, em 20/8/2012, mediante grave ameaça, subtraído um colar de pérolas pertencente a Clara. Oferecida e recebida a denúncia e, estando o réu preso, foi determinada a sua citação na pessoa de seu advogado, e foi designada audiência de instrução e julgamento. O representante legal do acusado não apresentou resposta à acusação, tendo a DP sido nomeada para defender os interesses do réu, apresentado defesa preliminar escrita e arrolado dez testemunhas de defesa, entre elas, a mãe e a irmã do acusado. O juiz rejeitou a defesa preliminar apresentada pelo acusado e determinou a intimação das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa. Na data agendada para a audiência, compareceram o acusado e as testemunhas, tendo a vítima e as testemunhas arroladas pelo MP manifestado receio de depor na presença do réu, que foi retirado da sala de audiências. Após a oitiva de todas as testemunhas, determinou o juiz a oitiva de outras testemunhas mencionadas, residentes em outro estado da Federação. Encerrada a audiência, foi expedida carta precatória para a oitiva das testemunhas faltantes, não tendo o réu sido requisitado para comparecer ao ato, a despeito do protesto da defesa para tanto. Com base na situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta a respeito do procedimento adequado no processo penal.
		
	
	Na fase de instrução, poderão ser inquiridas até oito testemunhas arroladas pela acusação e oito pela defesa, não estando compreendidas nesse número as que não prestem compromisso e as demais mencionadas.
	
	O momento adequado ao recebimento da denúncia se dá após o oferecimento da acusação e da apresentação de defesa preliminar. Logo, em razão de ter recebido a denúncia antes mesmo de possibilitar a Paulo a apresentação de resposta à acusação, a decisão que recebeu a exordial acusatória é eivada de nulidade.
	
	Conforme a jurisprudência do STJ, a designação de audiência de instrução e julgamento somente pode ocorrer após o exame da defesa apresentada pelo acusado, sob pena de nulidade absoluta.
	
	A ausência de requisição de Paulo, réu preso, para a oitiva de testemunhas em comarca diversa constitui nulidade absoluta; por isso, são nulos os depoimentos das referidas testemunhas, devendo ser renovado o ato processual deprecado.
	
	De acordo com o CPP, a citação do réu preso pode ocorrer na pessoa de seu advogado, quando regularmente constituído nos autos, não havendo, portanto, qualquer vício no ato citatório de Paulo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408659865)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com base no CPP, assinale a opção correta acerca da sentença penal. 
		
	
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, pode atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave. 
	
	Caso o MP promova o aditamento da denúncia ou queixa, por força de mutatio libelli, o juiz é obrigado a receber o aditamento, pois o MP é o titular da ação penal pública. 
	
	Nos crimes de ação pública, o juiz pode proferir sentença condenatória, ainda que o MP tenha pedido a absolvição, mas não pode reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas na denúncia, em face do princípio da congruência. 
	
	Encerrada a instrução probatória, se entender cabível nova definição jurídica do fato, em consequência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o juiz deve baixar os autos, para que o MP a adite no prazo de três dias. 
	
	Da sentença obscura, ambígua, contraditória ou omissa caberão embargos de declaração, no prazo de cinco dias, a serem interpostos perante o tribunal competente. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408688836)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em relação ao interrogatório no processo penal, é INCORRETO afirmar que, de acordo com o Código de Processo Penal:
		
	
	o interrogatório do réu preso será realizado, em sala própria, no estabelecimento em que estiver recolhido, desde que esteja garantida a segurança do juiz, do membro do Ministério Público e dos auxiliares, dispensada a presença do defensor nomeado.
	
	o juiz, em qualquer modalidade de interrogatório, garantirá ao réu o direito de entrevista prévia e reservada com o seu defensor.
	
	excepcionalmente, o juiz, por decisão fundamentada, poderá realizar o interrogatório do réu preso por sistema de videoconferência, se a medida for necessária para responder à gravíssima questão de ordem pública.
	
	a todo tempo, o juiz poderá proceder a novo interrogatório de ofício ou a pedido fundamentado de qualquer das partes.
	
	após proceder ao interrogatório, o juiz indagará das partes se restou algum fato para ser esclarecido, formulando as perguntas correspondentes se o entender pertinente e relevante.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408936042)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(2015 - VUNESP - TJ-SP - Juiz Substituto - com alterações) Um réu foi condenado à pena de dois anos e quatro meses de reclusão pelo crime de furto mediante fraude, embora ainda no curso da instrução já existissem elementos indicativos de que outra seria a conduta e a definição jurídica do fato delituoso. Em sede de apelação, o Tribunal de Justiça deverá
		
	
	anular o processo para que haja a modificação da descrição do fato em primeira instância.
	
	determinar vista para que o Ministério Público adite a denúncia, no prazo de 05 dias.
	
	absolver o acusado em face do descompasso entre a imputação e a condenação.
	
	determinar a remessa dos autos para o juízo competente.
	
	atribuir definição jurídica diversa daquela realizada anteriormente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408839521)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	(CESPE/Exame de Ordem Unificado 2010.1 - adaptada) marque a correta: 
		
	
	Em regra, a testemunha não pode eximir-se da obrigação de depor. No entanto, o cônjuge do acusado à época do fato criminoso, ainda que dele se encontre separado judicialmente, pode recusar-se a testemunhar. 
	
	Se o juiz tiver notícia da existência de documento relativo a ponto relevante da acusação ou da defesa, não poderá providenciar, independentemente de requerimento das partes, a juntada aos autos, uma vez que é mero espectador do processo, sem atuação de ofício na gestão da prova. 
	
	Em regra, as partes deverão apresentar os documentos necessários à comprovação de suas alegações na primeira oportunidade que falarem nos autos, sob pena de preclusão. 
	
	O procedimento de acareação só será admitido entre acusados, sendo vedada a acareação entre acusado e testemunha.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes