Buscar

Direito ambiental

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
	
	Avaiação Parcial: CCJ0012_SM_201201181951 V.1 
	 
	Aluno(a): DEISE SALETE BARONIO
	Matrícula: 201201181951
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 14/09/2017 16:19:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201906535)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1972 a ONU realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo - em que pela primeira vez, o meio ambiente se constitui em tema principal de governos de 113 países. Sendo Assim, assinale abaixo o país que sediou tal Conferência:
		
	
	Argentina
	
	Brasil
	
	França
	 
	Suécia
	
	Itália
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201910965)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete a frase escolhendo a alternativa Correta: O Direito Ambiental é considerado Autônomo como um novo ramo do direito na Ciência Jurídica: I- com um regime jurídico específico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprio e dotado de características e peculiaridades novas e incomuns; II- em relação a outras áreas de conhecimento, como a Engenharia, a Biologia, a Ecologia, a Química, a Física em suas especificidades. III- em relação aos outros ramos do Direito, com os quais atua de forma integrada, em simbiose, como o direito penal ambiental, o direito econômico ambiental, o direito constitucional ambiental IV- pois seus princípios orientadores advêm dos princípios gerais contidos no artigo 225 da Constituição Federal, sendo seu objetivo, portanto, a tutela de interesses difusos. Marque a alternativa Correta:
		
	
	I, II e III completam a frase
	
	II, III e IV completam a frase
	
	II e IV completam a frase
	 
	I, II e IV completam corretamente a frase
	
	Todas as alternativas completam a frase
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201823008)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Constituição Federal de 1988 eleva o direito ao meio ambiente a categoria de:
		
	
	Direito político essencial à vida.
	 
	Direito humano fundamental.
	
	Direito individual fundamental.
	
	Direito internacional mundial.
	
	Direito socioeconômico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202237357)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No seu processo produtivo, determinada indústria pretende despejar em um rio próximo dejetos que são poluentes ao meio ambiente. Nesse sentido, assinale a opção que indica o princípio que pode fundamentar diretamente a vedação ao início da produção dessa indústria:
		
	
	Princípio do usuário-pagador.
	 
	Princípio do poluidor-pagador.
	
	Princípio da precaução.
	 
	Princípio da prevenção.
	
	Princípio da comutatividade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201846738)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FGV - Exame de Ordem - 2012.4) A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécies exóticas da fauna e da flora em ecossistemas naturais frágeis ou protegidos.
	
	Compete à União aprovar o manejo e a supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras em Áreas de Preservação Ambientais - APAs.
	
	Compete ao Distrito Federal gerir o patrimônio genético, respeitando as atribuições setoriais.
	
	Compete aos Estados e ao Distrito Federal controlar a introdução no País de espécies exóticas potencialmente invasoras que possam ameaçar os ecossistemas, habitats e espécies nativas.
	
	Compete aos Municípios gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202237354)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Considerando a repartição de competências ambientais estabelecida na Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
		
	
	Deverá ser editada lei ordinária com as normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para o exercício da competência comum de defesa do meio ambiente.
	 
	A exigência de apresentação, no processo de licenciamento ambiental, de certidão da Prefeitura Municipal sobre a conformidade do empreendimento com a legislação de uso e ocupação do solo decorre da competência do município para o planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	A competência executiva em matéria ambiental não alcança a aplicação de sanções administrativas por infração à legislação de meio ambiente.
	 
	Legislar sobre proteção do meio ambiente e controle da poluição é de competência concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com fundamento no artigo 24 da Constituição Federal.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201813509)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2012 - MPE-TO - Promotor de Justiça) Os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente incluem o:
		
	
	Zoneamento ambiental e o projeto de desenvolvimento de pesquisa biomarinha.
	
	Estudo de impacto ambiental e o manejo seletivo das espécies endêmicas.
	
	Licenciamento ambiental, o zoneamento ecológico e o plano de manejo econômico das florestas.
	 
	Licenciamento ambiental e o zoneamento ambiental.
	
	Relatório de impacto ambiental e o desenvolvimento de pesquisas biotecnológicas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201911969)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque o conceito legal de meio ambiente, conforme o previsto na Política Nacional de Meio Ambiente (Lei n. 6.938/81).
		
	
	Meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
	
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
	 
	Meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	Meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas.
	
	Meio Ambiente consiste no conjunto de princípios e normas jurídicas que buscam regular os efeitos diretos e indiretos da ação humana no meio, no intuito de garantir à humanidade, presente e futura, o direito fundamental a um ambiente sadio
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201970758)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Luz da Resolução Conama n° 237/97, marque a alternativa correta a respeito das etapas do Licenciamento Ambiental:
		
	
	Licença de operação (LO) autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados.
	 
	Para que haja a concessão das licenças é necessário o efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, ou seja, para se conceder a licença de instalação (LI) é necessário que se tenha cumprido tudo o que determina a licença prévia (LP) e assim sucessivamente.
	
	Licença prévia (LP) é concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental, com prazo de validade não superior a 10 anos.
	 
	A licença prévia (LP) e a licença instalação (LI)podem ser suprimidas, se o interessado em explorar os recursos ambientais, tiver aprovada desde logo a licença de operação (LO).
	
	Licença de instalação (LI) Autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com prazo de validade será de no mínimo 4 anos e no máximo 10 anos.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201376712)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
		
	
	A Licença de Instalação deverá ser concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação
	
	A Licença Prévia autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos e programas, a serem aprovados, não incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
	
	A Licença de Operação deverá ser concedida na fase operacional do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos, caso haja necessidade.
	
	Uma das modalidades de licença ambiental é a Licença de Operação, que é concedida após a apresentação dos documentos referentes a determinado empreendimento e de seu projeto de implementação e antes da licença de instalação.
	 
	Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes