Buscar

Resumo 3 aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3- AULA DE ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Nas aulas anteriores, conhecemos os recursos dos sistemas de informação.
Conheceremos nesta aula as atividades básicas do processamento da informação.
ENTRADA (INPUT): Envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Ação de capturar/coletar dados dentro da organização ou de seu ambiente externo. Por exemplo: matérias-primas, energia, dados e esforço humano devem ser organizados para processamento; os usuários finais registram os dados sobre transações em formulários de papel ou inserem diretamente em sistemas de computador. Outro exemplo é o escaneamento ótico de etiquetas com código de barras em mercadorias. Portanto, a entrada de dados apresenta-se na forma de atividades de registro de dados como gravação e edição.
PROCESSAMENTO: Envolve processo de transformação que convertem insumo (entrada) em produto. Ação de converter dados de forma significativa, mais útil e apropriada (informação). Os dados são submetidos às atividades de processamento, como cálculo, separação, comparação, classificação e resumo. Estes organizam, analisam e manipulam os dados, convertendo-os em informação para o usuário final. Esses dados precisam ser corrigidos e atualizados sistematicamente.
Ex: Processo Industrial, Respiração Humana.
SAÍDA (OUTPUT): Envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final. A transferência da informação processada para pessoas ou atividades onde será usada. 
Ex: Produtos acabados, serviços humanos e informações gerenciais devem ser transmitidos a seus usuários, como relatórios e demonstrativos do desempenho de vendas, gráficos.
ARMAZENAMENTO: É a atividade na qual os dados e informações são guardados de forma organizada para uso posterior. Os dados armazenados são organizados em campos, registros, arquivos e banco de dados. Facilita seu uso posterior no processamento ou na recuperação como saída, quando requisitado pelo usuário do sistema. 
Ex: registros sobre produtos, clientes e empregados.
Os Elementos Lógicos de Dados são os  métodos de organizar os dados armazenados em sistemas de informação. Vamos conhecê-los?
Campos – é um grupamento de caracteres que representa uma característica.
Ex: o campo do endereço de um funcionário.
Registros – é uma coleção de campos inter-relacionados.
Ex: o registro da folha de pagamento de um funcionário contém vários campos.
Arquivo – é uma coleção de registros inter-relacionados.
Ex: um arquivo de folha de pagamento contém os registros de todos os funcionários.
Banco de dados – é uma coleção integrada de registros ou arquivos inter-relacionados.
Ex: o banco de dados de pessoal de uma empresa pode conter arquivos da folha de pagamento, dados cadastrais, habilidades dos funcionários.
Controle – um sistema de informação deve produzir feedback, ser monitorado e avaliado, para determinar se o sistema está atendendo aos padrões de desempenho estabelecidos, ou seja, se ele está se dirigindo à realização de sua meta. A função de controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada.
Feedback (realimentação) - origem: Wikipédia, a enciclopédia livre - é o retorno de informação ou, simplesmente, retorno. São dados sobre o desempenho de um sistema, objetivando orientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.  É a saída que retorna aos membros apropriados da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada.
 Ex.: um gerente de vendas exerce controle quando realoca vendedores para novos territórios de vendas, depois de avaliar o feedback sobre os seus desempenhos de venda.
Uma empresa é um exemplo de sistema organizacional no qual os recursos econômicos – entrada - são transformados por vários processos organizacionais – processamento - em bens e serviços – saída. Os sistemas de informação fornecem à administração informações – feedback - sobre as operações do sistema para sua direção e manutenção - controle.
ORGANIZAÇÕES: As empresas são organizações formais compostas por vários níveis de especialidades e mão de obra. Dentro da firma, os funcionários ocupam posições diferentes com relação à responsabilidade e autoridade, e as pessoas sempre respondem a funcionários com cargos superiores. Dessa forma, as organizações precisam construir sistemas de informação para atender às necessidades dos vários níveis de comando e para resolver problemas internos e externos, tais como mudanças em regulamentações governamentais ou condições de mercado.
PSSOAS: As pessoas usam as informações vindas de sistemas baseados em computadores, integrando-as ao ambiente de trabalho. Elas também introduzem dados nesses sistemas, colocando-os diretamente no computador ou em um meio que o computador possa ler. Os empregados da empresa, muitas vezes, necessitam de treinamento especial para entender esses sistemas e desenvolver suas tarefas com habilidade e eficiência.
TECNOLOGIA: É o meio pelo qual os dados são transformados e organizados para uso das pessoas. Um sistema de informação pode ser um sistema manual, usando somente a tecnologia do lápis e papel (um exemplo seria a pasta de um professor que contém os registros e as notas de seu curso). Todavia, os computadores substituíram a tecnologia manual de processamento de grande volume de dados e de trabalhos complexos de processamento. Os sistemas de informação que são baseados em computadores usam alguma forma de tecnologia montada para entrada, processamento, saída e armazenamento de dados.
Os computadores e outras tecnologias da informação (TI) são as bases técnicas ou as ferramentas dos sistemas de informação. Os computadores e os equipamentos de comunicação armazenam, processam, distribuem e comunicam a informação. Os programas de computadores, ou softwares, são os conjuntos de instruções que dirigem o processamento do computador.
 Sistemas de informação são muito mais amplos em seu escopo. Eles abrangem as tecnologias, os procedimentos organizacionais, as práticas e as políticas que geram informações, assim como as pessoas que trabalham com essa informação.
O conhecimento de sistema de informação consiste em três elementos:
Um conhecimento e uma habilidade prática com tecnologia.
Uma compreensão ampla de organização e indivíduo, com perspectiva comportamental.
Uma Compreensão ampla de como analisar e resolver problemas.

Outros materiais