Buscar

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos
Profª Paula Roberta
Equipe 1
Andreza Lacerda
Fabiola Campos
Camilla Rosa
Hilana Larissa
Janaiane Galvão
Sharlene Silva
Motivação
Postura Típicas em Relação ao Planejamento
Como você percebe a visão do futuro de sua organização?
Qual deles tem uma atitude positiva, correta e construtiva em relação ao futuro?
Por que isso acontece? Porque as pessoas, de modo geral , encontram motivos ate convincentes para não encarar a questão fundamental, que é a de procurar fazer um planejamento para a sua organização?
Atitudes Típicas em Relação ao Futuro
As atitudes em relação ao presente e ao futuro variam muito de pessoa para pessoa.
Algumas dessas atitudes típica serão abordadas a seguir:
Atitude Tradicionalista;
Atitude Pragmática; e 
Atitude Estratégica.
Atitude Tradicionalista
Muitos profissionais, até mesmo os dirigentes de alto prestígio, vivem o cotidiano baseados em fatos e eventos ocorridos no passado, às vezes remoto. 
Atitudes Pragmáticas
São pessoas que tem seu cotidiano baseado em eventos, fatos, noticias, boatos ou palpites que acabaram de tomar conhecimento sobre o seu ambiente interno ou externo.
Atitude Estratégica
As formas de encarar o futuro, nas organizações, assumem aspectos diferenciados, dependendo muito mais dos dirigentes e da sua visão de mundo do que da situação real pela qual a empresa esta passando ou poderá passar.
Atitudes otimistas ou pessimistas: são pessoas que tem opiniões definitivas sobre o futuro, independentemente das circunstâncias.
Futuro com extrapolação do presente: para essas pessoas a reflexão sobre o futuro é como um acontecimento que se repete.
Atitudes Estratégicas: olhar o presente a partir do futuro.
A Mentalidade Estratégica
Mentalidade Imediata
Visão do que acontecerá em curto prazo
Mentalidade Operacional
Baseado em fatos do cotidiano 
Mentalidade Estratégica
Visão do futuro
Dificuldades de Percepção
	O maior obstáculo para implementar um processo de pensamento estratégico nas organizações é a “ Dificuldade de Percepção”.
	Os bloqueios de percepção é o que nos impedem de ver o novo, pois olhamos, mas não vemos. Porém vai muito além do “olhar e não ver”, as dificuldades em visualizar o que nunca imaginamos antes.
	Os modelos mentais são muito úteis para o aprendizado, a consolidação, a estruturação e a exposição de conceitos sobre determinado assunto, sistema ou fenômeno. Eles acabam transformando-se em barreiras mentais para a percepção de indícios, sinais ou informações que não se enquadrem nos modelos mentais preexistente.
	Senge apresenta a falta de visão sistêmica: não percebemos muita coisa por falta de conhecimento de suas inter-relações, vemos e não notamos as causas ou efeitos.
Dificuldades de Percepção de Oportunidades
	Muitas vezes as oportunidades passam na nossa frente e não vemos, porque não se vê aquilo que não se espera ver. As oportunidades não esperam nossa percepção.
 
 
 
Dificuldades de Percepção de Riscos e Ameaças
 
	A sensação de que existe segurança. Nunca vai acontecer comigo, nunca aconteceu com ninguém, então não vai acontecer. Complexo da avestruz -enfia a cabeça na areia para não ver o perigo a sua volta.
As mudanças Estratégicas
	Hamel e Prahalad segundo eles, estamos sujeitos a pelo menos cinco grandes tipos de transformação.
Existem outros tipos de mudanças mais sutis , mas não menos importantes:
Pirâmide etária
Opinião pública
Papel da mulher e de minorias
Atitudes e pressões em relação ao meio ambiente
Mudanças climáticas e suas consequências
 
 
Obstáculos Culturais
O que chamamos de cultura, em uma organização, pode ser representado por um conjunto de verdades perenes consagradas, que ninguém lembra de questionar. Que pode ser:
 Má liderança
Expectativas inalcançáveis
Cultura Centenária
As organizações antigas, de duas a três gerações familiares ou de tradições e cultura muito fortes, tendem a estabelecer políticas, práticas, crenças, estratégias e estrutura rígidas que dificultam uma visão crítica e objetiva com relação ao futuro.
Medo de errar
Não permitir que as pessoas inovem
Obstáculos Organizacionais 
Obstáculos organizacionais é a estratégia que decorre da maneira pela qual a empresa ou entidade se organiza ao longo do tempo. As organizações quando foram fundadas e estruturadas tinham um proposito básico. Com o passar do tempo e com as mudanças continuas no ambiente externo ou mesmo interno, as antigas estruturas organizacionais podem ter se tornado inadequadas ao negócio e no seu desenvolvimento.
Organizações Burocráticas 
 A burocracia não é, fundamentalmente, um mal em si. A burocracia organizacional transformou organizações caóticas em estruturas estabilizadas, com politicas, processos e politicas bem definidas e estabelecidas.
Na organizações burocráticas o como fazer as coisas é mais importante do que o proposito da atividade, burocracias tende a colocar a forma acima do conteúdo.
As organizações excessivamente burocratizadas tem grandes dificuldades de visualizar o futuro, pois isso não consta em seus manuais ou procedimentos.
Organizações em Feudos (Feudalismo)
Esse modelo pode ser usado como metáfora para representas certas empresas ou entidades familiares, nas quais, os fundadores, foram envelhecendo e desinteressando-se e desligando-se progressivamente do negócios ou das atividades da empresa, mas sem passar o poder para ninguém, com isso os poderes locais, chefes e departamento vão assumindo cada vez mais o poder sobre pessoas, processos, que são diretamente subordinados .
Nessa situação, nada se faz sem a concordância dos “vice-reis” de cada um dos feudos organizacionais.
Obstáculo no Estilo Gerencial
Outros tipos de obstáculos à estratégia estão ligados mais ao estilo gerencial da empresa do que à sua cultura ou à sua estrutura organizacional.
Administração Espasmódica
Com muita frequência, deparamos aqui e ali com dirigentes de empresas que estão perambulando de um lado para outro, de novidade em novidade, de modismo para outro. Cada conferência ou palestra que assistem, cada artigo ou livro que um deles lê gera novos programas, movimentos ou campanhas na organização. 
Ambiente de Aversão a Riscos
Algumas experiências mal sucedidas no passado, prejuízos, dores de cabeça, brigas, desencontros, experiências e inovações que não deram certo criaram os chamados traumas organizacionais.
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais