Buscar

A importância dos Treinamentos de Segurança na Área de Petróleo e Gás

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 - A importância dos Treinamentos de Segurança na Área de Petróleo e Gás (Atividade deve ser entregue até o dia 13/03.
 A importância dos Treinamentos de Segurança na Área de Petróleo e Gás.
 Vários são os treinamentos de segurança voltados para a área de petróleo e gás. Já vimos alguns destes em nossos estudos.
Agora, vamos tratar neste fórum de dois treinamentos igualmente importantes nesta área que são: o CBSP (curso básico de segurança em plataformas) e o treinamento conhecido como EMCIA (Equipe de Manobra e Combate a Incêndio de Aviação).
Pesquise sobre estes treinamentos e poste seus comentários para avaliação do tutor.
Você poderá utilizar como fonte a NR30, o site da DPC (Diretoria de Portos e Costas - Marinha Brasileira), sites de empresas de petróleo e gás e, outros sites relacionados.
 Brigada de Incêndio: É um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntarias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta.
	
Os treinamentos de Brigada de Incêndio (níveis BÁSICO/1, INTERMEDIÁRIO/2 E AVANÇADO/3) do Centro de Treinamento Brigada & Prevenção são realizados em nosso Centro de Treinamento (PISTA) ou nas instalações do cliente a de acordo com as seguintes legislações:
-  NBR (Norma brasileira de registro) 14.276 da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas);
-  IT (Instrução técnica) 17/2014 do Decreto Estadual n° 56819/2011 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e
-  NR (Norma regulamentadora) 23 da Portaria n° 3.214/1978 do MTe (Ministério do trabalho e emprego) e necessidades do cliente.
FORNECEMOS: Apostila e certificado/credencial para os participantes e certificado e atestado para a empresa, uma foto da equipe impressa e um CD com fotos e vídeos do treinamento.
OBJETIVO DO TREINAMENTO: Transmitir aos alunos conhecimentos para atuar na prevenção e no combate a princípio de incêndio e incêndio, abandono de área, primeiros socorros (APH) e proteção ao meio ambiente.
 Esses são um dos exemplos, dentre um “mundo de diversas opções” outros exemplos a seguir. 
 30.7.1.1 Ao longo do convés a embarcação deverá possuir uma via de segurança para passagem dos tripulantes.
30.7.2 As tubulações de vapor, de descarga de gases e outras semelhantes, não devem passar pelas acomodações da tripulação nem pelos corredores que levem a elas. Quando essas, por motivos técnicos, passarem por tais corredores, devem estar isoladas e protegidas.
30.7.3 Toda embarcação deve estar provida de um sistema de ventilação adequado que deve ser regulado para manter o ar em condições satisfatórias, de modo suficiente a atender quaisquer condições atmosféricas.
30.7.4 Toda embarcação, à exceção daquelas destinadas exclusivamente à navegação nos trópicos, deve estar provida de um sistema de calefação adequado para o alojamento da tripulação. Os radiadores e demais equipamentos de calefação devem estar instalados de modo a evitar perigo ou desconforto para os ocupantes dos alojamentos.
30.7.5 Todos os locais destinados à tripulação devem ser bem iluminados.
 http://www.brigadaeprevencao.com.br/treinamentos/
 http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr30.htm

Outros materiais