Buscar

Resenha ensino de Matemática e Ciências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha sobre o texto “O ensino de ciências e matemática nos anos iniciais visando à aprendizagem significativa”
Estudo realizado pelas professoras Zenar Pedro Schein e Maria Eloisa Farias nas escolas municipais na cidade de Taquara-RS no ano de 2012, onde analisam a contribuição da educação para o desenvolvimento regional e a aprendizagem significativa para os alunos. O quanto é importante a alternância nas formas de ensinar levando em consideração a contextualização, utilização de conhecimentos prévios, ensino através da prática, dente outros.
 A pesquisa envolveu diversas professoras dos nos iniciais do ensino fundamenta, sendo 5 educadoras em cada uma das 7 escolas, totalizando 35 professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Introdução
Dentre os diversos aspectos que contribuem para resultados satisfatórios no ensino de Matemática e Ciências, encontra-se a importância da qualificação continuada, o aperfeiçoamento contínuo de cada profissional. 
Importante é refletir sobre suas práticas educacionais e resultados obtidos, buscando ser um profissional dinâmico que vai ao encontro das necessidades educativas atuais, tornado suas aulas atraentes e significativas, favorecendo o desenvolvimento regional através de uma educação de qualidade.
O ensino de Ciências e o ensino de Matemática nos anos iniciais
Destaca-se o fato de que apenas um professor ensina diversas áreas de conhecimento e muitos desses profissionais possuem apenas formação de ensino médio, bem como outros também apresentam formação de nível superior e pós-graduação.
São de suma importância o conhecimento e aperfeiçoamento contínuo desses profissionais para que sejam adquiridos conhecimentos ativos pelos alunos. Para que estes possam adquirir conhecimento numa dimensão mais global.
No ensino de Ciências é necessário levar em consideração o conhecimento prévio dos alunos para que a partir daí haja a reconstrução do conhecimento, num processo investigativo e comparativo.
Semelhantemente no ensino de Matemática, é necessário que o professor desperte o gosto pela aprendizagem, pois é nas séries inicias que o educando tem o primeiro contato com a aprendizagem sistematizada.
Em síntese, a forma como o aprendizado for introduzido nessas áreas nas séries iniciais será determinante para o futuro educacional do aluno.
A aprendizagem significativa no ensino fundamental
Faz necessário constante discussão sobre as diversas teorias envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem.
Uma dessas teorias refere-se a Aprendizagem Significativa, concebida por Ausubel e defendida por Moreira, onde leva-se em consideração conhecimentos prévios do aluno, mais próximos de sua realidade para que sejam feitas comparações e aperfeiçoamentos com o novo conteúdo estudado. Passando a ter esses novos conhecimentos importância relevante para o educando.
Metodologia
Refere-se à coleta e análise de dados diversos em relação aos participantes do processo de ensino e aprendizagem. Nas sete escolas públicas envolvidas, com cinco professoras em cada, totalizando 35 educadoras que atuam nas séries iniciais.
Análise dos dados
Ao estudar os dados coletados, foram feitas diversas constatações, dentre elas o fato de serem todas mulheres as professoras envolvidas. Sendo 17% com idade inferior a 30 anos e 83% acima desta idade.
Das participantes, 63% é natural da cidade em estudo, Taquara/RS.
Aproximadamente 34% possuem especialização em pós-graduação.
Apenas 6% são graduadas em pedagogia.
Mais de 90% das professoras fazem uso de aulas práticas, envolvendo desenhos e cartazes, por exemplo; bem como utilizam vídeos e músicas em suas rotinas em sala de aula.
Observou-se também que as estratégias de ensino são variadas, tornando o aprendizado significativo e agradável ao aluno. Utilizando conhecimentos prévios do mesmo e constante diálogo.
Conclusão
O estudo baseou-se em observações o local de trabalho onde são realizados os processos educacionais nas escolas municipais de taquara/RS. Foi importante o acolhimento de todo o grupo escolar. Houve a caracterização do perfil das professoras envolvidas.
Ressalta-se que a importância na forma de ensinar os alunos, levando em consideração sua realidade e conhecimentos prévios, tornando significativo todo o aprendizado.
Acredita-se que este estudo possa levar a reflexão aos educandos que tratam dessas realidades educacionais.
Também é grande a importância do aperfeiçoamento contínuo de todos os profissionais, bem como de sua articulação com as demais series que futuramente os alunos farão parte, fatores importantes para o desenvolvimento regional.

Outros materiais