Buscar

Jean Piaget resumo

Prévia do material em texto

Jean Piaget
O ambiente moldava a criança. Para ele a natureza do organismo humano é de adaptar-se ao seu ambiente (de dentro para fora) Este é um processo ativo.
Neste processo a criança explora, manipula e examina objetos e pessoas em seu mundo.
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO É CONSTITUÍDO DE SUBPROCESSOS.
Assimilação – a parte do processo de adaptação proposto que envolve a absorção de novas experiências ou informações aos esquemas existentes. Entretanto a experiência não é assimilada “como é”, mas um pouco modificada (interpretada) para se ajustar aos esquemas já existentes. (A criança assimila apenas os pensamentos que pode associar a algum conceito ou modelo que já tenha)
EX: Um bebe manipula uma bola de vidro da mesma forma que manipula uma bola de borracha. (assimilação de manuseio)
Acomodação – processo de adaptação pela qual a criança modifica esquemas existentes como resultado de novas experiências ou cria novos esquemas quando os antigos não mais administram os dados. (Acomodação é o segredo da mudança do desenvolvimento)
Ex: O bebe pega a bola de vidro pela primeira vez como se fosse à bola de borracha. A bola de vidro escorrega. Desta forma ele desenvolverá um novo esquema de manuseio.
Equilibração – terceira parte do processo de adaptação que envolve uma reestruturação periódica de esquemas para criar um equilíbrio entre assimilação e acomodação. A criança agrupa de forma interna e corrente os novos elementos a conceitos ou modelos.
MACETE:
ASSIMILAÇÃO – MAPA OBJETO
ACOMODAÇÃO – SEU PONTO DE ANÁLISE - REDESENHO/RECOMEÇO
EQUILIBRAÇÃO – O MAPA + REDEZENHO = RECOMEÇO DO PROCESSO COM O MAPA DEFINIDO.
Esquemas operativos – representações mentais das associações mentais lógicas entre objetos no mundo
ADAPTAÇÃO
EQUILIBRAÇÃO
ASSIMILAÇÃO
ACOMODAÇÃO
Esquema – ação básica de conhecer física (sensório-motora) e mentais, onde uma experiência é assimilada em um esquema, e o esquema é criado ou modificado através de acomodação.
Organização – O processo de deduzir esquema generalizáveis de experiências específicas.
Esquemas figurativos – representação mental das propriedades básicas de objetos no mundo.
Subprocessos – ponto de equilibração
18 à 24 meses – mudança da dominância de esquemas sensoriais e motores simples para os primeiros símbolos
5 a 7 anos – conjunto de esquemas operativos poderosos. Ações mentais abstratas e gerais – funciona como adição e subtração mental.
Adolescência – entendimento de como operar sobre ideias, eventos ou objetos.
ESTÁGIOS
0 à 24 meses – SENSÓRIO MOTOR – esquemas sensoriais e motores influenciam o mundo em torno deles. Divide-se em subestagios:
1 - olhar, escutar, sugar, agarrar.
2 – reações circulares primárias – sugar o polegar, a boa sensação.
3 – reações circulares secundárias – ações repetidas do estágio anterior, orientado sobre objetos internos. Ex bater em um mobile repentinamente para que se mova (sorrir, balbucia... repete)
4 – Entendimento real de associação casual
5 - reações circulares terciárias - mudança para atividade exploratória, onde o bebe não se satisfaz mais em repetir, ele experimentará outras variações.
6 – Desenvolvimento de símbolos internos.
24m até 6 anos – PRE-OPERATORIO – esquemas simbólicos – linguagem e fantasia que usam para pensar e se comunicar
6 até 12 anos – operações concretas – pensar de forma lógica – DECLÍNIO DO EGOCENTTRISMO – representação ampliada – ESCOLA
12 anos ate adolescência – operações formais – pensar de forma lógica sobre ideias abstratas e situações hipotéticas – PERÍODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO
As diferenças individuais desses estágios para Piaget, podem ser resultado de diferenças inatas ou fatores ambientais, que interfeririam diretamente no desenvolvimento cognitivo.
Já a transmissão social e experiências eram usados para explica a progressão.
QUANTO A MEMÓRIA
Habituação – diminuição de resposta de um estímulo repetido. Para ocorrer o bebe deve ter alguma capacidade de armazenamento (lembrar)
Desabituação – o bebe deve reconhecer que um novo evento é um pouco diferente. (isso sugere que a memória contem uma imagem ou modelo)
Permanência do objeto – O entendimento de que os objetos continuam a existir mesmo quando não podem ser percebidos diretamente
Reações circulares Terciárias – experimentação com variações anteriores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes