Buscar

Comportamento do Campo Elétrico em Diferentes Configurações

Prévia do material em texto

Exercícios
A Parti da densidade das linhas de força comente sobre o comportamento do campo elétrico nas regiões assinaladas A. B e C. 
R: O Elétrodo positivo que estava encostado no anel com carga positiva formou linhas de carga indo para o centro ao encontro do eletrodo negativo. 
2-Represente na figura abaixo as linhas de força entre um eletrodo reto e um eletrodo pontual (com cargas de sinal contrários). A partir da densidade das linhas de força, comente sobre o comportamento do campo elétrico nas regiões assinaladas por A, B e C.
R: Foi observado que as linhas de campo elétrico se configuraram de forma elíptica na área próxima ao circulo. Porém nas proximidades do eletrodo as linhas de campo se apresentam perpendiculares e uniformes.Percebemos assim que o milho ficou no sentido do eletrodo da barra.
3-Represente na figura abaixo as linhas de força entre dois eletrodos retos (com cargas de sinal contrários) contendo um anel metálico entre eles. A partir da densidade das linhas de força, comente sobre o comportamento do campo elétrico nas regiões assinaladas por A,B e C. Como são as linhas de força no interior do anel? O que isso significa?
R : O campo elétrico no interior do anel metálico é nulo pelo fato deste condutor estar em equilíbrio eletrostático. Como estamos tratando de uma superfície oca as cargas são distribuídas pela superfície externa. Visto que as cargas se repelem, tenderão a se afastar o máximo possível umas das outras, concentrando-se na periferia. Percebemos assim que a corrente passa pelo o eletrodo em barra para o circulo (por fora), fazendo com que os milhos fiquem em volta do circulo menor.
4-Represente na figura abaixo as linhas de força entre um eletrodo pontual e um eletrodo em anel (com cargas de sinal contrários) contendo coaxialmente um anel metálico entre eles. A partir da densidade das linhas de força, comente sobre o comportamento do campo elétrico nas regiões assinaladas por A,B e C. Como são as linhas de força no interior do anel ? O que isso significa?
R: Pode ser visualizado o alinhamento das linhas de campo apontando para fora da carga. As sementes são corpos neutros, porém o campo elétrico produziu uma polarização das sementes ocasionando um ligeiro deslocamento das cargas no interior das moléculas da semente conforme ocorrido nos experimentos anteriores. Percebemos assim que o milho ficou nas extremidades.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes