Buscar

Trabalho de gerenciamento de risco

Prévia do material em texto

Disciplina de Gerenciamento de Riscos
Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – EAD
Prof. Márcio Vicente
Prezados (as) alunos(as)
Neste exercício, você deverá identificar se as afirmações abaixo (primeira coluna) são verdadeiras ou falsas, informar o requisito requerido pela OHSAS e em seguida justificar suas respostas conforme requerido.
	AFIRMAÇÕES
	V
	F
	REQUISITO
 OHSAS 18001
	
JUSTIFICATIVAS
	
A organização deve definir seu escopo do sistema de gestão de SST, mas não é necessário documentá-lo.
	
	x
	4.1
	A metodologia da organização para a identificação de perigos e avaliação de riscos deve ser definida com respeito ao seu escopo, natureza e momento oportuno para agir, para assegurar que ela seja pró ativa ao invés de reativa; fornecer subsídios para a identificação, priorização e documentação dos riscos, bem como para a aplicação dos controles, conforme apropriado. O escopo é um “documento obrigatório”, ou seja, deve ser mantido como informação documentada.
	
A Política de SST deve ser apropriada à natureza, escala e aos riscos de suas atividades, produtos e serviços.
	X
	
	4.2
	A Política de SST estabelece uma orientação geral coerente com as características da organização, dos seus processos e produtos, assim como com a cultura e personalidade da organização e os objetivos estabelecidos pela Direção. Deve ser coerente com os riscos, com a legislação, com o propósito de melhoria contínua e deve poder ser facilmente compreendida e comunicada a toda a organização.
	
Após a identificação dos perigos e avaliação de riscos, é possível que a organização não tenha encontrado riscos inaceitáveis.
	X
	
	4.3.1
	A apreciação do risco pressupõe a qualificação dos riscos em aceitáveis ou não aceitáveis e a sua hierarquização, de modo a permitir a decisão da Organização relativamente à sua atuação, ou seja, a decisão de quais os riscos a eliminar, reduzir ou controlar. De referir que um risco aceitável (ver 3.1), é um risco que foi reduzido a um nível que pode ser tolerado pela Organização tomando em atenção as suas obrigações legais e a própria política da SST.
ISO 9001:2000 Lead Auditor Course – Student Manual
INTERPRETAÇÃO OHSAS 18001/2007
INTERPRETAÇÃO OHSAS 18001/2007
Student Exercises Issue 2 4/01/03 2003 BSI Management Systems Inc. 1 of 5
	
A organização deve identificar e ter acesso aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos, relacionados a seus requisitos de SST
.
	X
	
	4.2
	Esta informação deve ser mantida atualizada e comunicada às pessoas que trabalham sob controle da organização e outras partes interessadas relevantes. 
	
Identificada a legislação aplicável, não é necessário associar como a mesma se aplica aos riscos e à implementação de controles necessários.
	
	X
	4.2
	Quando uma organização tem consciência da natureza e gravidade dos seus riscos e dos perigos associados às suas atividades, concretiza uma das etapas mais importantes para a consolidação e suporte dos princípios basilares da prevenção
	
Os objetivos e metas são estabelecidos pela organização e não precisam estar associados com prevenção de lesões e doenças.
	
	X
	4.3.3
	Os objetivos e metas deverão ser coerentes com a política de SST definida pela organização, tendo como base os temas e os eixos de ações prioritárias nela definidas. Para definir seus objetivos é importante que a organização considere as verificações feitas nas suas análises preliminares, seus perigos identificados e os riscos avaliados
	
Os programas para atingir os objetivos e metas devem incluir apenas as responsabilidades e prazos associados.
	X
	
	4.3.3
	Para atingir os objetivos, devem ser estipuladas metas específicas e mensuráveis com prazos predeterminados. Este requisito deve permitir o surgimento de oportunidades de melhoria e a definição das ações prioritárias e consistem também na definição de ações, atribuição de responsabilidades, disponibilização de recursos financeiros necessários e definição de prazos para que se atinjam os objetivos e metas ambientais definidos.
	
Responsabilidades e autoridades devem ser definidas em descrições de cargo e comunicadas visando facilitar a gestão de SST.
	X
	
	4.4.1
	A alta Direção deve assumir a responsabilidade final pela SST e pelo sistema de gestão da SST. A Alta Direção deve demonstrar seu comprometimento Definindo funções, alocando responsabilidades e prestações de contas e delegando autoridades, a fim de facilitar a gestão eficaz da SST. Funções, responsabilidades, prestações de contas e autoridades devem ser documentadas e comunicadas.
	
As necessidades de treinamento são levantadas apenas de acordo com o trabalho realizado pelo colaborador para o obtenção do produto conforme especificado.
	
	X
	4.4.2
	A organização deve assegurar que qualquer pessoa sob seu controle que realize tarefas que possam causar impacto na SST seja competente com base em formação apropriada, treinamento ou experiência.A organização deve identificar as necessidades de treinamento associadas aos seus riscos de SST e a seu sistema de gestão da SST. Ela deve fornecer treinamento ou tomar outra ação para atender a essas necessidades, avaliar a eficácia do treinamento ou da ação tomada, e reter os registros associados.
	
As pessoas que prestam serviço à organização não precisam estar conscientes dos riscos associados com seu trabalho.
	
	X
	4.4.2
	Os trabalhadores em cada nível e função relevante devem estar sensibilizados para:
- Formação sobre riscos e medidas de controle, particularmente - Sobre as conseqüências reais ou potenciais das suas atividades;
- Sobre perigos e riscos das suas atividades;
- Sobre os benefícios do seu desempenho individual;
- Sobre a análise e controle de riscos e medidas de prevenção.
	
Uma das atribuições do RD é relatar a Alta Direção o desempenho do Sistema de SST.
	X
	
	4.4.3.1
	Com relação aos seus perigos de SST e ao sistema de gestão da SST, a organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para Comunicação interna entre os vários níveis e funções da organização. A norma reconhece a necessidade da organização se certificar que a informação é efetivamente comunicada, tanto dentro da empresa, como a entidades externas. 
	
Comunicação interna pode estar em qualquer meio, desde que seja relativa à eficácia do SST.
	X
	
	4.4.3.1
	A comunicação interna, entre os diversos níveis e funções relacionados com o ambiente, tem como objetivo facilitar o entendimento e a cooperação mútua de todo o pessoal envolvido no desempenho do SST. Deverá ser elaborado um procedimento onde sejam estabelecidos os meios de comunicação internas formais (ordens de serviço, memorandos, etc.) e informais (jornais internos, intranet, placar, etc.) e respectivos registros.
	
Os resultados das investigações de incidentes devem ser documentados, mantidos e devem avaliados com o objetivo de iniciar ações corretivas e preventivas, conforme apropriado.
	X
	
	4.4.3.2
	A organização deve estabelecer, implementar e manter procedimento(s) para a participação dos trabalhadores através de:
− Seu envolvimento apropriado na identificação de perigos, na avaliação de riscos e na determinação de controles;
− Seu envolvimento apropriado na investigação de incidentes;
	
Comunicações de partes externas devem ser recebidas, documentadas e respondidas.
	X
	
	4.4.3.1
	A Organização deve definir um ou mais procedimentos para receber, documentar e responder a comunicações relevantes de partes interessadas externas. A Organização deve disponibilizar informação adequada e consistente relativa ao seu SGSST, de acordo com a sua política e requisitos legais e outros que subscreva.
	
A documentação do sistema de SST requer que seja estabelecido um Manual de Segurança e Saúde.
	
	X
	4.4.4
	Embora não seja requeridoum manual do SGSST e procedimentos documentados para a maioria dos requisitos da norma, os mesmos podem ser integrados em estruturas documentais de outros sistemas de gestão eventualmente implementados na Organização. A documentação do SGSST deve ser suficiente para incluir os documentos requeridos pela norma de referência podendo, no entanto, ser mais abrangente em função de especificidades da Organização, tais como requisitos legais ou outros que esta subscreva (ex: situações contratuais específicas), dimensão da Organização, rotatividade de pessoal, etc.
	
Atas de Análise Crítica pela Direção são consideradas registros de SST.
	
	
	
	
	
Não é necessário identificar as alterações nos documentos do sistema de SST.
	X
	
	4.4.5
	São aceitáveis alterações manuscritas nos documentos distribuídos, se forem efectuadas e aprovadas pelas funções autorizadas e cumprirem os circuitos estabelecidos, assegurando que os originais são prontamente alterados bem como as outras cópias existentes. Se adaptada, esta prática deve constar do procedimento. Embora não seja requerido por esta norma existem vantagens em documentar o procedimento associado ao controlo de documentos, assegurando homogeneidade na sua aplicação.
	
É necessário identificar os cenários de emergência que possam ter impacto sobre as pessoas.
	X
	
	4.4.7
	Devem ser definidos os procedimentos de prevenção dos riscos da SST associados, testando-os regularmente para que, caso ocorram os cenários previstos, seja assegurada a redução/mitigação das consequências para a SST. A resposta a emergências deve focar-se na prevenção de lesões e afectações da saúde, bem como na minimização de consequências adversas para a segurança e saúde da pessoa exposta à situação de emergência.
	
Após a ocorrência de acidentes é necessário revisar os procedimentos de preparação e resposta a emergência.
	X
	
	4.4.7
	Após a ocorrência de situações de emergência ou de um exercício de simulação, os procedimentos devem ser revistos e alterados se necessário. Evidências: Plano de Emergência Interno (PEI) ou procedimentos de emergência, que contemplem os cenários de emergência aplicáveis à Organização, assim como a atuação nas diferentes situações; Plantas de emergência atualizadas; Kits de primeiros socorros; Kits de contenção de derrames.
	
A Alta Direção convoca reuniões de análise crítica do sistema de SST sempre que as agendas dos gerentes permitem.
	
	X
	4.6
	A OHSAS 18001:2007 | NP 4397:2008 não define a frequência das revisões pela gestão, sendo essa definição da responsabilidade da gestão de topo. As revisões pela gestão devem ter uma frequência adequada para assegurar uma monitorização eficaz e o desencadeamento de acções apropriadas onde necessário para corrigir quaisquer potenciais problemas. Dificilmente, revisões com periodicidade superior a um ano cumprem este objectivo, mas por outro lado, é pouco provável que reuniões de rotina, semanais ou mensais, tenham a profundidade necessária.
	
Pode ser estabelecido um cronograma de simulados de emergência que contemple apenas a evacuação do local.
	X
	
	4.4.7
	Atendendo às linhas de orientação da OHSAS 18002:2008, no(s) procedimento(s) estabelecido(s) a Organização deverá considerar questões como: Identificação de potenciais situações de emergência e localização; Procedimentos de evacuação; Detalhes das acções a tomar pelo pessoal durante a emergência, incluindo acções a tomar por trabalhadores que trabalham off-site, empreiteiros e visitants.
	
O instrumento utilizado para medir o ruído que os trabalhadores estão expostos não precisa ser calibrado.
	
	X
	4.5.1
	Assegurar a monitorização e a medição periódica do desempenho da SST das características principais das actividades e operações que podem ter um risco da SST, incluindo a calibração ou verificação e a manutenção do equipamento de monitorização e medição, com vista a acompanhar o desempenho, os controlos operacionais aplicáveis e a conformidade com os objectivos da SST da Organização.
	
Os monitoramentos e as medições do desempenho de SST devem ser feitos regularmente.
	X
	
	4.5.1
	Os dados de monitorização e medição recolhidos podem ser analisados e tipificados, de modo a desencadear acções correctivas e/ou preventivas.
	
A avaliação do atendimento à legislação e outros requisitos deve ser feita quando a Gerência decidir nas reuniões de análise crítica.
	
	X
	4.2
	Para compreender a natureza deste compromisso e o seu papel na norma, a mesma deve ser analisada nas suas inter-relações, pois a conformidade com a legislação ou outros requisitos subscritos pela Organização é referida num conjunto abrangente de requisitos. Essa inter-relação, bem como a sua importância no processo de certificação, são explicadas na Parte A deste guia “A certificação OHSAS 18001:2007 | NP 4397:2008 e a Conformidade Legal”.
	
Os dispositivos de medição e monitoramento não necessitam ter identificação que assegure a situação de calibração.
	
	X
	4.5.1
	Não é necessário a identificação, porém deve-se assegurar a monitorização e a medição periódica do desempenho da SST das características principais das atividades e operações que podem ter um risco da SST, incluindo a calibração ou verificação e a manutenção do equipamento de monitorização e medição, com vista a acompanhar o desempenho, os controlos operacionais aplicáveis e a conformidade com os objetivos da SST da Organização
	
 O auditor interno pode auditar seu próprio trabalho
	
	X
	4.5.5
	As auditorias internas são um elemento chave no ciclo PDCA para o SGSST. Assim, devem ser objetivas e realizadas por pessoal diferente daquele que realiza o trabalho a ser auditado.
	
Não é necessário ter um procedimento documentado para Auditoria Interna.
	
	X
	4.4.4
	Para a implementação e funcionamento do SGSST a Organização deve documentá-lo nas suas diversas partes, sempre que necessário e aplicável. Um SGSST pode ser entendido como o conjunto da estrutura organizacional, dos procedimentos, dos processos e dos recursos necessários para implementar a gestão da SST. Assim, a sua documentação deve contemplar todas as funções e actividades que contribuem para o cumprimento dos requisitos especificados, ajustando-se à realidade e necessidades da Organização.
	
Ações corretivas são tomadas para eliminar a não conformidade.
	X
	
	4.5.3.2
	A Organização deve desenvolver metodologias que lhe permitam evoluir e melhorar o desempenho, em consonância com a sua política da SST. Como tal, deve identificar as não conformidades, definir acções correctivas para as eliminar, como também estabelecer acções preventivas para potenciais situações de não conformidade.
	
É necessário identificar não só os perigos das atividades, mas também os perigos de origem externa ao local de trabalho, capazes de afetar de modo adverso a saúde e a segurança das pessoas sob o controle da organização no local de trabalho.
	X
	
	4.3.1
	O objetivo global do processo de apreciação dos riscos é o da Organização ser capaz de reconhecer e compreender os perigos que possam surgir no decurso das suas actividades ou que influenciem as mesmas, originados dentro ou fora do local de trabalho, e garantir que os riscos para as pessoas, decorrentes dos perigos identificados, são apreciados, hierarquizados e controlados para um nível aceitável
	
As entradas para a Análise Crítica pela Direção são as mesmas requeridas pela Norma OHSAS.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes