Buscar

FUNDAMENTOS DE POLÍTICA PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE POLÍTICA PÚBLICA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 200458)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Esquematize um processo decisório racional aproximado com o esquema exposto em Aula.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Forma problema de forma clara e explicita; definir objetivos; priorizar objetivos; gerar alternativas; classificar alternativas; identificar solução ótima; e decisão.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 200446)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Cite os 4 tipos de políticas públicas, segundo os teóricos da política pública.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Constitutivas ou estruturadoras, regulatórias, redistributivas e distributivas.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 200168)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O papel do estado como indutor do desenvolvimento econômico, tendo como propósito a promoção do bem comum, determina o planejamento de forma a possibilitar a formulação de programas para prever, e em consequência, para atender as futuras necessidades do país. Planejar, portanto, significa dar mais transparência e consistência à própria ação, fixando metas e prazos para orientação e prevendo os meios necessários para alcança-las. Nas alternativas a seguir, indique a única que está relacionada a esta ideia de planejamento:
		
	
	A Organização das Nações Unidas, ONU, coordena uma ação de combate à Aids que envolve mais de 600 mil agências dos Correios em todo o mundo com a meta de eliminar a transmissão do vírus HIV. Disponível no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-30-04-2013
	 
	O programa Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial prevê iniciativas em diversas políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas. Ações direcionadas a essa parcela da população aparecem de forma explícita em mais 14 programas temáticos do Plano Plurianual (PPA 2012-2015), documento que orienta a atuação do governo federal nos próximos anos. Disponivel no site: http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2012/04/quilombolas-tem-acoes-em-16-programas-do-ppa-2012-2015
	
	12 cidades do estado de São Paulo aderiram essa semana ao Programa Crack, é possível vencer. Disponível no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-25-07-2013
	
	O total de trabalhadores nas indústrias brasileiras aumentou de fevereiro para março deste ano. Disponivel no site: http://conteudo.ebcservicos.com.br/programas/a-voz-do-brasil/transcricoes/a-voz-do-brasil-10-05-2013
	
	O Relatório Mundial da Saúde 2013 apontou que o programa brasileiro Bolsa Família ajudou a reduzir o número de mortes de crianças menores de 5 anos. O documento, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como foco, este ano, a cobertura universal de saúde. Disponível no site: http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2013-08-17/bolsa-familia-reduz-numero-de-mortes-de-criancas-menores-de-5-anos.html
		
	
	 4a Questão (Ref.: 706312)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as perspectivas teóricas sobre escolha e decisão, seguem as seguintes afirmativas:
I. A importância da escolha e decisão é recíproca entre cidadãos e governantes. O papel do cidadão ao fazer a escolha e a decisão de eleger um governo, e por outro lado as escolhas e as decisões de um governo que tem como função precípua de governar com impessoalidade.
II. No processo de escolher e decidir, nenhum indivíduo estará envolvido por um grande número de interrogações, antes de viabilizar seus objetivos.
III. Os indivíduos não são egoístas: cuidam essencialmente dos seus interesses pessoais e dos próximos.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	Somente II.
	
	Somente I e III.
	 
	Somente I.
	
	I, II e III.
	
	Somente III.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 281694)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São aqueles que agem em seu nome ou em nome de outros. Uma primeira aproximação para compreender este conceito pode ser extraída da perspectiva sociológica que coloca o indivíduo (suas vontades, interesses, habilidades, percepções e competências) como o núcleo central da compreensão das ações humanas em sociedade, assim tudo se origina da conduta individual e do significado que cada um dá à sua própria ação:
		
	
	Grupos sociais
	
	Atores sociais
	 
	Agentes sociais
	
	Grupos de interesse
	
	Cidadãos
		
	
	 6a Questão (Ref.: 706319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a mídia e as políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Na perspectiva meramente instrumental, a opinião pública tem um poder decisório em matérias referendáveis ou eleitoralistas. No entanto, o seu peso é mais evidente na mediatização da política propriamente dita.
	
	A esfera pública toma lugar quando os cidadãos, exercendo os direitos de reunião e associação, se congregam num corpo público para discutir questões do dia, especialmente os que são relativos à política.
	
	Em termos ideais, Habermas conceitua a esfera pública como reino da vida social onde a troca de informação e pontos de vista sobre questões comuns, interessam e podem tomar lugar até que a opinião pública seja formada.
	
	Dado que as sociedades modernas não permitem mais do que relativamente poucos cidadãos presentes nas instâncias político governativas, as mídias tornaram-se a instituição-mor da esfera pública.
	 
	As mídias não são eficazes da esfera pública, tendo em vista que as sociedades modernas permitem a todos os cidadãos para que seja presentes nas instâncias político governativas.
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 706333)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre principais conceitos de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas:
I. As definições de políticas públicas, mesmo as minimalistas, guiam o nosso olhar para o locus onde os embates em torno de interesses, preferências e ideias se desenvolvem, isto é, os governos.
II. Políticas públicas são, na verdade, ações da sociedade que irão produzir efeitos específicos em prol do individualismo.
III. Políticas públicas são a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos.
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	III.
	
	I.
	 
	I e III.
	
	II.
	
	I, II e III.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 194496)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Montesquieu, ¿Existem em cada Estado três tipos de poder: o poder legislativo, o poder executivo das coisas que emendem do direito das gentes e o poder executivo daquelas que dependem do direito civil. Com o primeiro, o príncipe ou o magistrado cria leis por um tempo ou para sempre e corrige ou anula aquelas que foram feitas. Com o segundo, ele faz a paz ou a guerra, envia ou recebe embaixadas, instaura a segurança, previne invasões. Com o terceiro, ele castiga os crimes, ou julga as querelas entre os particulares. Chamaremos a este último poder de julgar e ao outro simplesmente poder executivo do Estado." O Objetivo de Montesquieu com sua proposição era garantia para que:
		
	 
	os abusos de poder sejam evitados;
	
	aumentar o poder do governante;
	
	o cidadão participasse diretamente de todas as atividades do estado;
	
	o estado arrecadasse mais tributos;
	
	permitir um entendimento melhor do que é o estado;
		
	
	 9a Questão (Ref.: 152925)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O governo na formulação da política pública opera com uma agenda governamental que pode ser divida em dois niveis:
		
	
	Diretoria E Gerencia.
	 
	Agenda Reguladora E Agenda Governamental.
	
	Agenda Transformadora E Agenda Conservadora.
	 
	Agenda De Decisão E Agenda Governamental.
	
	Nível Superior E Inferior.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 153449)
	Pontos:0,5  / 0,5
	A avaliação realizada após a execução da politica pública é chamada de:
		
	 
	Ex-post
	
	Ex-Ante
	
	Monitoramento
	
	Somativa
	
	Formativa

Outros materiais