Buscar

APRESENTAÇÃO SOBRE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 
Angélica Saiago
Isabelle Oliveira
Maria de Lorena Lopes
Norma Valéria
Wenbson Fernandes 
*
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 
A HISTÓRIA;
A DIVISÃO DAS TRÊS CORRERNTES;
A EVOLUÇÃO;
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL.
Por Isabelle Oliveira
*
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 
A HISTÓRIA
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia do Trabalho ou Industrial, surgiu em 1913, na Alemanha. Ela age com métodos e descobertas da Psicologia à solução de problemas industriais. As áreas de interesse da psicologia industrial segundo Cabral e Nick (1979, p. 313) eram:
As práticas de emprego e admissão de pessoal; as condições e admissão de pessoal; as condições de trabalho, fadiga, moral e eficiência; as recompensas de trabalho; as relações entre operários e entre estes e seus superiores funcionais. Em sua acepção mais ampla, a psicologia industrial inclui as áreas da empresa, da publicidade e dos serviços militares.
*
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 
A DIVISÃO DAS TRÊS CORRERNTES
 Ela foi dividida em três correntes: Psicologia Industrial, Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho, sendo que uma não extingue a outra, mas completa e as ajustam dentro do contexto vigente, contribuindo para os profissionais da Psicologia junto às relações de trabalho.
 A Psicologia Organizacional atua no conjunto organizacional e na aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho. Os psicólogos organizacionais não atuam diretamente com os problemas emocionais ou pessoais dos colaboradores. (SPECTOR, 2006).
*
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL A EVOLUÇÃO
 Psicologia Organizacional é uma criação do século XX, com raízes no final do século XIX. Ela existe praticamente desde o início do campo da psicologia. Os primeiros a realizar um trabalho de Psicologia Organizacional foram os psicólogos experimentais que estavam interessados em aplicar novos princípios de psicologia para resolver problemas em organizações. Os trabalhos iniciais concentravam-se em questões de desempenho no trabalho e de eficiência organizacional.
*
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL
O campo de atuação dos psicólogos organizacionais é muito amplo, não se restringe apenas ao processo de recrutamento e seleção. As principais atividades dos psicólogos organizacionais:
*
PSICOLOGIA DO TRABALHO 
A DINSTINÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL;
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRABALHO (Áreas da organização);
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRABALHO (Promoção de Saúde);
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRABALHO (Cargos e Setores).
Por Wenbson Fernandes
*
 Segundo o CATÁLOGO BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES (CBO), o psicólogo do trabalho é um profissional que "exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional, realizando a identificação e análise das funções, tarefas e ocupações, organizando e aplicando testes e provas, realizando entrevistas, sondagens de aptidões e de capacidade profissional e no acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas ou por quem quer que se deem as relações laboratoriais, a aquisição de pessoal dotado das habilidades necessárias, e ao indivíduo maior satisfação no trabalho".
PSICOLOGIA DO TRABALHO
A DINSTINÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 
*
 Esse campo permite ao psicólogo atuar no aperfeiçoamento e melhoria das condições de vida, trabalho e saúde de trabalhadores nos diferentes setores da economia.  No que se refere ao alto desempenho, os profissionais da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho podem atuar em diversas frentes, tais como na criação e avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), no planejamento de gestão de pessoas, na seleção de profissionais, em planos de ascensão profissional e na orientação de carreira. 
 
PSICOLOGIA DO TRABALHO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRABALHO (Áreas da organização)
*
 Em termos de bem-estar, os psicólogos podem atuar na criação de programas de qualidade de vida, na prevenção de doenças ocupacionais, na formulação de estratégias para melhoria do clima organizacional e da satisfação dos empregados. Além disso, a participação em projetos estratégicos dos diversos setores da organização é essencial para identificar e reduzir possíveis impactos negativos na vida das pessoas, bem como para potencializar efeitos positivos.
PSICOLOGIA DO TRABALHO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRABALHO (Promoção de Saúde)
*
 Na maioria das empresas, os profissionais da área são contratados como Analistas de Recursos Humanos ou Consultores Internos de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas e atuam em todos os subsistemas de Gestão de Pessoas, principalmente em Recrutamento e Seleção e em Desenvolvimento. Outras possibilidades de atuação se concentram basicamente nos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT.
PSICOLOGIA DO TRABALHO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO TRABALHO (Cargos e Setores)
*
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A História;
A CRIAÇÃO DO CENTRO DE OP;
A INFLUENCIA DA PSICOLOGIA DIFERENCIAL E PSICOMETRIA;
A TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE (CARL ROGERS);
A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL E TEORIA PSICODINAMICA;
Por Angélica Saiago
*
1902 – A CRIAÇÃO DO CENTRO DE ORIENTÇÃO PROFISSIONAL DE MUNIQUE;
1920 A 1930 – A INFLUENCIA DA PSICOLOGIA DIFERENCIAL E PSICOMETRIA;
1940 – A TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE – CARL ROGERS;
1950 A 1960 – A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL E TEORIA PSICODINAMICA DA ESCOLLHA PROFISSIONAL. 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A HISTÓRIA
*
 A Orientação Profissional surgiu com o aumento da eficiência industrial. Tendo suas origens situadas na Europa do início do século XX, com a criação do Centro de Orientação Profissional de Munique, em 1902, com o objetivo inicial de detectar, na indústria florescente, trabalhadores inaptos para a realização de determinadas tarefas e, assim, evitar acidentes de trabalho. Entre 1907 e 1909 aconteceu a criação do primeiro Centro de Orientação Profissional norte-americano, o Vocational Bureau of Boston, e a publicação do livro Choosing a Vocation, ambos sob responsabilidade de Frank Parsons. Parsons teve o grande mérito de acrescentar à Orientação Profissional idéias da Psicologia e da Pedagogia e a preocupação com a escolha profissional dos jovens de seu país.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A CRIAÇÃO DO CENTRO DE OP
*
 Em seu livro, Parsons definia três passos a serem seguidos durante o processo de Orientação Profissional: a análise das características do indivíduo, a análise das características das ocupações e o cruzamento destas informações. Baseando-se a Orientação Profissional na promoção do autoconhecimento e no fornecimento de informação profissional.
 Nas décadas de 1920 e 1930, a Orientação Profissional foi influenciada pela Psicologia Diferencial e pela Psicometria, o que ocorreu devido ao grande desenvolvimento dos testes de inteligência, aptidões, habilidades, interesses e personalidade durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A INFLUENCIA DA PSICOLOGIA DIFERENCIAL E PSICOMETRIA
*
 A Orientação Profissional passou a ser um processo diretivo, onde o orientador tinha como objetivos fazer diagnósticos e prognósticos do orientando, indicando, ao mesmo, profissões ou ocupações apropriadas. Não havendo, até este momento, uma teoria propriamente dita, que embasasse a prática da Orientação Profissional, mas o modelo acima descrito, preocupado com a adequação do homem à profissão, costuma ser identificado como Teoria do Traço e Fator.
 Em 1940 foi publicado o livro Counseling and Psychotherapy: Newer Concepts in Practice, de Carl Rogers, que lança as bases de sua Terapia Centrada no Cliente, que aproxima os conceitos de Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico valorizando a participação do cliente no processo de intervenção, que passa
a ser não diretivo. 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A TERAPIA CENTRADA NO CLIENTE 
(CARL ROGERS)
*
 Suas ideias influenciaram enormemente a Psicologia, a Psicoterapia, o Aconselhamento Psicológico e a Orientação Profissional da época.
 Em 1951, a publicação do livro Occupational Choice, de Ginzberg, Ginsburg, Axelrad e Herma embasou a primeira Teoria do Desenvolvimento Vocacional. Onde a escolha profissional é vista como um processo evolutivo que ocorre entre os últimos anos da infância e os primeiros anos da idade adulta. Ainda nas décadas de 1950 e 1960, foram publicadas Teorias Psicodinâmicas da escolha profissional, baseadas fundamentalmente na Teoria Psicanalítica e na Teoria de Satisfação das Necessidades, e Teorias de Tomada de Decisão, mais preocupadas com o momento da escolha do que com processo em si. 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL E TEORIA PSICODINAMICA
*
1924 – A CRIAÇÃO DO SERVIÇO DE SELEÇÃO E ORIENTÇÃO PROFISSIONAL;
1930 E 1940 – OP LIGOU-SE A EDUCAÇÃO E FOI CRIADA A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS;
1947 – A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL (ISOP);
1962 – REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE PSICOLOGO E MODIFICAÇÃO NOS OBJETIVOS DO ISOP;
1970 – ISOP TORNA-SE UM ORGÃO NORMATIVO DA PSI COM ALTERÇÃO DO NOME: INSTITUTO SUPERIOR DE PESQUISA PSICOLÓGICA;
1993 – FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORIENTADORES PROFISSIONAIS (ABOP);
1997 – O PRIMEIRO NÚMERO DA REVISTA DA ABOP PUBLICADO;
1999- A ÚLTIMA PUBLICAÇÃO DA REVISTA;
 ATUALMENTE- PSICOLOGOS E ORIENTADORES PODEM REALIZAR A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL; 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 
NO BRASIL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes