Buscar

QUESTÕES DIREITO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE DIREITO DAS SUCESSÕES
APRENDIZAGEM E AVALIAÇÕES
eduardo@domingues.fm
ETAPA 8 SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA
Art. 1.857 a 1.861
1. Anote as definições de conceito e natureza jurídica do testamento para dois autores distintos. 
Elpídio Donizetti e Fellipe Quintela, na obra Curso Didático de Direito Civil (ed. Atlas), definem testamento como “o negócio jurídico unilateral por meio do qual uma pessoa dispõe de seu patrimônio e faz outras disposições de ultima vontade para depois de sua morte”. A definição veiculada na obra em muito se assemelha com os ditames do caput do artigo 1857 e o seu segundo parágrafo.
Simone Diogo Carvalho Figueiredo, em sua obra de Direito Civil: Teoria unificada (ed. Saraiva), descreve o testamento como “o ato jurídico unilateral pelo qual um indivíduo, em conformidade com a lei, dispõe, no todo ou em parte, do seu patrimônio, para depois de sua morte”.
2. Descreva que bens podem ser deixados em testamento e quais não podem. Aborde a questão dos direitos patrimoniais e extrapatrimoniais e as disposições testamentárias de natureza não patrimonial.
Pode ser deixado em testamento até metade do patrimônio total do de cujus, a outra metade de seu patrimônio não poderá ser deixada em testamento, pois pertence aos herdeiros necessários, conforme o paragrafo primeiro do artigo 1857 e o artigo 1789. Não havendo herdeiros necessários, o testador poderá dispor de todo o seu patrimônio em testamento.
O testamento poderá conter disposições de natureza patrimonial e de natureza não patrimonial. São exemplos de disposições patrimoniais a instituição de herdeiros e legatários (art. 1897) e disposição remuneratória (art. 1901, II).
Conforme o paragrafo segundo do artigo 1857, as disposições testamentárias de natureza não patrimonial são consideradas válidas, como por exemplo o reconhecimento de filiação.
3. Pode ser celebrado testamento de menor de 16 anos sem assistência do representante legal?
O paragrafo único do artigo 1860 dispõe que os maiores de dezesseis anos tem capacidade para testar, e os menores não. O artigo 1861 assevera que a capacidade superveniente não confere validade ao testamento feito pelo testador enquanto menor. Por ser ato personalíssimo, o testamento apenas pode ser realizado pelo próprio testador, se tiver capacidade (art. 1858), restando claro que não é possível testar antes dos 16 anos.

Outros materiais