Buscar

AP DIREITOS HUMANOS 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503078857)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos sustentar que a ideia dos direitos do homem está muito associada, no campo filosófico, a existência de um direito natural, bem como no reconhecimento de um conjunto de valores legítimos universalmente aceitos e que não decorrem da vontade de Deus, mas, sim, da própria natureza humana. Essa ideia é anterior ao direito positivo, pois se fundamenta na ideia de justiça inata e universal. A partir do presente enunciado, podemos dizer que os direitos do homem são
		
	
	supranacionais e constitucionais.
	
	supranacionais e temporais.
	 
	supranacionais e atemporais.
	
	constitucionais e temporais.
	
	nacionais e temporais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503078277)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a afirmação histórica dos direitos do homem, dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, assinale a opção correta:
		
	
	A fase do Estado Social caracteriza-se pela vitória da proposta econômica liberal, através do triunfo dos direitos individuais, cuja efetivação, em princípio, não exige qualquer interferência do Estado.
	
	O fenômeno da internacionalização dos Direitos Humanos tem origem após a Primeira Guerra Mundial, com a criação da Liga das Nações.
	
	A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos fundamentais de primeira dimensão.
	
	Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra, no desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos, foi a cisão dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais.
	 
	A consagração dos direitos individuais nos primeiros documentos constitucionais solenes simboliza a transição entre as fases de reconhecimento dos direitos do homem em direitos fundamentais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503078278)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considere as seguintes afirmações sobre os Direitos Fundamentais e sobre a incorporação de Tratados sobre Direitos Humanos ao ordenamento jurídico brasileiro e, em seguida, assinale a alternativa correta: I - Não se pode dotar de validade direitos humanos fixados por meio de Tratados, ainda que o Brasil seja signatário do mesmo. II - A norma contida no art. 5º, § 2º, CRFB, significou, pela primeira vez na história do direito constitucional brasileiro, a abertura do catálogo de direitos fundamentais, englobando aqueles decorrentes de tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. III - O mandamento da aplicabilidade imediata, contido no art. 5º, § 1º, CRFB, somente abrange normas de direitos fundamentais contidas no art. 5º, CRFB.
		
	
	Apenas e segunda e a terceira assertivas estão corretas.
	
	Apenas a terceira assertiva está correta.
	 
	Apenas a segunda assertiva está correta.
	
	Apenas a primeira assertiva está correta.
	
	Apenas a primeira e a segunda assertivas estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502585702)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos na ordem interna, analise as seguintes afirmativas: I  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, não podem ter status de supralegalidade. II  Os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira sempre serão considerados como emendas constitucionais, independentemente do modo de sua aprovação pelo Congresso Nacional; III  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, podem equivaler à emenda constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos. IV  Os direitos previstos nos tratados internacionais sobre direitos humanos podem fazer parte do catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro, de acordo com a cláusula de abertura do art. 5º, § 2º, da CRFB/88. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I
	 
	III e IV
	
	I, III e IV
	
	I e IV
	
	II e III
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502585884)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação aos direitos fundamentais e suas três dimensões, assinale a resposta correta:
		
	 
	Os direitos de segunda geração surgem com o objetivo de garantir a busca pela igualdade material e pela justiça social.
	
	Os direitos de primeira geração são geralmente descritos como direitos positivos, pois, normalmente, demandam ações prestacionais positivas do Estado.
	
	Os direitos fundamentais de terceira geração nascem atrelados à busca da igualdade formal e são direitos individuais.
	
	As dimensões dos direitos fundamentais podem ser atreladas à trilogia da Revolução francesa, ou seja, a expressão fraternidade fica atrelada à primeira dimensão e a expressão liberdade fica associada à segunda dimensão de direitos.
	
	Os direitos de segunda geração são geralmente descritos como direitos negativos e absenteístas, na medida em que garantem as liberdades individuais dos cidadãos comuns.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503078282)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os direitos fundamentais e suas dimensões, analise as afirmações e marque a alternativa CORRETA:
		
	
	e) A evolução das dimensões dos direitos fundamentais conduz à substituição de direitos, em decorrência do atingimento de novos estágios de proteção.
	
	d) Direitos fundamentais de primeira e segunda geração foram contemplados, pela primeira vez, na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, na França.
	
	c) Os direitos fundamentais de terceira dimensão podem ser considerados como direitos da igualdade, a exemplo dos direitos à educação e à saúde.
	
	b) Os direitos fundamentais de segunda dimensão possuem um viés promoção da fraternidade e da integração entre os povos, sendo algumas de suas expressões o direito à paz e ao meio ambiente sadio.
	 
	a) Os direitos fundamentais de primeira dimensão são predominantemente diretos negativos de não intervenção do Estado no domínio privado. Em regra, não demandam ações estatais positivas para a sua concretização.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502619253)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No Estado de Direito contemporâneo predomina a dogmática pós-positivista, cuja lógica jurídica garante a eficácia das normas constitucionais, seja pela ação do poder legislativo, seja pela atuação positiva do poder judiciário. Tal doutrina, no Brasil, recebeu o nome de:
		
	 
	Doutrina do poder moderador
	
	Doutrina do Positivismo jurídico
	
	Doutrina do juscontratualismo
	
	Doutrina do Legalismo estrito
	 
	Doutrina da efetividade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502586446)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São normas constitucionais de eficácia contida aquelas
		
	
	em que o constituinte, em vez de regular, direta e imediatamente determinados interesses, limita-se a traçar-lhes os princípios para serem cumpridos pelos seus órgãos (legislativos, executivos e judiciais).
	
	que, desde a entrada em vigor da Constituição, produzem efeitos apenas parciais, pois, dependem de legislação regulamentadora.
	
	que, desde a entrada em vigor da Constituição, não produzem efeitos, pois, dependem de legislação regulamentadora.
	 
	em que o legislador constituinte regulou suficiente os interesses relativos a determinada matéria, mas deixou margem à atuação restritiva por parte do legislador infraconstitucional.
	
	por meio das quais o legislador constituinte traça esquemas gerais de estruturação e atribuição de órgãos, entidades ou institutos, para que o legislador ordinário os estruture,em definitivo, mediante lei.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503069805)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No âmbito do neoconstitucionalismo, prevalece a tese da força normativa da Constituição. Assim sendo, a ideia de que existe uma dificuldade financeira de o Estado garantir todo o rol de direitos sociais recebe a denominação de:
		
	
	Reserva do Impossível.
	 
	Reserva do possível fática
	
	Reserva do possível jurídica.
	
	Dificuldade contramajoritária.
	
	Dificuldade exegética
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503012638)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A eficácia dos direitos sociais fica muito comprometida tendo em vista sua natureza de posições jusfundamentais de caráter positivo que demandam uma ação prestacional por parte do Estado. A partir desse fato, aponte a única resposta correta com relação à efetividade dos direitos sociais:
		
	 
	O caráter programático dos direitos sociais retira-lhes a condição de direitos fundamentais do cidadão comum, na medida em que dependem sempre de atuação do legislador democrático.
	
	Os direitos sociais são direitos negativos de primeira dimensão concebidos no âmbito do constitucionalismo liberal.
	
	Os direitos sociais não são aptos a gerar verdadeiros direitos subjetivos ao cidadão comum, pois dependem sempre de legislação posterior.
	 
	A nova hermenêutica advoga a tese de que o poder judiciário não depende de interposição legislativa superveniente para concretizar direitos sociais atrelados a um núcleo essencial garantidor das condições mínimas de vida digna dos hipossuficientes.
	
	A alta densidade normativa dos direitos sociais faz com que a sua efetividade não fique dependente de ação legislativa superveniente.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais