Buscar

Aula 09

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
Clara Brum
Aula 9
Ética da Advocacia
Infrações ético-disciplinares – Art. 34 do EOAB;
Suspensão Preventiva – Art. 70, §3º do EOAB.
Sanções:
Advertência - art. 36, § único, EOAB
Censura - art. 36, caput, EOAB
Suspensão - art. 37, Incisos e §§, EOAB
Multa - art. 35, IV, EOAB.
Exclusão - art. 38, incisos e § único, EOAB
Ética da Advocacia
Censura:
Do inciso I ao inciso XVI e XXIX do art. 34 – punível com censura;
Os demais artigos do ESTATUTO, CED, RG e provimentos – punível com censura;
O tribunal de ética poderá converter a censura em advertência na hipótese de atenuantes.
Ética da Advocacia
SUSPENSÃO: (não pode advogar)
Do inciso XVII ao XXV do art. 34, Estatuto;
Hipótese de advogado reincidente: aplica-se a suspensão: C+C ou S = S
Ética da Advocacia
SUSPENSÃO: (não pode advogar)
Período: de 30 dias a 12 meses, podendo ultrapassar o prazo nas hipóteses:
Falta de prestação de contas – até prestar!!
Deixar de pagar a anuidade da OAB – até pagar!!
 Inépcia profissional – até novas provas de habilitação!!
Ética da Advocacia
Dentre as hipóteses de conduta incompatível o parágrafo único do art. 34 elenca algumas de modo exemplificativo, por conseguinte inicia o parágrafo mencionando o verbo incluir: “Inclui-se”.
Ética da Advocacia
Art. 34,parágrafo único, EOAB. Inclui-se na conduta incompatível: 
a) prática reiterada de jogo de azar, não autorizado por lei; 
b) incontinência pública e escandalosa; 
c) embriaguez ou toxicomania habituais.
Ética da Advocacia
EXCLUSÃO: (deixa de ser advogado)
Incisos XXVI, XXVII e XXVIII do art. 34, EOAB:
Falsa prova para inscrição na OAB;
Moralmente inidôneo;
Crime infamante.
Exclui-se o advogado por ocasião da aplicação da 3ª sanção de suspensão: S+S+S= E
Ética da Advocacia
O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal (Art. 70, EOAB).
Cabe ao Tribunal de Ética e Disciplina, do Conselho Seccional competente, julgar os processos disciplinares, instruídos pelas Subseções ou por relatores do próprio Conselho (Art. 70, Art. 70, EOAB).
Ética da Advocacia
O Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho onde o acusado tenha inscrição principal pode suspendê-lo preventivamente, em caso de repercussão prejudicial à dignidade da advocacia, depois de ouvi-lo em sessão especial para a qual deve ser notificado a comparecer, salvo se não atender à notificação. 
Neste caso, o processo disciplinar deve ser concluído no prazo máximo de noventa dias (art. 70, § 3°EOAB). 
Ética da Advocacia
Na hipótese prevista no art. 70, § 3º, do EAOAB, em sessão especial designada pelo Presidente do Tribunal, serão facultadas ao representado ou ao seu defensor a apresentação de defesa, a produção de prova e a sustentação oral (Art. 63 CED).
Ética da Advocacia
A jurisdição disciplinar não exclui a comum e, quando o fato constituir crime ou contravenção, deve ser comunicado às autoridades competentes (art. 71, EOAB).
Cabe ao Tribunal de Ética e Disciplina, do Conselho Seccional competente, julgar os processos disciplinares, instruídos pelas Subseções ou por relatores do próprio Conselho (art. 70, Art. 70, EOAB).
Ética da Advocacia
O processo disciplinar instaura-se de ofício ou mediante representação de qualquer autoridade ou pessoa interessada (Art. 72, EOAB) 
O Código de Ética e Disciplina estabelece os critérios de admissibilidade da representação e os procedimentos disciplinares (Art. 72, § 1º, EOAB).
 
O processo disciplinar tramita em sigilo, até o seu término, só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente (Art. 72, § 1º, EOAB).
Ética da Advocacia
O processo disciplinar instaura-se de ofício ou mediante representação do interessado (Art. 55, CED). A representação não poderá ser anônima ( Art. 55, § 2º CED).
Endereçada ao Presidente do Conselho Seccional ou ao Presidente da Subseção, por escrito ou verbalmente (Art. 56, CED).
Nas seccionais cujos Regimentos Internos atribuírem competência ao Tribunal de Ética e Disciplina para instaurar o processo ético disciplinar, a representação poderá ser dirigida ao seu Presidente (art. 56, pu, CED).
Ética da Advocacia
A representação deverá conter a identificação do representante, com a sua qualificação; a narração dos fatos; os documentos e a indicação de outras provas a ser produzidas, bem como, se for o caso, o rol de testemunhas, até o máximo de cinco; a assinatura do representante ou a certificação de quem a tomou por termo, na impossibilidade de obtê-la (Art. 57 CED).
A representação – Pres. (Conselho Secc/Subs/TED) – Relator para instrução processual ( 58, CED). 
A instrução processual poderá ocorrer no TED que designará relator ( art. 58, § 1°, CED)
Ética da Advocacia
É também permitida a revisão do processo disciplinar, por erro de julgamento ou por condenação baseada em falsa prova (Art. 73, § 5º EOAB).
O Conselho Seccional pode adotar as medidas administrativas e judiciais pertinentes, objetivando a que o profissional suspenso ou excluído devolva os documentos de identificação (Art. 74, EOAB). 
Ética da Advocacia
A prescrição da pretensão punitiva dos inscritos é de 05 anos a contar da constatação oficial do fato pela OAB (data do juízo de admissibilidade proferido pelo relator) – Art. 43, EOAB.
A prescrição intercorrente ocorrerá sempre que o processo ético ficar paralisado por mais de 03 anos, podendo ser arquivado de ofício ou a requerimento do interessado – Art. 43, § 1º, EOAB.
Referências:
BRASIL. Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. Lei 8.906, de 4 de julho de 1994. Coleção Saraiva de Legislação. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
​
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Código de Ética e Disciplina da OAB. 2015.
​
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB. 13 de fevereiro de 1995. Coleção Saraiva de Legislação. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
​
Referências:
COÊLHO, Marcus Vinicius Furtado. Comentários ao novo código de ética dos advogados. São Paulo: Saraiva, 2016.
 
GONZAGA, Álvaro de Azevedo; NEVES, Karina Penna; BEIJATO JUNIOR, Roberto. Estatuto da advocacia e novo Código de Ética e Disciplina da OAB comentados. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2016.
 
LÔBO, Paulo L. N. Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB. São Paulo: Saraiva, 2015.
Clara Maria Cavalcante Brum de Oliveira
Possui graduação em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1990), graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2005) e mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora assistente da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, filosofia da ciência, filosofia, filosofia política e filosofia do direito. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2000062113086870
Como é ser um Filósofo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais