Buscar

slide trabalho de paulo 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
 
 
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO A SAÚDE DA MULHER
 
LUCICLEIDE CORREIA DA COSTA LIMA
 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO A SAÚDE Da MULHER
 
 Trabalho disciplina seminários integrados 
Apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da AV1. do curso bacharel em enfermagem pelo Centro Universitário Estácio do Recife sob orientação da Prof.ª Paulo
OBJETIVOS
Em maio de 2004 o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) Princípios e Diretrizes foi construída a partir da proposição do SUS, pelo processo de municipalização e principalmente pela reorganização da atenção básica, por meio da estratégia do Programa Saúde da Família. 
PNAISM tem por objetivo, promover a melhoria das condições de vida e saúde, reduzir morbimortalidade, especialmente por causas evitáveis, ampliar, qualificar e humanizar a atenção à saúde da mulher no SUS.
INTRODUÇÃO
A SITUAÇÃO DE SAÚDE 
 ATRIBUIÇÕES DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE SAÚDE DA MULHER. 
CONSULTA PRÉ-NATAL DE ENFERMAGEM 
O principal objetivo da primeira consulta pré-natal é a identificação de patologias específicas ou de fatores de risco que possam alterar adversamente a evolução da gravidez, permitindo ao profissional de saúde a adoção oportuna de medidas preventivas ou curativas. A identificação desses fatores é concretizada mediante a realização da história clínica, exame físico e solicitação de exames complementares.
CONSULTA PRÉ-NATAL DE ENFERMAGEM
 As ações de atenção à mulher são prioridades e se expressam por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). As linhas de cuidado prioritárias da PNAISM são: 
Atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada baseada em evidências científicas;
 Saúde sexual e reprodutiva de mulheres e adolescentes
Promoção, prevenção e tratamento das DST/ AIDS).
Atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência sexual.
Redução da morbimortalidade por câncer de mama e colo uterino e atenção integral às mulheres no climatério. 
CONSULTA PRÉ-NATAL DE ENFERMAGEM
Realizar o cadastramento da gestante no SisPreNatal fornecer o Cartão da Gestante devidamente preenchido (o cartão deve ser verificado e atualizado a cada consulta) Como orientar as mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, amamentação, vacinação e o cuidado no pós parto são algumas ações desenvolvidas por esses profissionais.
 
PLANEJAMENTO FAMILIAR
O planejamento familiar é um ato consciente: torna possível ao casal programar quantos filhos terá e quando os terá. Permite às pessoas e aos casais a oportunidade de escolher entre ter ou não filhos de acordo com seus planos e expectativas. O acesso à informação e a facilidade de obtenção de meios contraceptivos sob orientação médica ou de enfermagem adequada é a única maneira de preservar a saúde da mulher, evitando gestações indesejadas, diminuindo o número de gestações de alto risco, abortos inseguros e consequentemente reduzindo a mortalidade materna e infantil. 
MORTALIDADE MATERNA
É importante a avaliação do enfermeiro na identificação das distorcias de progressão e do sofrimento fetal e também nos partos prolongados, podendo prevenir complicações como a detecção precoce de sinais e sintomas de hemorragia pós-parto imediata pode contribuir para diminuição da morbidade e mortalidade materna durante este período.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
PREVENÇÕES DE DSTS / HIV
O nível de conhecimento do enfermeiro sobre a infecção deve incluir estratégias de tratamento, fontes de encaminhamento e medidas preventivas. Além disso, o enfermeiro deve ser especializado em orientações e aconselhamentos e deve sentir-se confortável quando se deparar com pacientes que apresentam diagnóstico de infecção
CLIMATÉRIO/MENOPAUSA
O climatério é definido pela Organização Mundial de Saúde como uma fase biológica da vida da mulher que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo.
Esta fase de transição na vida da mulher assume importância capital não somente pela maior incidência de processos patológicos (doenças cardiovasculares, osteoporose, arteriosclerose, artropatias, neoplasias, etc.) como também pela possibilidade de sofrer transformações psíquicas (irritabilidade, depressão, insônia, astenia, angústia etc.).
 
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO 
 A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (HPV). A transmissão da infecção pelo HPV ocorre por via sexual, presumidamente através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital (INCA, 2016).
O enfermeiro deve sensibilizar e orientar as mulheres para realizarem o exame de papanicolau, sobre a importância da detecção precoce do câncer, reduzindo assim a mortalidade por câncer de colo de útero.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA 
 
Para o Brasil, em 2016, foram esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.
 o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
 (INCA, 2016).
.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER 
A violência doméstica e sexual contra a mulher deixa sequelas físicas e emocionais, além de algumas vezes levar à morte. Neste sentido, as equipes de saúde se encontram em posição estratégica na identificação e acompanhamento a essas mulheres. As Equipes de Saúde de Família estão diretamente vinculadas a assistência a estas mulheres e conhecem suas dificuldades e vulnerabilidades, devendo assim acolher , orientar, notificar e encaminhar as situações de violência conforme as indicações, considerando a importância da escuta qualificada e do sigilo profissional.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
CONCLUSÃO
O papel do enfermeiro é de grande importância na saúde da mulher, pois o enfermeiro faz parte de uma equipe multiprofissional, tem a responsabilidade, ao presta uma assistência e cuidados a mulher de forma igualitária, sem nenhum preconceito de raça, ou condições socioeconômica.
REFERENCIAS 
 
 
COFEN, Resolução 223/1999. Dispõe sobre a atuação de enfermeiros na assistência a mulher no ciclo gravídico puerperal. Brasília. 1999.
 
REVISTA FAFIBE Saúde da Mulher. Disponível em: <http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/36/30102015190327.pdf>. Acesso em: 31set.2017
 
BVS, Atenção básica saúde mulher. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_atencao_basica_saude_mulheres.pdf>. Acesso em 31 set 2017.
 
COREN-GO, Protocolo de enfermagem. Disponível em: <http://www.corengo.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Protocolo-de-Enfermagem-2015.pdf>. Acesso em 31 set 2017.
 
Obrigada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando