Buscar

PSICOFISIOLOGIA 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOFISIOLOGIA
1a aula
	1a Questão (Ref.: 201603363909)
	Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Ricardo está muito motivado para trabalhar, ele conseguiu um trabalho novo e está animado com as novas possibilidades. Ele tem se dedicado bastante nos treinamentos que a empresa oferece. O comportamento de Ricardo é um:
		
	
	Comportamento Motivado Sexual
	
	Comportamento Motivado Complexo
	
	Comportamento Imotivado Vascular
	
	Comportamento Imotivado Essencial
	
	Comportamento Imotivado Elementar
	
	A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo estimula a síntese de proteínas e renovação celular?
		
	
	ACTH 
	
	GH 
	
	TSH 
	
	LH 
	
	FSH 
	Homeostase é definida como a permanente tendência dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). Isso significa que:
		
	
	O organismo que possui homeostase é raro e excêntrico, pois o normal é o organismo doente e frágil, debilitado.
	
	Cada organismo reage de um jeito aos estímulos externos, por isso a homeostase não existe.
	
	O organismo não pode se manter internamente, visto que há constantes desequilíbrios provocados pelo meio externo, o que impossibilita a homeostase.
	
	A manutenção do organismo em homeostase assegura as condições necessárias para uma vida livre e independente.
	
	Um organismo em homeostase está em processo de inconstância e inconsistência, sem limites fisiológicos.
	
	Pesquisando no dicionário Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: equilíbrio ótimo do meio interno do organismo. Qual dos verbetes abaixo foi o consultado por mim? 
		
	
	Comportamento 
	
	Motivação 
	
	Hipotálamo 
	
	Homeostase 
	
	Saúde 
	
	A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo determina a secreção de cortisol (disponibiliza as reservas de energia, inibe o sistema imune)? 
		
	
	GH 
	
	FSH
	
	LH 
	
	ACTH 
	
	TSH 
	
	Os atos promovidos pelas nossas motivações são definidos por Lent, 2004 como comportamentos motivados, exemplificando: fome e sede são motivações, comer e beber são comportamentos motivados. Regulação da temperatura, sede e fome são exemplos de comportamentos: 
		
	
	complexos
	
	comuns
	
	elementares
	
	sexuais
	
	somáticos
	A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo participa da maturação dos gametas? 
		
	
	TSH 
	
	ACTH 
	
	GH 
	
	FSH 
	
	LH 
	hipófise posterior libera hormônios produzidos pelo hipotálamo na corrente sanguínea, qual dos hormônios citados abaixo regula os níveis volumétricos e de concentração salina do sangue?
		
	
	Corticotropina 
	
	Tireotropina 
	
	Prolactina 
	
	Ocitocina 
	
	Vasopressina 
	
	Definida como a permanente tendência ou estado dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). O fundamental é entendermos que a manutenção do organismo nesta condição assegura as condições necessárias para uma vida livre e independente. O parágrafo refere-se a um estado denominado:
		
	
	Vegetativo
	
	Somático
	
	Autônomo
	
	Homeostase
	
	Visceral
	
	De acordo com os estudos sobre Motivação, sabemos que os atos promovidos pelas nossas motivações foram definidos por Lent, 2004 como comportamentos motivados, por exemplo: fome e sede são motivações, já o ato de comer e beber são classificados como os comportamentos motivados. Considerando a classificação deste autor, os exemplos citados (fome e sede) compreendem comportamentos motivados de que tipo? Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apetitivos.
	
	Complexos.
	
	Elementares.
	
	Sexuais.
	
	Consumatórios.
	
	hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo determina a oocitação (antigamente reportada por ovulação) e é responsável pela síntese de andrógenos? 
		
	
	TSH 
	
	FSH 
	
	GH 
	
	LH 
	
	ACTH 
	
	De acordo com os estudos na temática da Motivação sabemos que a homeostase é definida como a permanente tendência dos organismos de manter a constância do meio interno (Walter Canon, 1871-1945), para tal, diversos ajustes fisiológicos são continuamente realizados, de forma a garantir o bom funcionamento do corpo. Dentre as opções abaixo qual delas indica os órgãos ou sistemas que participam diretamente da produção e controle das reservas de energia em nosso organismo?
		
	
	Sistema respiratório.
	
	Fígado e Pâncreas. 
	
	Glândulas endócrinas.
	
	Sistema circulatório.
	
	Rins.
	A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo determina a secreção de tiroxina (elevação do metabolismo)? 
		
	
	GH 
	
	ACTH 
	
	LH 
	
	FSH
	
	TSH 
	Bruna está com muita sede e decidiu ir até a geladeira para pegar um copo de água para beber. O ato de Bruna é um comportamento:
		
	
	Disfuncional
	
	Avariado
	
	Inadequado
	
	Desmotivado
	
	Motivado
	
	A hipófise posterior libera hormônios produzidos pelo hipotálamo na corrente sanguínea, qual dos hormônios citados abaixo participa das contrações uterinas no trabalho de parto e da ejeção do leite materno? 
		
	
	Prolactina 
	
	Corticotropina 
	
	Tireotropina 
	
	Ocitocina 
	
	Vasopressina 
	
	Considerando seus estudos sobre os neurormônios e hormônios, hipotalâmicos e hipofisários, analise as opções abaixo e assinale aquela em que só encontramos neurormônios hipotalâmicos listados:
		
	
	Glucagon e insulina.
	
	Ocitocina e ADH.
	
	FSH e LH
	
	ACTH e Prolactina.
	
	TSH e GH

Outros materiais