Buscar

AV parcial economia politica ead estácio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201702747494)	Acerto: 1,0 / 1,0
Esta profissão precisa de se dizer e de se contar: é uma maneira de compreendê-la em toda a sua complexidade humana e científica. É que ser professor obriga a opções constantes, que cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser. (Antonio Nóvoa). A fala poética de Antonio Nóvoa reproduz um conceito bastante interessante relacionado a análise comportamental. ...A maneira de ser e a maneira de ensinar... se constituem como formas de comportamento. Considerando que o professor em sala de aula, emite respostas, e estas produzem alterações no ambiente, na ocasião de alguém lhe fazer uma pergunta, e sua resposta for precisa (não deixando dúvidas ao interlocutor), é bem provável que na próxima vez que lhe fizerem a mesma pergunta, o professor responda da mesma forma. Considerando as teorias behavioristas, tal situação expressa à ideia do:
	Insight: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor.
 Certo	Reforço: Quando a consequência de um comportamento aumenta a frequência desse mesmo comportamento diante do estímulo que o eliciou
	Modelagem: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor através do reforço.
	Insight: Quando a consequência de um comportamento aumenta a frequência desse mesmo comportamento diante do estímulo que o eliciou.
	Reforço: Quando compreensão imediata da melhor maneira de responder ao aluno e percebida pelo professor.
 Gabarito Comentado.	 Gabarito Comentado.	 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201702747498)	Acerto: 1,0 / 1,0
Um professor solicita a participação dos alunos no fórum de debate da disciplina on-line, recomenda que as aulas sejam assistidas com bastante atenção e a leitura da bibliografia recomendada seja feita aula-aula. Sugere a participação em diversas atividades, por exemplo, um fórum de dúvidas, exercícios, permitindo os alunos colocarem-se em situação de desempenho frente às diversas atividades sugeridas, visando uma melhor mediação com o conhecimento. As solicitações visam auxiliar ao discente (aluno) adquirirem novos comportamentos que vão integrar o seu repertório comportamental na rotina dos seus estudos durante um curso à distância. À aprendizagem de comportamentos complexos, dividindo-os em partes simples até o total aprendizado através de um reforçamento diferencial chama-se:
	Behaviorismo
	Aprendizagem por insight
	Aprendizagem Respondente (S ¿ R)
 Certo	Modelagem
	Associacionismo
 Gabarito Comentado.	 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201702772101)	Acerto: 1,0 / 1,0
Entende-se como indivíduo "mentalmente saudável" aquele que: I ¿ Apresenta algum tipo de conflito social, mas sem comprometimento do seu funcionamento e enfrenta esses desafios, compreendendo que não pode ser tudo para todos. II ¿ Enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana, compreendendo que não é perfeito e vivencia uma vasta game de emoções ficando triste às vezes. III - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau, mas o indivíduo procura ajuda para lidar com seus problemas. Considerando as sentenças I, II e III, marque a alternativa correta:
	Apenas as sentenças II e III são verdadeiras
	Apenas as sentenças II e I são falsas
 Certo	Apenas a sentença III é falsa
	Apenas as sentenças III e II são falsas
	Apenas a sentença III é verdadeira
 Gabarito Comentado.	 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201702772099)	Acerto: 1,0 / 1,0
A expressão transtorno mental, adotada em lugar de doença, acompanha o critério da CID-10 (1993, p. 5). Há comprometimento quando: I - Funções mentais superiores recebem interferência, dificultando ou afetando a atuação (por exemplo, o indivíduo não consegue lembrar-se de compromissos); II - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau; III - Existe o desvio ou conflito social sozinho, sem comprometimento do funcionamento do indivíduo. Marque a alternativa correta:
 Certo	Apenas o critério III é falso
	Apenas os critérios II e III são verdadeiros
	Apenas os critérios II e I são falsos
	Apenas o critério III é verdadeiro
	Apenas os critérios III e II são falsos
 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201702723951)	Acerto: 1,0 / 1,0
A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, cientificamente, a doença é denominada como:
	Sinônimo do diagnóstico de Comportamentos Disfuncionais.
	Sinônimo do diagnóstico da Esquizofrenia.
	Sinônimo do diagnóstico de Sociopatia.
	Sinônimo do diagnóstico de Trauma Psicológico.
 Certo	Sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201702772151)	Acerto: 1,0 / 1,0
É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. O enunciado expressa o conceito de:
	Imputabilidade
	Irresponsabilidade
	Psicose
	Psicopatia
 Certo	Inimputabilidade
 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201702619088)	Acerto: 1,0 / 1,0
Não é possível dizer que vivemos numa sociedade meritocrática se as oportunidades não são iguais para todos e se os critérios de exclusão pautam-se em valores social e culturalmente construídos para a configuração das desigualdades atuais. Políticas de combate à desigualdade devem promover chances iguais, impedindo a cristalização da estrutura de classes e diminuindo as clivagens e as distâncias entre estas. Neste caso, pode-se identificar que:
 Certo	preconceito e discriminação são mecanismos que contribuem para a produção e a manutenção das desigualdades raciais e da estratificação social
	os mecanismos discriminatórios não podem ser entendidos a partir do momento em que são feitas tais diferenciações, pois elas não se configuram em distintas maneiras em cada sociedade.
	crenças arraigadas não desempenham um papel fundamental na maneira de ver o mundo e responder aos estímulos.
	através da comunicação do estereótipo, ocultamos uma avaliação, um pré-juízo em relação aos outros indivíduos e aos grupos que os constituem.
	os estereótipos nem sempre formam a base do preconceito em relação a um indivíduo ou a um grupo.
 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201702242963)	Acerto: 1,0 / 1,0
Complete a frase com as expressões que forem mais adequadas à compreensão desta afirmativa: O preconceito está para ________________ assim como a discriminação está para ______________________.
	A opressão/a tolerância.
 Certo	Uma atitude desfavorável/um ato injusto
	A tolerância / a opressão
	Uma ação injusta e atitude favorável
	Opressão e a segregação.
 Código de referência da questão.9a Questão (Ref.: 201702718767)	Acerto: 1,0 / 1,0
De acordo com Barbosa (2001) , o casamento era visto como um vínculo indissolúvel entre os cônjuges e no período da República somente era reconhecido o casamento civil. A lei civil que pautava a sua orientação, no sentido de ser família somente aquela constituída pelo casamento, em 1934, transforma-se em norma constitucional. Mas, anterior a Constituição Federal de 1988:
I - O matrimônio era o único laço legítimo e legal de constituir família e somente quem era ligado por tal vínculo tinha a proteção do Estado.
II
- O casamento repousava sobre o nítido interesse procriativo e de continuidade da família.
III- Ao se casar, a mulher tornava-se capaz de gerir a própria vida, o que lhe conferia uma posição igualitária em relação ao marido.
De acordo com o contexto acima, assinale a alternativa correta:
	As alternativas I, II e III estão corretas
	Apenas a alternativa III está correta
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
 Certo	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	Apenas a alternativa I está correta
 Gabarito Comentado.
 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201702772161)	Acerto: 1,0 / 1,0
Percebe-se que o valor atribuído ao relacionamento mãe-filho não foi uma constante e que tiveram alterações no decorrer da história, sendo que as variações derivadas das concepções e práticas relacionadas à maternagem tiveram sua origem em uma série de agenciamentos sociais em que o discurso científico teve importância fundamental. O amor materno, por exemplo, foi um mito construído com o auxílio do discurso médico, político e filosófico a partir do século XVIII; Áries (1981), Badinter (1985) e Donzelot (1986). Desta forma, o papel da mulher deve ser compreendido dentro de duas concepções: Relativa e Tridimensional. É tridimensional, pois:
	Porque ela só se concebe em relação ao pai e ao filho, não sendo instintiva ou natural, sendo impossível compreender as modificações do papel materno sem mencionar os demais membros da microssociedade familiar.
	É impossível compreender as modificações sociais do papel materno sem compreender o instinto da maternidade e paterno garantias da sobrevivência da espécie.
	Porque ela só se concebe no desejo de ser mãe, não sendo instintiva ou natural, sendo impossível compreender as modificações do papel materno sem compreender historicamente o desejo da mulher pela maternagem.
 Certo	Porque, além dessa dupla relação, a mãe também é mulher, isto é, um ser específico dotado de aspirações próprias¿ (Badinter, 1985 ¿ pg. 25).
	É impossível compreender as modificações do papel materno sem compreender o instinto da maternidade.
 Gabarito Comentado.	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais