Buscar

Hérnia de disco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hérnia de disco 
1
Hérnia de disco 
Mais de 2 milhões casos por ano (Brasil)
Idades afetadas
0-2
3-5
6-13
14-18
19-40
 41-60
60+
O tratamento é feito com auxílio médico
Requer um diagnóstico médico
Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem
www.google.com.br/search?q=He
Hérnia de disco 
95% das pessoas que sofrem com a hérnia de disco não precisam realizar cirurgia na coluna vertebral, podendo tratar com método não invasivo.
13% das consultas médicas envolvem dores na coluna.
15% da população mundial sofre com a hérnia de disco.
70% da população brasileira com mais de 40 anos sofre de algum tipo de problema na coluna.
Essa doença é a 3ª causa de aposentadoria precoce, as dores nas costas são também o 2° principal motivo das pessoas que tiram licença no trabalho.
Mais de 6 milhões de brasileiros sofrem com a doença e é a 2ª maior causa de afastamento do trabalho, ficando atrás apenas das doenças cardíacas.
Pessoas com faixa etária de 25-45 anos apresentam o maior índice de casos de hérnia de disco.
Hérnia de disco 
Segundo dados do IBGE, a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho;13% das consultas médicas são queixas de dor na coluna vertebral; no Brasil, já são mais de 6.500.000 pessoas com hérnia de disco. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial terá um episódio de dor na coluna na vida
Estruturas:
ESTRUTURAS:
Estruturas:
Curvaturas Fisiológicas: 
São elas:
  Cervical – LORDOSE
  Torácica – CIFOSE
  Lombar  – LORDOSE
  Pélvica  – CIFOSE
 Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Região dorsal e pélvica) ou HIPERLORDOSE (Região cervical e lombar).
 Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.
9
Movimentos:
Flexão (Inclinação anterior)
Extensão (inclinação posterior)
Hiperextensão
Inclinação Lateral (Direita e Esquerda)
Rotação (Direita e Esquerda)
O que é a Hérnia de Disco?
Hérnia de disco 
Conceito:
Esse problema ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral de desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido.
Algumas hérnias de disco não causam sintomas. Outras podem irritar os nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em um braço ou uma perna.
Nem todos os discos precisam de intervenção. Quando necessário, o tratamento inclui medicamentos, fisioterapia e, possivelmente, cirurgia.
Tipos de Hérnias de disco:
Hérnia de disco
Ciatalgia
pode ser considerada mais um sintoma do que propriamente uma doença em si. Ela é provocada pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e vão formar o nervo ciático (ou isquiático), que começa na quarta e quinta vértebra da coluna lombar.
cervicalgia
As posturas sentada ou deitada com flexão de cabeça mantidas por longos períodos, muito comum durante a leitura, na televisão e no computador, em virtude da baixa altura dos monitores. A postura de inclinação lateral da cabeça e elevação do ombro ao atender ao telefone, quando coloca o apoio do fone entre a cabeça e o ombro. A utilização do membro superior em elevação durante muito tempo também deve ser evitado, comum entre bibliotecários, cabeleireiros, garçons e outros. A cada 50 minutos deve ser feito um alongamento muscular e neural nessas regiões da cervical e membros superiores.
LOMBALGIA 
Muitas pessoas confundem qualquer dor nas costas com lombalgia. Mas será que existem mesmo diferenças entre ambas?
Dores na região lombar são, cada vez mais, frequentes e afetam não somente pessoas com idade mais avançada, o público mais jovem (incluindo crianças e adolescentes) também manifesta queixas recorrentes nos consultórios médicos. Mas nem toda dor nas costas implica a existência de um problema mais grave na região. A lombalgia, normalmente, requer maior atenção e acarreta sintomas que sem o tratamento correto podem ser permanentes, prejudicando a qualidade de vida do paciente.
Osteofitos ou Bico de Papagaio
A osteofitose, conhecida popularmente como bico de papagaio, é um crescimento ósseo anormal entre duas vértebras da coluna vertebral que causa dor e limitação de movimentos. Pode atingir a coluna cervical, torácica e lombar. Bico-de-papagaio possa surgir devido à desidratação do disco intervertebral, por espondilose, por pré-disposição genética, sobrecarga articular (como no caso de obesidade), devido a algum problema articular prévio (como inflamação, fratura, ruptura de ligamentos, entre outros) ou em consequência de impactos sofridos desde a infância.
Etiologia:
Genética;
Etiologia:
Sedentarismo; 
Etiologia:
Obesidade;
Etiologia:
Má Postura;
Etiologia:
Tabagismo; 
Etiologia:
Lesões e acidentes;
Etiologia:
Envelhecimento;
Especialistas:
Clinico Geral;
Hematologista;
Osteopata; 
Fisioterapeuta;
Profissional da Educação Física 
Quais os Sintomas da Hérnia de Disco?
SINTOMAS:
SINTOMAS:
Hérnia de disco cervical
Hérnia de disco lombar
Dor na nuca ou no pescoço
Dor na região mais baixa das costas
Dificuldade em movimentar o pescoço ou levantar os braços
Dificuldade em se movimentar, abaixar, levantar-se ou virar na cama, por exemplo
Pode haver sensação de fraqueza, dormência ou formigueiro em um dos braços, cotovelo, mão ou dedos
Sensação de dormência nos glúteos,e/ounas pernas, na parte de trás, frente ou interna de uma das pernas
---
Sensação de queimação no trajeto do nervo ciático que vai da coluna até os pés
Diagnostico: 
 A suspeita diagnóstica parte da avaliação clínica, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como o Raio-X, tomografia computadorizada (TC) e ressonância nuclear magnética (RNM) ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.
Diagnostico:
Procedimentos:
Avaliação Clínica
Exame Raio-X
Tomografia Computadorizada (TC)
Ressonância Magnética (RNM)
Complicações:
Agudas ou Tardias;
– Locais: abrangem os músculos intrínsecos e as regiões mais profundas de alguns músculos mais superficiais que têm sua origem ou inserção diretamente nas vértebras. Esses músculos controlam a estabilidade intervertebral. (paravertebrais e eretores )
– Globais: Abrangem os músculos superficiais que não têm contato direto com as vértebras e atuam no controle das forças externas, da orientação e postura do complexo QPL, além do equilíbrio de todo o corpo. (abdominais)
Repouso ou movimento?
É tentadora e parece lógica a opção pelo repouso total após uma crise de dor nas costas, mas a literatura demonstra com muita clareza que o imobilismo está entre as piores decisões que se pode adotar na presença de dor crônica na coluna vertebral. Obviamente, durante uma crise aguda de lombalgia, os movimentos do tronco e dos membros ficam bastante comprometidos. Mas, após diagnóstico adequado e tratamento médico da fase aguda, é recomendável o retorno gradual às atividades físicas cotidianas e, em seguida, ao programa de exercícios que deverá receber alguns ajustes. Normalmente essa sequência somente é possível após tratamento fisioterapêutico.
Tratamento:
Funcional;
Musculação;
Pilates;
Ciclismo;
Natação;
Caminhada; 
Fisioterapia;
Quiopracricia;
Tratamento:
Funcional;
Tratamento:
Funcional;
Musculação;
Tratamento:
Funcional; 
Musculação;
Pilates;
Tratamento:
Funcional;
Musculação;
Pilates;
Ciclismo;
Tratamento:
Funcional;
Musculação;
Pilates;
Ciclismo;
Natação;
Tratamento:
Funcional;
Musculação;
Pilates;
Ciclismo;
Natação;
Caminhada; 
Tratamento:
Funcional;
Musculação;
Pilates;
Ciclismo;
Natação;
Caminhada;
Fisioterapia;
Tratamento:
Funcional;
Musculação;
Pilates;
Ciclismo;
Natação;
Caminhada; 
Fisioterapia;
Quiopracricia;
Tratamento:
R.P.G
Individualidade: ninguém sofre da mesma forma, cada pessoa é única e reage de maneira diferente, não sendo indicado nenhum tratamento padrão por sintoma ou idade;
Causalidade: onde a verdadeira causa do problema pode estar distante do seu sintoma, não devendo se tratar apenas o local da dor;
Globalidade: tratamento do corpo humano como um todo, sendo um trabalho corporal ativo levando em conta oito posições que colocam o corpo todo em estreitamento para que sejam verificadas quais tensões se relacionam.
treinamento:
Avaliação Física; 
treinamento:
Treinamento da flexibilidade;
treinamento:
Treinamento da flexibilidade;
Treinamento aeróbio;
treinamento:
Treinamento da flexibilidade;
Treinamento aeróbio;
Treinamento da força muscular;
Curiosidades:
COMO CAUSA DE APOSENTADORIA?
Curiosidades:
No Brasil, uma das causas mais comuns para as dores nas costas é o desenvolvimento da hérnia de disco. Os transtornos da coluna vertebral são responsáveis pela maior parte dos afastamentos no trabalho e auxílio-doença e grande parcela dos casos de aposentadoria precoce por invalidez.
Curiosidades:
HÉRNIA DE DISCO NA GESTAÇÃO?
Curiosidades:
Durante a gestação, a barriga da mulher pode crescer até cerca de 40cm. Esse crescimento leva a alterações na morfologia da coluna, ocorrendo, principalmente, aumento da curvatura da região lombar. Estima-se que cerca de 80% das gestantes apresentarão algum tipo de dor nas costas.
Curiosidades:
PREVENÇÃO JÁ NA INFÂNCIA?
Curiosidades:
Segundo estudos, antes dos 15 anos, cerca de 60% dos meninos e 70% das meninas já foram acometidos por dores nas costas. O problema não é mais exclusivo de adultos, crianças de diferentes idades já apresentam queixas cada vez mais intensas de dores na coluna. Para evitar que essas dores incomodem o grupo infantil, o ideal é prevenir o quanto antes. Se os devidos cuidados forem tomados desde cedo, educando as crianças para que tenham hábitos adequados, os riscos de dores nas costas podem ser, consideravelmente, reduzidos.
Cuidados:
Pressão Axial;
Rotação de tronco forçada;
Agachamento e afundo na barra;
Um disco integro e hidratado pode receber pressões equivalente 600 kg força na região lombar. Na posição sentada executando movimentos de carga, as pressões num homem de 70 kg chegam a 300 kg.
Cuidados:
Recomendações;
Posições correta durante o sonho.
REFERÊNCIAS:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais