Buscar

Resenha Aprendizagem na modalidade à distância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (UNEAD)
	
	ATIVIDADE PROPOSTA: Resenha Aprendizagem na Modalidade à Distância
	Componente Curricular:
	Seminário Integrador
	Semestre:
	1º
	Docente:
	Prof.ª Jaqueline Jamil
	Discente:
	Jayana Kelly Santana Reis
Aprendizagem na Modalidade à Distância
As práticas de ensino, e em específico a educação à distância, demandam a cada dia mais comunicação, seja ela oral, ou escrita. A Internet vem diminuindo caminhos, e fazendo com que a interação seja intermediada através de ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Seu uso simplifica, encurta distâncias e faz com que a comunicação seja rápida, imediata e eficaz.
O aluno precisa ser autônomo, desenvolver o seu senso crítico e participar ativamente de todo processo de aprendizagem. Ao professor, por sua vez, cabe dedicar-se em disseminar a informação, mostrar aos alunos os melhores meios de busca e validação de informações e incentivá-los também a participar do processo de construção do conhecimento, seja por compartilhamento de experiências ou através de opiniões. 
Com o conceito de sala de aula interativa, dentro da educação à distância, o desafio do professor torna-se mais acentuado, principalmente aos que se habituaram ao modelo clássico e unidirecional, na nova sala de aula, com a interação em alta, todos os participantes são elementos fundamentais na concepção da aprendizagem, o aluno pode ser tido como um colaborador e é incentivado a desenvolver habilidades e competências. 
A afinidade e habilidade do aluno com a internet, computadores e tecnologias, a frequência com que tem contato com esses meios e o tempo disponível para isso, acabam tendo uma relação direta com o desempenho na aprendizagem do discente em EaD. Assim, quando se fala em avaliar um curso em modalidade à distância, deve se considerar que, no processo, não estão envolvidos apenas a Instituição de Ensino, educadores e educandos, no EaD é preciso considerar também a realidade e os recursos disponíveis para os alunos, uma vez que a as condições podem não ser de fato mesma para todos.
REFERÊNCIAS 
JESUS, D. P.; BORGES, E.M. A EaD no Contexto Educacional: propostas para avaliação. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, vol. 13, 2014, p. 193-209.
SILVA, M. Sala de aula interativa A educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande, 2001.

Outros materiais