Buscar

Fórum economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. (2,0) O que microeconomia e macroeconomia estudam?
2. (1,0) Como decidir se a demanda é sensível ou não a mudança de preço?
3. (1,0) Como saber se o mercado é Monopolista?
4. (1,0) Como é o Sistema de Contas Nacional Brasileiro?
1. A macroeconomia estuda e analisa a estrutura e o funcionamento econômico de uma organização, como os Estados, às economias nacionais e internacionais. Através da macroeconomia é possível avaliar a política econômica um país, considerando as variáveis do PIB (Produto Interno Bruto), inflação, taxa de desemprego, câmbio, impostos e taxas de juros.
Já microeconomia estuda os pontos particulares referentes aos consumidores, às empresas e o processo produtivo, partindo de teorias sobre o comportamento e as escolhas das pessoas e das empresas na economia, analisando a distribuição de bens e serviços, bem como o rendimento proveniente de tais atividades.
2. Através da elasticidade preço da demanda é possível medir o quanto a demanda é manipulada em razão do preço e a reação dos consumidores às mudanças no preço. Dessa forma, se o preço de um produto aumentar, a quantidade de demanda desse produto tende a diminuir, sendo assim a demanda é sensível, respondendo a mudanças de preço. Caso exista uma variação pequena de preço e provocar uma grande mudança na quantidade vendida então se conclui que o produto é muito sensível ao preço, ou que este tem uma demanda muito elástica. 
3. O monopólio é basicamente uma circunstância de mercado onde uma única empresa vende ou produz um bem ou serviço e não têm substitutos próximos. O mercado monopolista pode ser identificado através de algumas características: apenas uma empresa produzindo o bem ou serviço, inexistência de produtos próximos para substituição, existência de obstáculos que dificultam a entrada de outras empresas para a concorrência (como por exemplo, produção em grande escala, que requer grande investimento, patentes para produção do bem e controle de fornecimento de matérias primas chaves).
4. Segundo o IBGE (2017), a tarefa fundamental do Sistema de Contas Nacionais é compatibilizar os fluxos entre agentes que caracterizam a atividade econômica, assim como as variações dos estoques de ativos e passivos, integrando-os em um esquema contábil que fornece uma representação completa do funcionamento da economia. O Sistema de Contas Nacionais retrata os fenômenos essenciais da vida econômica de um país: a produção e o consumo de bens e serviços e a geração, distribuição e uso da renda.
Dessa forma, o principal fator macroeconômico apontado pelo sistema de contas é o PIB, que representa o total de bens e serviços produzidos numa determinada região e em determinado período. Outros fatores também são considerados, como a Renda Nacional Disponível Bruta e a Poupança Bruta e alguns indicadores como as taxas de investimento e de poupança. O IBGE é responsável por publicar o Sistema de Contas Nacionais em conformidade com as recomendações internacionais do manual SNA 2008.

Outros materiais