Buscar

Quiropraxia no tratamento de cervicalgia

Prévia do material em texto

Efeitos da quiropraxia em pacientes com cervicalgia: revisão sistemática.
O estudo tem como objetivo, mostrar os efeitos da quiropraxia em pacientes com cervicalgia. 
A quiropraxia utiliza técnicas de ajustes quiropraxicos que devolvem os movimentos artrocinemáticos, micromovimentos normais à coluna vertebral, reduz a compressão neural que é responsável pela sintomatologia dolorosa. 
Foram utilizados 6 estudos do tipo ensaio clínico aleatório e controlado para a avaliação dos efeitos da quiropraxia no tratamento da dor cervical. Esses estudos foram avaliados pela forma do tratamento, método de avaliação, tempo de tratamento e acompanhamento.
Um estudo que avaliou 366 pacientes que relatavam dor na região cervical, cuja a origem não era hérnia de disco, artrose ou fratura das vértebras, foram separados em três grupos, sendo assim realizadas as técnicas de manipulação cervical, mobilização articular e fisioterapia convencional. A dor foi avaliada pelos questionários de Oswestry Adaptado e de Dor de McGill. Foi evidenciada diferença significante entre os grupos que realizaram mobilização e manipulação cervical.
É necessária a realização de mais ensaios clínicos controlados envolvendo a quiropraxia, assim como a utilização de métodos de avaliação mais fidedignos, para comprovar os reais efeitos no tratamento de cervicalgia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes