Buscar

circuito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
 
A parte da física que estuda a interação entre cargas elétricas chama-se eletricidade. É comum se associar a noção de eletricidade a equipamentos, a algo criado pelo ser humano. Mas, na verdade, a eletricidade sempre existiu desde o surgimento do universo.
Então dizemos que a corrente elétrica consiste no movimento ordenado de elétrons é formada quando há uma diferença de potencial (ddp) em um fio condutor. E esse movimento no condutor fica sujeito a uma oposição que é conhecida como resistência elétrica.
No inicio do século 19, o físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) descobriu duas leis que determinam a resistência elétrica dos condutores. Essas leis, em alguns casos, também valem para os semicondutores e os isolantes.
O cientista alemão realizou várias experiências, medindo estas voltagens (e as correntes correspondentes) quando aplicadas em diversos condutores feitos de substâncias diferentes. Verificou então que, para muitos materiais, principalmente os metais, a relação entre a voltagem e a corrente mantinha-se constante.
Os condutores que obedecem a lei de ohm são denominados condutores ôhmicos. Um condutor ôhmico - Consideramos um condutor, ao qual foi aplicada certa voltagem VAB. Esta voltagem estabelecerá, no condutor, uma corrente i. Variando o valor da voltagem aplicada ao condutor, verificamos que a corrente que passa por ele também se modifica.
Existem materiais, porém, que não obedecem a lei de Ohm, isto é, modificando-se a voltagem que é aplicada a um dado condutor, feito com material deste tipo, modifica-se o valor da resistência deste condutor (a  resistividade do material é alterada pela modificação na voltagem).
Através desses comentários vamos analisar a realização do experimento das leis de Ohm.
 
 
EXPERIMENTO E DISCUSSÕES
 
 
 
Antes de tudo temos que saber o que é um resistor - que é todo elemento que faz a conversão que transforma energia elétrica em energia térmica. Ex: ferro de passar roupas, secador de cabelo, chuveiro elétrico, etc.
 
Exemplos de Resistores:
 
                                                                                                       
                                                                                                                                                                                                 
A função dos resistores elétricos é transformar energia elétrica em energia térmica. Esse efeito é o que chamamos de Joule. 
O nosso objetivo é verificar a consistência da Lei de Ohm.
Vamos aos experimentos das leis:
1ª lei de Ohm
No visual gráfico nós temos o resistor esta sendo percorrido por uma corrente elétrica que vamos chamar de i a sua resistência elétrica vamos chamar de R e essa corrente só é possível se houver uma diferença de potencial entre os terminais desses resistores. Portanto estamos aplicando em seus terminais uma tensão U.
Observou-se que essa tensão U é diretamente proporcional a essa resistência elétrica, daí temos uma relação matemática onde a tensão e igual ao produto da resistência elétrica pela intensidade de corrente elétrica, ou seja, 
Observe nesse visual:
                                                     R
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	
	
	
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	 
	
	
	
	
	
	 
	
	
	
	
 
 
                                                                                                                            U
                                                     U                                                                        i
                                                                                                            i
Logo:   
Portanto essa 1ª lei de Ohm que relaciona a tensão aplicada à corrente que percorre nosso resistor e a resistência elétrica do resistor. Não podemos deixar de esquecer que essa analise foi feita por Ohm mantendo sempre constante a temperatura do resistor por isso ele considera a resistência constante.
“A intensidade de corrente que circula por um condutor é, a cada instante, proporcional à diferença de potencial aplicada às extremidades do mesmo.”
 
2ª lei de Ohm
No visual gráfico nós temos um resistor no formato de cilindro área de seção nos chamamos de A, resistência elétrica vamos chamar de R, esse material possui uma resistividade então nós temos materiais mais resistíveis e materiais menos resistíveis. A resistividade nós vamos representar pela letra grega  e tem o comprimento do resistor que chamamos de L.
                                              R
		   P
 
                      A
                                                                      
                                             L
 
A resistência é diretamente proporcional à resistividade, ou seja, quando mais resistivo for o material maior a resistividade que ele oferece. É diretamente proporcional ao comprimento desse material, consequentemente maior será o numero de choque entre as cargas elétricas e os átomos desse material.
Portanto quanto maior o comprimento maior a resistência elétrica. É inversamente proporcional a área, se aumentarmos a área facilitará a locomoção dessas cargas elétricas ai então reduze a resistência.
“A resistência elétrica de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua seção transversal”
 
As observações realizadas permitem escrever a seguinte relação:
R = p.
R - Resistência elétrica do condutor (W);
r - Resistividade do condutor (W. mm2/m);
l - Comprimento do condutor (m) e
s - Seção do condutor (mm2).
 
CONCLUSÃO
 
Através deste relatório, pode-se notar como funcionam as leis de Ohm que diz, quanto maior o comprimento do condutor – maior a resistência, maior a seção do condutor – menor a resistência, a resistência depende do material. Pois agora sabemos que utilizando a Lei de Ohm podemos analisar qualquer componente de um circuito elétrico.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 
<http://www.unb.br/iq/kleber/EaD/Eletromagnetismo/Resistividade/Resistividade.html> Acesso em 16/06/2012.
<http://www.apice.coop.br/FisicaNet/TabelasConstantes/Resistividadeeletrica.htm> Acesso em 16/06/2012.
<http://sabereletrico.com/leituraartigos.asp?valor=39> Acesso em 16/06/2012.
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3%AAncia_el%C3%A9trica> Acesso em 16/06/2012.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/relatorio-circuitos-eletricos/91430/#ixzz4sybZ0o8N

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais