Buscar

Simulado Disciplina Didatica

Prévia do material em texto

“A perspectiva fundamental da Didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e coloca a articulação das três dimensões, técnica, humana e política, no centro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 23 
Com base na citação acima, nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as afirmativas a seguir sobre a mudança da Didática Instrumental para a Didática Fundamental a partir da década de 1980, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Foi além de um novo  enfoque sobre a didática, uma reação à perspectiva que  se baseava na neutralidade didática.
II. ( ) Deixou de apontar alternativas concretas para o ensino da didática, considerando que este se dava da melhor forma possível.
III. (   ) Com as críticas e denúncias que fez contra a didática instrumental, a perspectiva da didática fundamental passou a pensar no planejamento como o principal ponto a ser enfatizado.
IV. ( ) Além de criticar e denunciar a didática de caráter meramente “instrumental” que estava em voga, buscou alternativas para a construção de novos conhecimentos na área.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F - V – V
	X
	B
	V- F- F- V
	
	C
	F -  F -  V – V
	
	D
	V -  F – V – F
 E V -  V -  V – F
Considere o trecho de texto a seguir: 
“O debate que se desenvolve em torno da natureza do campo da didática, sob um prisma epistemológico, no cerne das divergências de posições, enfatiza, com frequência, a legitimidade do caráter mais amplo da Didática geral, em relação ao caráter específico do ensino de cada matéria curricular [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, M. R. N.S.  A Reconstrução da Didática: elementos teóricos-metodológicos. 2 ed. Campinas: Papirus, 1993, p.78 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, o movimento desencadeado em meados dos anos 1980 produziu alterações na organização das escolas, nos cursos de formações de professores, nas produções acadêmicas dos estudos da área e, fundamentalmente, na prática pedagógica dos professores. Esse percurso histórico da didática apresenta quatro momentos fundamentais.  Com base nisso, relacione as explicações associadas a cada um dos momentos históricos a seguir:
1. Primeiro momento de 1985 a 1988.
2. Segundo momento de 1989 a 1993.
3. Terceiro momento de 1994 a 2000.
4. Quarto momento de 2001
(  ) Enfatiza a questão da dimensão política do ato pedagógico; e se dá num período de intensa participação social.
(   ) O foco está na aprendizagem, enfatiza o aprender a aprender.
(   ) Sua ênfase recai sobre a organização do trabalho na instituição de ensino.
(  ) Tem como  elemento central a questão da produção e sistematização coletivas do conhecimento.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	4, 1, 3, 2
	
	B
	4, 3, 2, 1
	X
	C
	1, 4, 2, 3
	
	D
	2, 1, 3, 4
	
	E
	4, 2, 3, 1
Leia a passagem de texto a seguir: 
“À abordagem progressista cabe a tarefa de buscar a transformação social, incentivando o diálogo e a discussão por meio de trabalhos em equipe, que integrem aluno e professor em um mesmo patamar de responsabilidade produtiva. Assim, o que se avalia é a participação do aluno individual e coletivamente de forma personalizada, percebendo o processo de aprendizagem no agregar de novos níveis de conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Curitiba: Champagnat, 2010, p.72.  
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, leia as alternativas sobre a “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento” e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Esta concepção acredita na alteração do processo de construção de conhecimento e das relações sociais.
II. ( ) Busca romper com o processo de transmissão-assimilação dos conteúdos.
III. (  ) Enfatiza que a compreensão social se dá a partir da prática sobre a realidade social e não da assimilação de “bons conteúdos”.
IV. ( ) A organização e o aperfeiçoamento metodológicos do trabalho são fundamentais, pois tal ação permite a melhor distribuição do saber sistematizado visando a transmissão.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – F
	X
	E
	V – V – V – F
Atente para a seguinte citação: 
“É na relação ensino-aprendizagem e, mais especificamente, no sucesso dessa última que toda didática ganha sentido. O ato educativo tem como característica a intencionalidade, ou seja, é uma ação proposital que visa um fim, o qual, por sua vez, depende das concepções dos atores presentes no ato educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos da Didática. Curitiba: IBPEX, 2008, p.105. 
Com base nos conteúdos abordados no livro Didática e nas discussões das aulas, assinale a alternativa que apresenta corretamente as características da “sistematização coletiva do conhecimento”, abordagem que ganha espaço como método de ensino a partir dos anos 1980.
	
	A
	O professor é o detentor do conhecimento, que auxilia o aluno na sistematização deste em sua vida.
	X
	B
	O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social (do aluno e do professor).
	
	C
	O aluno é visto como uma tábula rasa, devendo estar atento às indicações do professor.
	
	D
	O centro deste processo repousa no planejamento, que está atento às demandas político-econômicas.
	
	E
	A escola é o espaço onde desenvolve-se o processo de transmissão de conhecimentos.

Outros materiais