Buscar

simulado disciplina didatica IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A Didática é uma seção ou ramo especifico da pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.13.
São diversas as abordagens didáticas que foram surgindo e são aplicadas na educação nacional, cada uma possui diferentes enfoques. Com relação à interação professor-aluno, leia as afirmativas a seguir com base nas aulas e no livro Didática:
I. Na abordagem do ensino voltado para o aprender a aprender, o centro do processo está no professor.
II. Quando a ênfase está no aprender a fazer o centro do processo está no planejamento, que é elaborado por especialistas.
III. O ensino centrado na transmissão e assimilação de conteúdos tem no professor o centro do processo de ensino e o aluno é considerado uma “tábula rasa”.
IV. A forma de interação entre professor e aluno na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento se dá sob a compreensão do professor como mediador e do aluno como ser histórico, sendo a prática social o centro do processo.
São corretas as afirmativas:
	X
	A
	II, III e IV, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
“Definidos os objetivos da disciplina, a etapa seguinte será a seleção dos melhores conteúdos, para atingir os objetivos, porque os conteúdos são meios e não fins. O plano de disciplina deve expressar, em termos gerais, os conteúdos básicos a serem trabalhados na sala de aula. Porém, estes conteúdos devem ser significativos e realistas, isto é, conteúdos que tenham conteúdo e não simplesmente conteúdos pelo conteúdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEGOLLA, Maximiliano; SANTANA, Ilza. Por que Planejar? Como Planejar? Petrópolis: Vozes, 2003, p. 84
A seleção de conteúdos deve seguir uma organização sequencial a fim de serem significativos no processo de ensino-aprendizagem. Considerando os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as afirmativas a seguir:
I. A sequência lógica é um dos critérios a serem observados pelo professor, sendo esta coerente com os objetivos da disciplina.
II. O professor deve estar atento a uma certa gradualidade na distribuição dos conteúdos, fazendo-a em etapas, considerando as experiências anteriores dos alunos.
III. Na seleção dos conteúdos para serem trabalhados é de pouca importância pensar na articulação entre as diferentes disciplinas curriculares, já que cada disciplina independe da outra.
IV. Deve-se buscar uma continuidade entre os conteúdos, articulando-os.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	X
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I e IV, apenas.
	1D
	2(?)

Outros materiais