Buscar

Resumo AULA 3 Gestão do Clima Organizacional

Prévia do material em texto

AULA 3
Nesta aula você irá saber a quem compete monitorar o clima das organizações. Além disso, vai conhecer o impacto do clima sobre a qualidade dos produtos e serviços.
A quem compete avaliar o Clima:
Avaliação individual/equipe: 
ouvir os funcionários individualmente é responsabilidade de cada gestor da empresa.
Avaliação coletiva ou institucional: 
compete à Administração de Recursos Humanos.
Conheça a relação entre o clima e a qualidade dos produtos e serviços.
A) O desempenho do trabalhador depende de:
1º: Saber fazer. Aqui a questão é de treinamento: diz respeito à qualificação do trabalhador para realizar determinado trabalho.
2º: Poder fazer. Aqui a questão está nos recursos, nos meios que o trabalhador precisa para realizar satisfatoriamente o seu trabalho. Às vezes ele sabe fazer mas não dispõe dos meios adequados para realizar um trabalho melhor.
3º: Querer fazer. Aqui está a importância do clima. Não basta o trabalhador saber fazer e poder fazer. É necessário que esteja interessado, predisposto, comprometido, engajado. Caso contrário, ou cai o rendimento do trabalhador ou a qualidade do seu trabalho.
C) PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade
Um outro indicador importante da importância do clima para a qualidade de produtos e serviços é o PNQ. Trata-se de uma premiação nacional, a exemplo do que ocorre em diversos países, que é concedida às empresas que se destacam pela excelência de sua gestão. A premiação é administrada pela Fundação Nacional da Qualidade, que é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimentos sobre excelência em gestão.
FNQ: Fundamentos da Excelência da Gestão
O sexto critério refere-se à gestão de recursos humanos (pessoas). Ele examina as condições que a empresa proporciona para o desenvolvimento e a utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. Também avalia os esforços para criar e manter um ambiente de trabalho e um clima organizacional que conduzam à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento das pessoas.
Esse critério ( Pessoas ) se subdivide em 3 itens:
-Sistemas de Trabalho
-Capacitação e Desenvolvimento
-Qualidade de Vida
É com relação a esse último item que os examinadores avaliam se a empresa possui um sistema de gestão do clima organizacional.
Esse item da avaliação demonstra a importância do clima para a excelência do desempenho e, por conseguinte, para a qualidade de produtos e serviços.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes