Buscar

Resumo AULA 4 Gestão do Clima Organizacional

Prévia do material em texto

AULA 4
Nesta aula você irá estudar como as empresas acompanham ou avaliam a qualidade do ambiente de trabalho. Irá aprender os três principais meios de coleta de dados para uma pesquisa de clima.
Estratégias de monitoramento e ou de avaliação do clima
 Canal Direto com o Presidente/RH
Atendimentos do Serviço Social
Reuniões da Equipe de RT
Café da Manhã com o Presidente
Ombudsman
Entrevistas de Desligamento
Pesquisa de Clima
De todas as estratégias apontadas, a única que de fato avalia o clima de uma organização é a pesquisa de clima organizacional. Através dela obtém-se um diagnóstico do grau de satisfação dos empregados, além de se permitir mensurá-lo. Por fim, e o mais importante, é que esse diagnóstico permite às empresas a construção de planos de ação capazes de, continuamente, garantir a melhoria do clima organizacional.
A entrevista de desligamento serve para indicar a opinião de uma parcela dos trabalhadores, em especial daqueles que estão sendo desligados. O RH deve estar atento às informações dos empregados que estão deixando voluntariamente a empresa, ou seja, os demissionários. Da mesma forma, através do ombudsman (ouvidor), a empresa consegue acompanhar a opinião de uma parcela de seus empregados, em especial daqueles que tomam a iniciativa de se dirigir à ouvidoria.
Café da Manhã com o Presidente
Entre a base da pirâmide, que representa a estrutura organizacional, e a cúpula (direção), existem alguns órgãos intermediários representados pelos diferentes níveis de gestão, que acabam filtrando muitas informações que não chegam à direção. Esse filtro, muitas vezes, torna difusa a percepção, pela direção da empresa, do que acontece nos níveis mais baixos da estrutura da empresa.
Os profissionais que atuam nessa área do RH estão em permanente contato com os trabalhadores dos diferentes setores e níveis hierárquicos da empresa, visando detectar potenciais problemas trabalhistas, que, se não resolvidos, podem gerar conflitos coletivos, mais conhecidos como as greves ou paralisações do trabalho. Através dessa interação com os empregados, a equipe de Relações Trabalhistas consegue acompanhar a qualidade do clima.
Como se vê, somente a pesquisa de clima permite à empresa um diagnóstico completo, além da mensuração, e a consequente melhoria do clima organizacional. Todas as outras estratégias servem de apoio ao processo de acompanhamento do clima.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes