Buscar

AV Parcial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602920198)
	Quando um(a) professor(a) de Educação Fundamental preocupa-se em partir dos problemas sociais para introduzir ou debater os conteúdos das aulas, com base em temas geradores e interdisciplinares problematizados, está agindo de acordo com a Tendência Pedagógica
		
	
	Tradicional.
	
	Tecnicista.
	
	Escolanovista.
	
	Humanista não diretiva.
	
	Libertadora.
	
	 2a Questão (Ref.: 201603030592)
	Qual das opções abaixo indica as palavras chave da tendência libertadora (Paulo Freire):
		
	
	Memória, disciplina e hierarquia.
	
	Dicotomia teoria e prática, planejamento e organização.
	
	Escuta, diálogo e autonomia.
	
	Técnica, objetividade e resultado.
	
	Predomínio da lógica do capital, progresso e planejamento.
	
	 3a Questão (Ref.: 201602586655)
	¿Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.¿ O trecho refere-se a:
		
	
	Didática Magna de Comenius.
	
	Escola de Summerhill.
	
	Escola não diretiva de Rogers.
	
	Escola Ativa de Dewey.
	
	Pedagogia Freinet.
	
	 4a Questão (Ref.: 201602932371)
	Leia as afirmativas: I - A prática educativa é fenômeno social e universal necessária à existência de todas as sociedades. II - A prática educativa e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. III - A organização da sociedade, a existência de classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens/mulheres. Por isso o vínculo entre sociedade e educação. IV - A prática educativa e a organização da sociedade são antagônicas, pois uma não interfere na outra. Dessa forma, a Didática deve evitar a aproximação entre as duas. V - A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor-aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados que se constituem na dinâmica das relações entre classes, etnias, grupos religiosos, homens e mulheres, jovens e adultos. Conforme os estudos sobre Didática e seus fundamentos, assinale a alternativa correta.
		
	
	São verdadeiras as afirmativas I, III e V.
	
	São verdadeiras as afirmativas II e III.
	
	São verdadeiras as afirmativas II, IV e V.
	
	São verdadeiras as afirmativas II e IV.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	 5a Questão (Ref.: 201603367343)
	Todas as afirmativas estão relacionadas à tendência escolanovista EXCETO uma:
		
	
	A tendência escolanovista gerou o manifesto dos pioneiros
	
	A tendência escolanovista teve em Dewey sua maior influência
	
	A tendência escolanovista estimulava o aprender fazendo
	
	A tendência escolanovista tem o professor como centro do processo de aprendizagem
	
	A tendência escolanovista também foi denominada de renovadora
	
	 6a Questão (Ref.: 201603335115)
	É concebida como um conjunto de conhecimentos técnicos sobre o "como fazer" pedagógico, conhecimentos estes apresentados de forma universal e, conseqüentemente, desvinculados dos problemas relativos ao sentido e aos fins da educação, dos conteúdos específicos, assim como do contexto sociocultural concreto em que foram gerados. Este conceito refere-se a:
		
	
	Didática Libertária
	
	Didática Instrumental
	
	Didática Progressista
	
	Didática Critica
	
	Didática Fundamental
	
	 7a Questão (Ref.: 201603081685)
	De acordo com Candau (2002), a importância de se considerar a temática cultural para compreender uma exigência que a sociedade vem travando ao longo do tempo se faz a cada dia mais necessária para que possamos compreender e responder às questões que envolvem o direito à diferença e o direito à igualdade, além da compreensão das múltiplas razões que circunscrevem as dificuldades que muitos alunos encontram nas expectativas escolares. A que perspectiva didática a autora faz referência?
		
	
	A Didática tecnicista.
	
	A Didática geral.
	
	A Didática instrumental. 
	
	A Didática Inter/multicultural.
	
	A didática Magna.
	
	 8a Questão (Ref.: 201603335852)
	Considere o seguinte fragmento de texto: "Concebida como forma de comunicação, a aula revela-se como intersubjetividade, como interação, como interpessoalidade. Os sujeitos da aula realizam, intencionalmente, uma educação mútua: o professor aprende com o ensinar conteúdos, mas em vista do próprio aluno, que sinaliza sobre sua aprendizagem, bem como sobre o ensino desenvolvido pelo professor". (José Carlos Souza Araújo. Disposição da Aula: os sujeitos entre a tecnia e a pólis.). Assinale a alternativa que contenha, corretamente, a associação entre o modelo ou tendência pedagógica e o tipo de relação professor-aluno no processo da aula correspondente.
		
	
	Pedagogia Tradicional: o professor e o aluno, sujeitos centrais do processo educativo, reproduzem e ampliam os conhecimentos técnico-científicos em aula.
	
	Pedagogia Libertadora: a aula se constitui-se num encontro e interlocução de sujeitos pelo diálogo entre professor e aluno.
	
	Pedagogia Construtivista: o professor, por meio de tecnologia educacional adequada, age sobre o aluno em aula, assegurando a eficiência e a eficácia do processo educativo.
	
	Pedagogia escolanovista: o professor tem a diretividade do processo educativo e, por meio do conteúdo ministrado em aula, possibilita ao aluno a apropriação dos recursos necessários para ocupar lugar na sociedade.
	
	Pedagogia Tecnicista: As relações entre o professor e aluno são pautadas por ações afetivas que auxiliam o aluno na reflexão e construção do conhecimento.
	
	 9a Questão (Ref.: 201603031457)
	Apreender a escola como construção social implica, assim, compreendê-la no seu fazer cotidiano, onde os sujeitos não são apenas agentes passivos diante da estrutura. Ao contrário, trata-se de uma relação em contínua construção, de conflitos e negociações em função das circunstâncias determinadas (DAYRELL, 1996, p. 137). Compreender, admitir, reconhecer a escola como heterogênea, plural significa que as ações dos sujeitos nela inserida são:
		
	
	hierarquizadas e padronizadas
	
	oprimidas e estereotipadas
	
	unificadas e delimitadas
	
	completas e definitivas
	
	mediadas e problematizadas
	
	 10a Questão (Ref.: 201603013224)
	"O professor se tornou um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um cooperador, e, sobretudo, um organizador de aprendizagem" (GADOTTI). Assinale a alternativa que interpreta adequadamente a citação de Gadotti.
		
	
	O acúmulo de conhecimentos do professor se dá à medida que ele transmite seus saberes a seus alunos de modo sistemático e rigidamente planejado.
	
	O professor aprendiz é sujeito da sua própria formação, por isso procura atribuir sentido, não só àquilo que faz, mas também à aprendizagem de seus alunos.
	
	O professor aprendiz faz, com frequência, cursos de aperfeiçoamento e extensão com vistas a garantir evolução funcional e sobressair-se diante dos colegas de profissão.
	
	Os saberes do professor se avolumam sempre que ele planeja suas aulas tendo como base livros didáticos e outras referências bibliográficas disponíveis.
	
	O professor aprendiz é aquele que volta à universidade e matricula-se em mais um curso de Licenciatura, enriquecendo, assim, seu currículo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes