Buscar

ADM II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301808528)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ADMINISTRATIVO - PROCESSO DISCIPLINAR - DEMISSÃO DE SERVIDOR PÚBLICO CIVIL - INOCORRÊNCIA DE VÍCIOS OU NULIDADES - IMPROCEDÊNCIA DO WRIT. 1 - A alegação de violação aos princípios do contraditório, ampla defesa e devido processo legal não merece prosperar, pois o impetrante teve garantida a oportunidade de exercer sua defesa, de produzir provas e de ter acesso às informações pertinentes, sendo certo que isto não significa que todos os seus requerimentos devem ser atendidos. Ademais, importante ressaltar a aplicabilidade do princípio do "pas de nullité sans grief", eis que o impetrante não provou ter sofrido qualquer prejuízo efetivo no curso dos procedimentos administrativos. 2 - A alegação de nulidade do processo administrativo disciplinar por excesso de prazo para a conclusão também não merece guarida, pois não há qualquer previsão legal que autorize esta conclusão, além do que, tal questão já se encontra pacificada na jurisprudência do STJ. 3 - Não constitui ilegalidade a instauração de processo de sindicância para a apuração de indícios de irregularidades funcionais, a qual dispensa o exercício do contraditório e da ampla defesa, que somente tem observância obrigatória no processo administrativo disciplinar propriamente dito, de caráter contencioso, onde o impetrante foi formalmente acusado. 4 - A prescrição intercorrente da pretensão punitiva da administração pública também não ocorreu no presente caso, eis que não houve a paralisação do processo disciplinar por mais de 5 anos, nos termos do art. 142, I, da Lei n.º 8.112 de 1990, sendo certo que os prazos gerais previstos na Lei nº. 9.784 de 1999 não são aplicáveis aos processos administrativos regidos por lei específica. 5 - Opino no sentido da denegação da segurança pleiteada no presente writ, nos termos deste parecer. Isso porque, a despeito da alegação de que foi ultrapassado o prazo legal para conclusão do processo administrativo disciplinar, nenhum prejuízo foi apontado em razão do retardamento. Quanto ao tema, este Superior Tribunal de Justiça já se manifestou no sentido de que a extensão do prazo para conclusão do processo administrativo não enseja a nulidade, quando não demonstrado prejuízo à defesa do processado. Considerando a Sindicância e o Processo Administrativo Disciplinar assinale a alternativa correta
	
	
	O parecer conclusivo da comissão disciplinar é vinculado, não deixando margem para a autoridade superior modificar a pena a ser aplicada.
	 
	A sindicância deve ser instaurada quando se pretende investigar a autoria e os elementos relativos à conduta infracional administrativa.
	
	A sindicância deve obrigatoriamente preceder o Processo Administrativo Disciplinar, sob pena de nulidade de todo o processo.
	
	O Processo Administrativo Disciplinar deve ser instaurado imediatamente quando a sindicância apontar a aplicação de pena de advertência.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201301297386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A concessão de serviço público:
	
	
	deve ser extinta em caso de falência.
	
	deve ser extinta por caducidade em caso de recuperação judicial;
	
	deve ser formalizada mediante contrato ao término do qual há reversão de todos os bens de propriedade da concessionária ao patrimônio público;
	
	pode ser extinta por caducidade, isto é, pelo decurso do prazo do contrato;
	 
	pode ser extinta por encampação ou resgate, por motivo de interesse público, sempre mediante indenização e desde que haja autorização em lei específica;
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201301714712)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da Desapropriação, marque a afirmativa correta.
	
	
	Desapropriação é forma derivada de aquisição da propriedade.
	
	A Desapropriação para fins de reforma agrária é de competência dos Estados, sendo que o pagamento da indenização deve ser feito em títulos da dívida agrária.
	
	A Desapropriação para fins de reforma agrária é de competência dos Estados, sendo que o pagamento da indenização da terra nua deve ser feito em títulos da dívida agrária e das benfeitorias úteis e necessárias em dinheiro.
	
	Desapropriação é uma forma de intervenção restritiva do Estado na propriedade privada.
	 
	Desapropriação é uma forma de intervenção supressiva do Estado na propriedade privada.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201301859537)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Levando-se em consideração a teoria do risco administrativo, usada para disciplinar a responsabilidade patrimonial do Estado, analise as alternativas a seguir:
I. A responsabilidade do Estado é subjetiva, estando condicionada à demonstração de culpa ou dolo do agente público.
II. A culpa exclusiva da vítima, o caso fortuito e força maior são causas excludentes da responsabilidade do Estado.
III. As autarquias estão sujeitas a normas constitucionais relativas a responsabilidade patrimonial do Estado.
É (são) afirmativa(s) verdadeira(a) somente
 
	
	
	I e III.
	 
	III.
	 
	II e III.
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas.
	
	I e II.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301191325)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/CESPE) - O prazo de validade estabelecido na Constituição Federal para concursos públicos é de até
	
	
	três anos, improrrogável.
	
	três anos, prorrogável uma vez, por igual período.
	 
	dois anos, prorrogáveis uma vez, por igual período.
	
	dois anos, improrrogável.

Continue navegando