Buscar

ciencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

imulado: CCJ0107_SM_201702275582 V.1 
Desempenho: 0,5 de 0,5	Data: 05/09/2017 15:50:49 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201702903959)	Pontos: 0,1 / 0,1
Os fragmentos teóricos abaixo, identificados como F1 e F2, ilustram o pensamento de dois filósofos contratualistas. Leia-os e, em seguida, identifique os dois filósofos contratualistas que têm as suas ideias ilustradas nos fragmentos. F1 - Humanos existiam em um estado de natureza antes da sociedade/Eles eram livres e felizes como os animais.../mas trocaram sua liberdade por um contrato social e leis/Renunciar a liberdade é renunciar a ser humano/Nós não podemos voltar para o estado de natureza.../mas podemos escrever um novo contrato social promovendo a liberdade por meio da lei. F2 - Deixados em governo, os homens aterrorizam uns aos outros num estado de natureza.../no qual os indivíduos não se detêm por nada em sua busca de autopreservação ou autopromoção/No estado de natureza, a condição do homem é a condição de guerra de todos contra todos/Para evitar chegar ao estado de natureza, os homens devem entrar num contrato social, submetendo-se à autoridade e à proteção do soberano/O soberano deve ser um governante com poderes indivisíveis e ilimitados para prevenir a luta sectária e o caos. São eles: (Assinalar a única alternativa correta)
 Certo	F1 = Jean-Jackes Rousseau - republicano, defendia o Estado democrático. F2 = Thomas Hobbes - realista, defendia o Estado absolutista.
	F1 = John Locke - liberalista, defendia o Estado liberal. T2 = Thomas Hobbes - republicano, defendia o Estado democrático.
	F1 = Jean-Jackes Rousseau - idealista, defendia o Estado liberal. F2 = John Locke - socialista, defendia o Estado comunista.
	F1 = Jean-Jackes Rousseau - absolutista, defendia o Estado comunista. F2 = Thomas Hobbes - idealista, defendia o Estado liberal.
	F1 = Jean-Jackes Rousseau - racionalista, defendia o Estado monarquista. F2 = Thomas Hobbes - naturalista, defendia o Estado liberal.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201702943938)	Pontos: 0,1 / 0,1
O homem é naturalmente um animal político. Só um indivíduo de natureza vil ou superior ao homem procuraria viver isolado. Os irracionais, que também se associam, formam meros agrupamentos formados pelo instinto. O homem é o único animal que possui razão; o sentido do bem e do mal; do justo e do injusto. O texto supracitado refere-se a:
	Galileu Galilei
	Cicero
 Certo	Aristóteles
	Tomas de Aquino
	Thomas Hobbes
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201702975500)	Pontos: 0,1 / 0,1
MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA:
	Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc.
	O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.
	O sistema político é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação.
 Certo	A política é uma forma de corrupção de defesa de interesses de apenas alguns grupos particulares.
	Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201702379075)	Pontos: 0,1 / 0,1
"Três razões fazem ver que este governo é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio... A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais a conservação do Estado... A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais..." ANDERSON, Perry. Linhagens do estado absolutista. São Paulo, Brasiliense, 1985. p. 18. Segundo Perry Anderson, um dos maiores estudiosos do absolutismo Ocidental, este era apenas um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional...Visando a dominação ideológica, foram criadas inúmeras teorias, cujo objetivo era justificar o poder centralizado dos reis, na formação dos Estados Modernos. Correlacionando os principais teóricos do Absolutismo às suas idéias, 1) Thomas Hobbes e H. Grotius ( ) "o trono real não é o trono de um homem, mas do próprio Deus...". 2) Nicolau Maquiavel ( ) "o Príncipe não deve se importar com se expor à infâmia dos vícios, sem os quais seria difícil salvar o poder...". 3) Jean Bodin e Jacques Bossuet ( ) um governo deve ser forte, para que a paz e a ordem sejam mantidas, evitando assim que o homem se torne "Lobo do Próprio Homem". A opção correta é:
	2, 3, 1.
 Certo	3, 2, 1.
	1, 2, 3.
	1, 3, 2.
	3, 1, 2.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201703017462)	Pontos: 0,1 / 0,1
Ciência Política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governos ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Sobre a relação da Ciência Política com as demais Ciências Sociais é correto afirmar:
	Economia e Ciência Política possuem perspectivas antagônicas.
	Não existe nenhuma distinção ou separação entre Sociologia e Ciência Política
	A Ciência Política é uma ciência que trabalha separadamente das demais ciências sociais
	Direito e Ciência Política possuem perspectivas antagônicas.
 Certo	O fato social e a sociedade são objetos da sociologia e da Ciência Política

Outros materiais