Buscar

10 QUESTÕES ORGANIZAÇÃO ESCOLAR (Com Respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
“A forma como o professor se relaciona com a sua própria área de conhecimento é fundamental, assim como sua percepção de ciência e de produção de conhecimento. E isto é passado para o aluno e interfere na relação professor-aluno; é parte dessa relação.Outro aspecto que se entrelaça é a metodologia do professor. Um professor que acredita nas potencialidades do aluno, que está preocupado com sua aprendizagem e com o seu nível de satisfação com a mesma exerce práticas de sala de aula de acordo com esta posição”. (CUNHA, 1999, p. 71)
O professor é um dos atores que propiciam aos alunos o desenvolvimento, promovendo o saber científico.De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, para que o trabalho docente seja eficaz, o que é necessário? 
(F) É necessário que o professor tenha apenas formação inicial.
(V É necessário que o professor tenha uma remuneração adequada.
(V) É necessário que haja boas condições de trabalho.
(V) É necessário que o professor seja assíduo e organizado
Questão 2
“[...] Mas, nas nossas escolas, públicas ou privadas, não há condições para conceber o trabalho docente como um exercício de preceptorado, ainda que mais ou menos coletivo. O que se requer é um professor capaz de colocar a sua competência individual a serviço de um esforço comum para participar de uma tarefa educativa que não é a simples soma de desempenhos individuais, mas sim o fruto de um trabalho coletivo”. (AZANHA, 2006, p. 85)De acordo com o trecho acima, com os conteúdos abordados durante as aulas e no livro- -base, quando o professor opta por sua profissão, tem pela frente um grande desafio. A busca incessante pelo conhecimento é essencial para que se torne um sujeito crítico e reflexivo, podendo, assim, adaptar sua prática em sala de aula de acordo com os contextos em que estiver inserido. Portanto, espera-se que o professor:
(V) seja especialista no conteúdo que ensina e nos processos investigativos.
(V) apresente certo grau de cultura geral.
(F) desassocie o conhecimento científico com o desenvolvimento dos processos de pensa-mento.
(V) apresente reflexão crítica em relação aos conteúdos e ao seu papel social.
Questão 3 
Grochoska (2011) apoia-se em Horta (2004) para abordar a relação entre escola e sociedade capitalista. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche corretamente a lacuna do trecho a seguir:
P: A organização escolar, estruturada pela sociedade capitalista, procura, em ultima instância, a MANUTENÇÃO das realções de produção, refletindo as divisões socias existentes, a manutenção do poder da classe dominante.
R: manutenção
Questão 4
“As contradições sociais na sociedade em que vivemos e a própria complexidade das relações em que cada um de nós se insere, impedem, no âmbito da sala de aula, um processo educacional baseado simplesmente na relação entre estudante e professor”. (MELLO, 2012, 
De acordo com os conteúdos abordados durante as aulas e no livro-base, a escola que a sociedade atual necessita precisa ser aquela:
(V) que inclui.
(V) que luta contra a exclusão econômica, política, cultural e pedagógica
(F) que desconsidera o aluno como sujeito do seu próprio conhecimento
Questão 5
“Na gestão escolar interpretativa a escola é uma realidade social subjetivamente construída, não dada nem objetiva. Privilegia menos o ato de organizar e mais a “ação organizadora”, com valores e práticas compartilhados. A ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo”. (BARTNIK, 2012, p. 75)
(F) Parte de metas de qualidade total, tendo como foco de trabalho a gestão empresarial.
(V) O contexto escolar se constrói a partir das relaç. e dos acontecimentos diários, não sendo uma realidade dada, pronta e acabada.
(F) Há equilíbrio entre aspectos objetivos e os aspectos subjetivos que norteiam a escola.
(V) Enfatiza a interpretação das situações e ignora os aspectos objetivos, valorizando o as-pecto humano, e não a estrutura formal da escola.
Questão 6
“A gestão do trabalho educativo assume diferentes conotações de acordo com a concepção que seus dirigentes detêm sobre educação, ensino-aprendizagem, formação humana e papéis dos sujeitos desse processo”. (BARTNIK, 2012, p. 73) 
Considerando os diferentes modelos de gestão (técnico-científico, autogestionário, interpretativo, e democrático-participativo), relacione a coluna A com a coluna B.
I. Técnico-científico
II. Autogestionária
III. Interpretativa
IV. Democrático-participativa
(II) As decisões são formadas em assembléias e reuniões, sempre tendo como indicativo a decisão da coletividade.
(IV) A tomada de decisão acontece de maneira coletiva, sem deixar de enfatizar a responsabilidade individual de cada um para o alcance dos projetos propostos.
(III) Enfatiza a interpretação das situações e ignora os aspectos objetivos, valorizando o aspecto humano, e não a estrutura formal da escola
(I) Não existe preocupação com relações humanas que sw dão nos espaços escolares; o diálogo é baseado no cumprimento das regras.
Questão 7
“[...] o que observamos hoje nas escolas é que, do ponto de vista teórico, há uma busca pela gestão democrática e participativa, por um projeto educacional construído com a participação de todos, por um processo de decisão colegiada e por um ideal no qual os alunos sejam copartícipes de suas aprendizagens. (BARTNIK, 2012, p. 56) 
A respeito dos diferentes modelos de gestão citados por Libâneo em Grochoska (2011), o que define a gestão democrático-participativa?
(F) Dispensa estudos sobre as normas, regras, organização e funcionamento
(F) As funções são alternadas por meio de eleições e não destaca a figura individual de cada pessoa.
(V) Debruça-se sobre a qualificação dos profissionais que compõem o espaço escolar.
(V) Há um processo contínuo de avaliação sistematizada, a fim de melhorar o espaço escolar, prevendo equilíbrio entre os aspectos pedagógicos da instituição.
Questão 8
Somente com a redemocratização do Estado e com as políticas neoliberais no início da década de 1990 foi que, as diretrizes do ensino de história voltaram para a formação crítica dos indivíduos. As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados.
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 18)
Sobre o panorama quantitativo da educação no Brasil, entre 1991 e 2007, analise as afirmativas a seguir:
I – Ocorre, nesse período um aumento de vagas para a educação infantil, tanto para creches quanto para pré-escolas.
II – No ensino fundamental começou a haver, ao final do período, uma diminuição no número de estabelecimentos e de matriculas.
III – A educação de jovens e adultos, nesse período, teve uma ampliação no número de matriculas, decorrente do aumento da taxa de analfabetos no pais.
IV – Houve um aumento de mais de 100% no número de estabelecimentos e de matriculas para o ensino superior, entre 1991 e 2007.
R: I, II e IV 
Você acertou!
Ocorre, nesse período um aumento de vagas para a educação infantil, tanto para creches quanto para pré-escolas. No ensino fundamental começou a haver, ao final do período, uma diminuição no número de estabelecimentos e de matrículas. Houve um aumento de mais de 100% no número de estabelecimentos e de matrículas para o ensino superior, entre 1991 e 2007. (p. 152-163)
Questão 9
“Para a organização do trabalho pedagógico escolar, é preciso considerar a função social da escola.”
PALMA, Marcia Silva di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012 (p. 57)
A escola tem a função social de ensinar, levando o aluno a refletir sobre os conteúdos e os saberes acumulados historicamente. Nesse sentido, a coordenação do trabalho pedagógico desenvolvido pelo pedagogo na
escola é de fundamental importância. O que é necessário para a escola cumprir a função de ensinar além da prática do trabalho educativo? Assinale a alternativa correta.
R: Estimular atividades intencionais e permitir o acesso à cultura em diversos contextos sociais.
Você acertou!
Para a escola cumprir sua função, tendo como pressuposto o trabalho educativo, cabe a ela o seu aprimoramento, pois lhe é destinado o desenvolvimento de atividades intencionais que permitam ao ser humano a produção cultural (p. 26)
Questão 10
A repressão ao movimento comunista de 1935 alimentou o autoritarismo de Vargas e seu governo. Com o apoio de amplos setores, do Exército e das classes dominantes, Getúlio passou a conspirar para perpetuar-se no poder. PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 87) Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a escolarização no Brasil, no governo Getúlio Vargas e no período democrático (de 1930-1964).
A organização educacional do período foi configurada, principalmente, pela Reforma Francisco Campos, pela Reforma Gustavo Capanema, e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A preocupação com o desenvolvimento do pais e a articulação com a formação para o trabalho foram fortes influencias para os rumos da educação nesse período. A criação do Ministério da Educação e Saúde foi feita no contexto de organização e desenvolvimento de uma estrutura de Estado no Brasil (p. 126-142)
R: No governo Vargas desenvolvem uma politica um voltada para varias classes sociais ao qual tornou um governo populista e apelidado para sempre o pai dos pobres .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais