Buscar

Avaliando 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301094451)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às Ordenações do Reino de Portugal é CORRETO afirmar que:
		
	
	As Ordenações Afonsinas e as Manuelinas podem ser equiparadas aos códigos modernos, apresentando as mesmas divisões e sistematização.
	
	As Ordenações Manuelinas, diferentemente das Afonsinas, apresentaram uma organização completamente diferente daquela divisão em cinco livros que havia marcado as primeiras Ordenações portuguesas.
	
	Mesmo depois da independência, o Estado Brasileiro valeu-se dos dispositivos cíveis e penais das Ordenações Afonsinas até a proclamação da República em 1889.
	 
	No processo histórico de individualização do direito português, as Ordenações se configuraram como compilações de um imenso conjunto de tipos normativos que se encontravam em vigência em Portugal desde sua constituição como monarquia independente em meados do século XII.
	
	Em função da União Ibérica, as Ordenações Filipinas foram organizadas de acordo com a lógica das compilações espanholas, o que provocou fortes reações por parte dos juristas portugueses.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301685476)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme a sua origem histórica e a sua operação interna, os diversos direitos nacionais modernos podem ser divididos em grandes famílias ou sistemas. Todos os sistemas jurídicos seguem uma tradição, que reforça suas características no decorrer do tempo. O Brasil, aderindo a linha jurídica portuguesa, está mais fortemente filiado à tradição:
		
	
	do direito canônico, dada a imensa influência que a Igreja sempre possuiu em terras luso-brasileiras;
	 
	romano-germânica em razão não apenas das influências romanas, mas também em razão das influências de povos bárbaros germânicos, que povoaram a Península Ibérica a partir do Século V;
	
	da common law, ramo hoje seguido por vários países, inclusive os Estados Unidos;
	
	do direito autóctone indígena, o originário direito produzido em terras brasileiras;
	
	do direito inglês, em razão da influência britânica em terras luso-brasileiras no decorrer do Século XIX;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301095974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com da decretação do Bloqueio Continental europeu por Napoleão Bonaparte, a pressão francesa sobre Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, para que aderisse ao Bloqueio, acabou por levar o Regente D. João a se transferir para o Brasil com a Família Real, o que representou, na verdade, a transferência do comando do Império Português de Lisboa para o Rio de Janeiro. A partir da decretação da abertura das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas, na prática, o chamado Pacto Colonial (conceito desenvolvido pelo historiador Fernando Novais), que marcava as relações entre Portugal e o Brasil, deixou de existir. Assinale a opção que melhor caracterizaria as relações entre Portugal e Brasil na lógica do Pacto Colonial:
		
	
	A Colônia poderia comercializar com todos os países da Europa, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	 
	A Colônia deveria comercializar exclusivamente com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia deveria comercializar, preferencialmente com Portugal, o qual não detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com qualquer país, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	
	A Colônia poderia comercializar apenas com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção, mas não detinha controle sobre a política da Colônia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301685511)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UNIP - adapatada) "... Diziam os mareantes, que depois desse cabo (Tormentas) não há nem gente nem povoado algum; a terra não é menos arenosa que os desertos da Líbia, onde não há água, nem árvores, nem erva verde; e o mar é tão baixo, que a uma légua da terra não há fundo mais que uma braça." Como se vê, em Pleno Século XV, o desconhecimento do mundo ainda era grande. O texto faz referência à uma época específica que refere-se ao período:
		
	
	das navegações fenícias, na Antiguidade;
	
	da Revolução Industrial na Idade Contemporânea;
	
	do neocolonialismo efetivado pela Grécia Antiga.
	
	das Grandes Navegações pelos romanos;
	 
	do expansionismo marítimo lusitano;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301095970)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o historiador Ilmar Rohloff de Mattos, duas ordens de fatores atuaram na configuração do território brasileiro: os geográficos e os históricos.  Desde o Tratado de Tordesilhas até os tratados firmados ao longo do século XVIII (Tratados de Madri e de Santo Ildefonso) e no início do século XIX (Tratado de Badajoz), Portugal buscou não apenas firmar sua posição no continente sul-americano, mas ampliar a extensão de seus domínios.  Assim, com relação a este processo de ampliação/consolidação dos domínios portugueses na América do Sul, podemos afirmar que:
I - A busca pela ampliação da área de influência de Portugal no continente sul-americano se mostrou obstaculizada desde a assinatura do Tratado de Tordesilhas, já que a delimitação precisa do meridiano deste tratado e a ocupação efetiva, por parte dos espanhóis, dos territórios que hoje correspondem às regiões centro-oeste e norte brasileiras impediam qualquer movimento de expansão dos interesses portugueses a oeste desta linha demarcatória.
II - A tímida expansão portuguesa em terras sul-americanas, situadas a oeste do meridiano de Tordesilhas, ocorrida somente a partir da segunda metade do século XVIII, coincidiu com o fortalecimento e a ampliação dos domínios da metrópole portuguesa, tanto na Ásia, como na África Ocidental.
III - A mudança do eixo do poder imperial português para o Atlântico Sul, ocorrida ao longo do século XVIII, refletiu a expansão da presença portuguesa em terras sul-americanas (para muito além dos limites definidos pela linha do Tratado de Tordesilhas), ao mesmo tempo em que marcou a ascensão do Rio de Janeiro à condição de centro político-administrativo da América Portuguesa.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	 
	Somente a afirmativa II está errada.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas II e III estão erradas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes