Buscar

MERCADO FINANCEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fatores que influenciam as taxas de juros 
a taxa de inflação;
a política monetária;
a procura de moeda;
o risco do devedor.
Para definir esse juro, a equipe econômica leva em consideração prazo de vencimento e risco dos títulos emitidos pelo governo, as pressões inflacionárias e o cenário internacional. Prazo, risco e inflação definem a taxa de juros
SNF
 sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas:
Subsistema Normativo: capaz de regular e fiscalizar o mercado financeiro. Os órgãos e instituições especiais que o compõem são:
Conselho Monetário Nacional (CMN);
Banco Central (BACEN);
Secretaria de Previdência Complementar (SPC);
Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
Superintendência de Seguros Privados (SUSEP);
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS);
Caixa Econômica Federal (CEF);
Banco do Brasil (BB).
Subsistema Operativo: sistema composto por todas as instituições que trabalham na intermediação financeira e realização da transferência de recursos entre fornecedores e tomadores de recursos por meio de regras bem definidas. É composto por instituições financeiras bancárias ou não:
Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE);
Cooperativas de Crédito; Bancos de Investimentos;
Sociedades Corretoras;
Sociedades de Crédito Imobiliário;
Bancos Cooperativos, etc.
Esse sistema deve estar subordinado ao Conselho Monetário Nacional e ao Bacen e caso, descumpram as regras, podem ser penalizados pela CMN.
* Instituições Financeiras – são formadas por pessoas jurídicas, privadas ou públicas que possuem como atividade primordial a intermediação, coleta ou aplicação de recursos financeiros da instituição ou de outros como moeda estrangeira ou nacional e a tutela do valor de propriedade de terceiros.
 Quais os principais tipos de aplicação financeira disponíveis no mercado?
As aplicações mais comuns no mercado financeiro são a Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e os Fundos de Investimento.
Existem riscos nessas aplicações financeiras?
Toda aplicação financeira está sujeita a riscos. Para reduzi-los, deve-se procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre a instituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado. Geralmente os rendimentos são maiores nas aplicações de maior risco. Algumas aplicações são parcialmente garantidas pelo Fundo Garantidor de Créditos - FGC.
Títulos negociados na Bolsa de Valores
A Bolsa de valores é um espaço reservado para que as empresas de capital aberto,as chamadas S/A(as de capital aberto,pois as de capital fechado não são negociadas em Bolsa), comercializem suas ações,que se constitue em fração do Capital Social das Empresas, transformando os investidores, que as compram, em seus sócios.
A bolsa de valores,em síntese, é o local especialmente criado e mantido para negociação de valores mobiliários em mercado livre e aberto, organizado pelas corretoras e autoridades.Por valores mobiliários entendem-se títulos, tais como debêntures, ações e outros.Atualmente no Brasil, negociam-se em bolsa basicamente ações, sendo que a única bolsa de valores em operação é a bolsa a Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, desmutualizada e com ações negociadas em pregão.(FORTUNA,2008,P-582)

Outros materiais