Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL = AP 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	
	Acertos: 6,0 de 10,0
	Data: 01/11/2017 22:11:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703519907)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Tanto no sentido abstrato de TER VALOR quanto no sentido concreto de SER UM VALOR, a noção é a de um atributo das coisas que consiste em merecerem mais ou menos estima por parte de um indivíduo ou de um grupo (serem desejadas), ou que consiste em satisfazerem elas um certo fim (serem úteis), onde podemos concluir que:
		
	
	O Valor é pessoal, cada um de nós tem uma percepção coletiva de Valor.
	
	O Valor é coletivo, cada sociedade possui uma percepção própria de Valor.
	
	O Valor é individual, cada um de nós tem uma percepção própria de Moral.
	 
	O Valor é pessoal, cada um de nós tem uma percepção própria de Valor.
	 
	O Valor é pessoal, cada um de nós tem uma percepção sobre o que é útil;
	
	 2a Questão (Ref.: 201703933771)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que NÃO está de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
		
	 
	A proteção pelo Estado de Direito é princípio implícito.
	
	Os preceitos descritos serão desenvolvidos em cooperação com as Nações Unidas.
	
	A liberdade e a justiça são fundamentos expressos da Declaração.
	
	A Declaração busca expressamente o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações.
	
	Os direitos nela contidos são inalienáveis.
	
	 3a Questão (Ref.: 201703970306)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial, que devem ser cultivados organizações e os profissionais que a compõem. Que pilares são estes?
		
	
	Lucratividade e felicidade.
	 
	Integridade e transparência.
	
	Dignidade e lucratividade.
	
	Filantropia e lucratividade.
	
	Honestidade e filantropia.
	
	 4a Questão (Ref.: 201703973605)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Escolha a opção que torna correta a citação (CORTINA, 2007, p. 19-21), considerando as fases de evolução da Ética empresarial. Na _________________ nasce uma renovada ética empresarial, baseada nas boas práticas empresariais, na criação do chamado capital social e redes de confiança, na incorporação de valores morais na atuação empresarial, na visualização da empresa como um grupo humano, enfim, surge um contexto no qual as empresas passam a enxergar a ética como rentável e valiosa para a manutenção no mercado. É rentável a ética na empresa que atua no campo socialmente aceito como tal para valer-se do marketing social.
		
	
	Era da Globalização
	
	Era Industrial
	 
	Era Moral e Ética
	
	Era da Informação
	 
	Era Pós Industrial
	
	 5a Questão (Ref.: 201703851824)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Cada empresa tem sua forma de tomar decisões, seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Escolha a alternativa que NÂO faz parte diretamente do processo de formação do caráter da empresa:
		
	
	a alta direção da empresa
	 
	um bom programa de marketing
	
	os iniciadores da empresa
	
	somatório de cada componente da empresa
	
	as pessoas que fazem parte da empresa
	
	 6a Questão (Ref.: 201703851759)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa INCORRETA. Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter. O caráter de uma organização é formado a partir de um processo:
		
	
	histórico
	 
	hereditário
	
	cultural
	
	organizacional
	
	social
	
	 7a Questão (Ref.: 201703850787)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	ENADE 2012 -"É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual." É correto o que se afirma em:
		
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III
	
	III, apenas.
	
	 8a Questão (Ref.: 201703852524)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto, são denominadas de:
		
	
	Julgamentos
	 
	Princípios
	 
	Valores
	
	Ética
	
	Estigmas
	
	 9a Questão (Ref.: 201703964626)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A empresa Química F & A havia sido multada diversas vezes por não cumprir as exigências técnicas quanto aos níveis de gases tóxicos emitidos na atmosfera. Preocupada com a imagem negativa que havia produzido junto à comunidade local e sob risco de fechar as portas pela incidência em crime ambiental, os diretores da empresa resolveram adequar-se às normas ambientalmente corretas. Além disso, promoveram diversas ações junto à comunidade local, recuperando áreas degradadas pelos poluentes emitidos pela empresa e, ainda, iniciaram o patrocínio regular de projetos ambientais realizados por alunos da escola pública local. Após esse conjunto de ações, a empresa teve sua imagem reconstruída, recebeu do Conselho Nacional de Defesa Ambiental o "Selo Verde" como reconhecimento de práticas ambientalmente corretas. Seus produtos passaram a ser comercializados em todo o território nacional e a certificação ambiental serviu ainda como critério de escolha dos seus produtos por clientes preocupados com a questão ambiental, o que alavancou significativamente os negócios da empresa. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que corresponde corretamente a análise do caso da empresa Química F & A.
		
	
	) Embora inicialmente preocupada com a questão ambiental, a empresa Química F & A deixou de ser socialmente responsável a partir do momento que se utilizou, de forma instrumental, das suas boas ações para alavancar seus negócios.
	
	Há divergência entre os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade social, de modo que a ação organizacional que visa estritamente o lucro de forma ambientalmente correta não se enquadra no conceito de responsabilidade organizacional do meio ambiente lucrativo.
	
	Não há divergência entre os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade social, de modo que a ação organizacional que visa estritamente o lucro de forma ambientalmente correta se enquadra perfeitamente no conceito de responsabilidade organizacional do meio ambiente sustentável.
	 
	As organizações visam o lucro, mas isso não impede que os meios usados sejam socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis e, é por esse motivo, que as ações empreendidas pela empresa Química F & A são enquadradas no conceito de Responsabilidade Social.
	
	As açõesda empresa Química F & A no que tangem a despoluição de áreas degradas se enquadram no conceito de sustentabilidade ambiental e apenas o patrocínio aos projetos escolares é que se enquadra no conceito de responsabilidade ambiental.
	
	 10a Questão (Ref.: 201703904043)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo Dajoz (2005), a Ecologia estuda o ambiente natural e as relações entre os organismos entre si e com o seu meio circundante. Dessa forma, cada espécie tem um modo de vida único e um modo particular de explorar o seu próprio habitat. O conjunto dessas relações e atividades próprias de uma espécie no seu habitat é denominado de:
		
	
	Meio ambiente
	 
	Nicho ecológico
	
	Comunidade
	
	Fauna
	 
	População

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes