Buscar

Resenha critica do texto Karl Marx e Max Weber

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha
 Toda estrutura social é formada por forças, sejam elas ideológica, politica, econômica ou todas elas juntas. Essa é um percepção que não passa despercebidos nem Karl Marx nem Max Weber. Posto que para eles essas forças coexistem ainda são elas que também configuram e estratificam variáveis seguimento socais das sociedade ainda que em graus distintos. 
 Na visão de Karl Marx essa concepção é clara e auto definidora. Já que nenhuma realidade é dada por si mesmo e nem mesmo surgem sem proposito . Para ele qualquer que seja a realidade social , ela é histórica e se estrutura dentro da ideia de divisão de classe social, fazendo como uma classe tenha proeminência sobre as outras. Nesse ponto ele destaca a classe da burguesia em relação à classe operária, que por sua vez, no pensamento marxista são oponentes no mundo operante do trabalho . Posto que a classe da burguesa possui os meios de produção e o domínio e o controle ideológico . Os quais ele denomina de Superestrutura e Infraestrutura. Que no fundo vem desemborcar no predomínio do econômico . 
 Ponto que merece seria atenção, já que ele atribui o elemento econômico como peça determinante e conciliador de todo sistema social existente no capitalismo. Ou para ele, onde existir classe sociais . Contudo nunca é demais pensar que a sociedade em toda suas conjunturas não devem não pode ficar submetido só viés econômico como força mobilizadora da história . Há por outras variáveis que provem as transformações e os avanços da nossa da história social do homem . 
 Max Weber com seu pensar mais positivo e mais aberto sobre o sistema capitalista. Ele admite que embora o fator econômico seja forte e que existe uma classe dominante aparelhado junto ao Estado e que com suas burocracias tem mantido de forma racional certo domínio aos menos favorecidos. Weber deixa entender que há variáveis forças determinantes capazes de possibilitar as divisões de classes. E isto para ele, essas forças se manifestam desde da construção do status do nascimento, o desenvolvimento da construção histórica, o amparo e incentivo emocional e intelectual do individuo. 
 Nessa sua tese ele deixa transparecer que o curso da história não harmônico nem uniforme . Logo não pode haver só um fator determinante para divisão de classes social . Para ele, os dados das estruturas históricas pode ser processos de uma somatórias de coisas que passam por vários campos ao mesmo tempo . Sejam estes econômico, cultural, politico, efetivo e social .

Outros materiais