Buscar

Multiculturalismo e Identidade Nacional Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Falar de Multilticulturalismo é falar de diversidade, é falar de diferenças. Nem sempre reconhecidas, nem sempre respeitadas e valorizadas. Em contraponto ao Multiculturalismo, podemos constatar a existência de outras políticas culturais ligadas intimamente ao nacionalismo e que visam a assimilação pelos imigrantes, da cultura dominante nos países de acolhimento. Sobre o multiculturalismo e a diversidade cultural da sociedade brasileira, marque a resposta correta.
		
	
	O processo imigratório não teve influência na formação da diversidade cultural brasileira.
	
	O processo de colonização do Brasil não favoreceu a mestiçagem.
	 
	O nosso país é uma mistura de culturas. A miscigenação dos credos e culturas ocorre no Brasil desde os tempos da colonização.
	
	O nosso país é homogêneo em cultura. não há miscigenação dos credos e culturas no Brasil desde os tempos da colonização.
	
	O Brasil tem duas culturas bem definidas: a cultura dos ricos e a cultura dos pobres
	Qual é o desafio da pluralidade nas sociedades contemporâneas?
		
	
	É o foco da cultura no que constitui a produção cultural, os agrupamentos e as relações sociais, o comportamento e o desenvolvimento social.
	
	É acreditar que as distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção, passando por etapas e fases de desenvolvimento.
	
	É a compreensão de que os vários estágios sucessivos para a formação da família, vão desde a promiscuidade primitiva à família bilateral.
	 
	É o regime de repartição dos recursos socialmente relevantes para os diferentes grupos que reivindicam inclusão, justiça ou reconhecimento.
	
	É a abordagem de que os símbolos devem ter uma forma física, pois do contrário não podem penetrar em nossa experiência, nem o seu significado.
	O multiculturalismo pressupõe uma visão positiva da diversidade cultural, privilegiando o reconhecimento, valorização e incorporação de identidades múltiplas nas formulações de políticas públicas e nas práticas cotidianas. É preciso que reconheçamos a necessidade do convívio em uma sociedade cuja realidade é multicultural. Para tanto, devemos, mais do que respeitar, valorizar as diferenças próprias de cada indivíduo. São exemplos de ações políticas de valorização do multiculturalismo: I ¿ A adoção de cotas raciais nas universidades públicas. II ¿ a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do país. III ¿ a autorização da atividade de empresas estrangeiras no Brasil.
		
	
	I, II e III estão certas.
	
	I e III estão certas
	 
	I e II estão certas.
	
	II e III estão certas.
	
	I, II e III estão erradas.
	(...) a grande questão da antropologia é a construção e a compreensão das identidades, ou seja, dos mecanismos que fazem o outro ser quem é e como e é, além do desvendamento dos mecanismos pelos quais o comportamento, o sentimento e os códigos de ação permitem que essas formas de ser se constituam, tornem-se identificáveis e se reproduzam. (COSTA, 2005) Sobre a construção da identidade nacional brasileira podemos afirmar que:
		
	 
	Expressa o predomínio da cultura do conquistador europeu.
	
	Expressa a contribuição da cultura dos povos africanos.
	
	Demonstra a inexistência de preconceito racial no brasil.
	
	Expressa a deformação de caráter típica dos povos mestiços.
	
	Expressa a contribuição da cultura dos povos indígenas.

Outros materiais

Perguntas Recentes