Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO AULA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 1- TESTE DE CONHECIMENTO 
 A empresa Ork atua em um mercado bastante competitivo, que exige velocidade de mudança tecnológica, mas a sua estratégia não está alinhada a esse ambiente. Assim, que ferramenta é mais afetada no sentido de concretização do processo organizacional? 
 
 
 ( ) A estrutura organizacional. 
 ( ) O controle. 
 ( ) A demanda do mercado de massa. 
 ( ) A função direção. 
 ( ) A produção em grande escala. Quanto à formalidade e informalidade na estrutura organizacional, leia as afirmações abaixo e responda: I- A estrutura informal é definida pelos padrões de comportamento e interações pessoais. II- A organização informal leva dois pontos importantes: A forma da estrutura e as normas. III- Quanto mais formal a organização mais distantes os níveis hierárquicos. IV- A estrutura informal está centrada nas pessoas e como elas funcionam juntas para realizar as tarefas. V- Na estrutura informal é claramente exposta a forma de como as informações fluem por toda a organização, não deixando dúvidas de quem comanda quem. 
( ) As alternativas I, II e IV estão corretas 
( ) As alternativas II, III e IV estão corretas; 
( ) As alternativas I, III e IV estão corretas; 
( ) As alternativas I e IV estão corretas; 
( ) As alternativas I, II e III estão corretas; 
 ( ) Direção - indica e orienta o comportamento das pessoas no caminho dos objetivos a serem alcançados, é responsável por fazer com que os objetivos sejam executados da melhor forma possível. 
 ( ) Planejamento - determina os objetivos e metas onde são tomadas as decisões iniciais, são feitas as previsões e desencadeadas as estratégicas, direciona todas as outras funções. 
 ( ) Organização - estrutura e agrupa os recursos, permitindo o desempenho necessário para a consecução e atendimento dos objetivos pré-determinados, define a estrutura organizacional da empresa, que mostra a disposição ou ordem dos órgãos ou cargos. 
 ( ) 
Controle - busca assegurar que as coisas sejam feitas de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido, corrige falhas ou erros, manifestados no desenvolvimento do planejamento, organização ou direção, previne futuras falhas ou erros ao identificar erros presentes. 
 ( ) 
Marketing - determina que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. Entre as características da estrutura formal de uma organização, que é a representada pelo organograma da empresa e os seus aspectos básicos, NÃO podemos afirmar que: 
 ( ) É a estrutura que todas as empresas possuem, é a estrutura deliberadamente planejada. 
 ( ) É uma estrutura planejada. O fluxo de autoridade é descendente e mais estável. 
 ( ) Está sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização. 
 ( ) A estrutura se identifica com a interação social estabelecida entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. 
 ( ) Possui ênfase em suas posições em termos de autoridade e responsabilidade. A estrutura formal de uma organização se caracteriza por ser oficialmente definida com todas as formalidades e padrões vigentes quanto à forma de preparação e divulgação de normas a respeito. A forma gráfica pela qual essa estrutura formal é representada é conhecida como: 
( ) descrição de cargos. 
( ) instruções. 
( ) organograma. 
( ) simples comunicados. 
( ) fluxograma. A estrutura formal de uma organização é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos, pelo seu organograma. Essa estrutura possui algumas vantagens, entre as quais é possível apontar: 
 ( ) A estrutura formal é planejada, por isso mais estável. Está mais sujeita ao controle da direção e as posições em termos de autoridades e responsabilidades são de fácil percepção. 
 ( ) A estrutura formal é instável, mas está sujeita a controle e possui liderança informal. 
 ( ) A estrutura formal é mais estável, sua linha de autoridade é horizontal e desenvolve sistemas e canais de comunicação específicos de cada estrutura. 
 ( ) A estrutura formal é planejada, mas também pode surgir da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem, o que por sua vez não impede a criação de posições em termos de autoridade sua visibilidade. 
 ( ) 
A estrutura formal está nas pessoas e por consequência a sentimentos e a posição de autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, embora a liderança seja formalmente estabelecida. A estrutura informal traduz relações que não aparecem no organograma. São comportamentos sociais que não documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros da organização, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados. Nesse tipo de estrutura surge a liderança informal que tem entre suas características: 
 ( ) Estabelecer uma posição hierárquica claramente definida, já que se apoia em normas e regulamentos específicos. 
 ( ) Dar mais ênfase nas posições em termos de autoridade e responsabilidade. 
 ( ) Deve ser sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização. 
 ( ) Por ser uma estrutura planejada, o fluxo de autoridade é descendente e mais estável. 
 ( ) Fluir, na maioria das vezes, de maneira ascendente ou horizontal, ser mais um privilégio que um direito e ser, geralmente, mais instável que a autoridade formal. A organização formal e informal está presente em toda e qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. No tocante a esta temática, assinale a alternativa falsa: 
( ) A organização formal é a organização definida no organograma. 
( ) As relações sociais que é formalmente estabelecida pela empresa é organização formal. 
( ) A organização informal não aparece no organograma da empresa. 
( ) O surgimento das relações por afinidade pode ser considerada como relação formal.

Outros materiais