Buscar

Endomarketing - COM. ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Endomarketing
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).
Algumas pessoas optam por chamar essa estratégia de “marketing interno”, porque é trabalhada a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, considerando suas reividicações e apresentando novas formas de transformar os funcionários em evangelizadores da marca.
A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.
Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um restaurante. Quanto estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.
Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio: começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.
Considerando a quantidade gigantesca de novas empresas que surgem todos os dias, quando pensamos nesse tipo de influência, precisamos considerar: é assim que grandes empresas se destacam no mercado – por que ficar de fora?

Outros materiais