Buscar

Common Law e Civil Law: Características e Tradições Jurídicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto – Aula I
Lembre-se que para a resolução da questão abaixo, é necessário que você pesquise sobre as características da Common Law e da Civil Law (sistema romano-germânico). 
Flávio e Aline, dois alunos iniciantes do curso do nosso Direito, entusiasmados com os estudos jurídicos, discutiam sobre a forma como os diversos países organizavam suas justiças a fim de obterem solução os conflitos sociais que, inevitavelmente, surgem todos os dias. Flávio defende a tese de que um sistema de direito tem que se basear na vontade de quem faz a lei (legisladores) prevendo situações futuras, sendo que ao juiz caberia tão somente aplicar as regras produzidas por estes, Já Aline, por outro lado, entende que só diante do caso concreto é possível construir as regras, ou seja, a posteriori pois cada caso tem suas particularidades. Além do mais, Aline entende que os juízes são mais confiáveis, enquanto Flávio defende a tese de que o legislador democraticamente escolhido pelo povo é que deve produzir as normas.
Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Civil Law? Por quê?
R: Flávio defendeu o Civil Law e Aline defendeu o Common Law.
Para Flávio, a vontade do legislador deve prevalecer, limitando a autonomia da jurisprudência (as decisões dos juízes aplicadores da lei).
	Isso é obtido por meio de um ordenamento composto por leis prolixas, detalhistas, analíticas e enciclopédicas que tendem prever os casos concretos nos quais as leis devem ser aplicadas.
	Para Aline, deve prevalecer a jurisprudência, ou seja, os juízes devem ter liberdade para aplicar a lei por meio de um ordenamento jurídico, elaborado pelo legislador e composto por leis sucintas, concisas, sintéticas, objetivas. Assim os precedentes julgados são as bases da jurisprudência.
 b) Por que se usa a denominação "sistema romano-germânico"? 
R: O direito Luso-brasileiro se denomina romano-germânico, pois quando Portugal unificou suas leis seguidos pela tradição que conjuga o direito positivo romano (escrito) com as técnicas de julgamento dos germanos (orais). 
	O direito romano- germânico servia para ser aplicado de forma uniforme por um vasto território.
c) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira?
R: A tradição jurídica Luso-brasileira é a Civil Law (romano-germânico).

Outros materiais