Buscar

LOGISTICA AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 2Evolução da logística através dos tempos
Como qualquer outra ciência, a Logística também evoluiu ao longo do tempo. O quadro a seguir demonstra essa evolução.
Evolução da logística empresarial
1970 – Logística de Distribuição Física → Logística como sistema → Logística como sistema de atividades integradas
1980 – Logística como área funcional → Logística como estratégia
1990 – Logística como serviço → Sistemas logísticos como informação → Logística como pipeline (Supply Chain)
Logística hoje – "A projeção no século XXI"
Anos 1970 – Logística de Distribuição Física e como sistema
Fonte: www.crsttrucking.net
Nesse período, após a Segunda Guerra Mundial, a função que entendia-se como logística era apenas a de distribuir produtos. Tanto no in bound, quanto no out bound não havia preocupação com aspectos estratégicos que pudessem melhorar a performance da distribuição (entregas). Ainda hoje é comum, para os que ignoram o assunto, pensar que Logística é o simples ato de entregar, distribuir.
Em função da pouca ou nenhuma integração com outras áreas — e é bom ressaltar que nessa época a Logística nem era considerada como uma área e sim um processo, ou até uma mera atividade —, a distribuição tinha muitas falhas, prazos não eram respeitados, produtos eram entregues em não conformidade e danificados. Isso acontecia porque a demanda era pouco exigente.
Já em meados dessa década, com a maior conscientização de seus direitos, a demanda começa a repelir alguns erros e defeitos, e então as grandes empresas começaram a estruturar a Logística como um sistema que desse e recebesse apoio de outras áreas e minimizasse os problemas, que ainda assim aconteciam com bastante frequência.
Anos 1980 – Logística como área funcional e como estratégia
Fonte: www.commar.com.br
A partir do início da década de 1980, com a maior exigência da demanda, aumento da concorrência e início da utilização da informática, as empresas sentiram a necessidade de posicionar a Logística como uma área funcional dentro de suas estruturas.
Alguns departamentos foram fundidos e chamados de Logística, normalmente os departamentos do out bound, como estoques, expedição, transportes e distribuição. Assim, criaram-se algumas estratégias baseadas nessa integração parcial, que possibilitava melhor operação e controle do que se definia como Logística.
Algumas melhorias foram verificadas, muito ainda em função das exigências da demanda do que propriamente como estratégia de mercado. Os prazos foram melhor distribuídos e respeitados e passou a haver preocupação maior com os danos que provocavam, na maioria das vezes, perdas e desperdícios.
Anos 1990 – Logística como serviço, informação e Supply Chain
Fonte: gestaoeinfo.blogspot.com
A partir dessa década, as empresas começaram a sentir necessidade de utilizar a Logística como serviço. Já havia maior utilização da informática, o que proporcionou a globalização, trazendo mais competitividade aos negócios. As empresas agora não competiam apenas regionalmente, mas em alguns segmentos, também mundialmente, e os serviços oferecidos aos clientes eram cada vez mais aprimorados.
O serviço ao cliente é o componente que diferencia a Logística moderna da abordagem tradicional, já que atualmente sua importância não reside somente na busca pela eficiência operacional, mas também no atendimento das necessidades dos clientes (Fleury, Wanke e Figueiredo, 2000).
O serviço ao cliente é uma área de interface da função logística com a função marketing, mas diversas fontes da literatura reconhecem que a Logística é a função mais importante na entrega do serviço ao cliente (Christopher, 1997; Fleury, Wanke e Figueiredo, 2000; Collins, Henchion e O’Reilly, 2001; Mentzer, Flint e Hult, 2001; Ballou, 2001; Bowersox e Closs, 2001; Stank et al., 2003; Rafele, 2004; Stank, Davis e Fugate, 2005; Campos, Souza e Silva, 2006; Davis e Mentzer, 2006).
A função logística busca oferecer um serviço de qualidade superior e de baixo custo, gerando valor para os clientes. Assim, os serviços logísticos têm grande potencial como instrumento de diferenciação de uma empresa. Morash e Lynch (2002) verificaram que o serviço ao cliente é a capacitação mais importante na busca do sucesso empresarial.
Além disso, Ballou (2007) afirmou que o serviço logístico está relacionado à geração de receitas e, assim, a base na elaboração de uma estratégia da cadeia de suprimentos vem dos processos da cadeia visando gerar certo nível de serviço logístico ao cliente.
Apoiadas nesse novo conceito, as empresas entenderam que, por questões de competência e conhecimento, alguns processos deveriam ser executados por especialistas e então adotaram em grande escala as terceirizações, que lhes permitiam focar suas atividades com o intuito de aprimorar-se cada vez mais.
Com o avanço da informática, uma mudança significativa que também aconteceu nessa época foi o início da utilização da tecnologia da informação, o que possibilitou melhores práticas, redução de tempo e de custos.
O fluxo de informações, que é um dos fluxos que tramitam na cadeia de suprimentos, é de grande importância, pois é por meio dele que as empresas têm a capacidade de aperfeiçoar seus produtos/serviços, fazendo uma gestão inteligente das mensagens enviadas pelos clientes, que normalmente acontecem em forma de reclamação.
A gestão dessas informações por meio de TI irá proporcionar maior integração entre os diversos participantes da Cadeia de Suprimentos, possibilitando, assim, mais segurança e rapidez dos processos, o que corresponderá a perdas menores, menos desperdício e consequentemente redução dos custos totais.
Podemos exemplificar a importância da utilização da TI com a gestão adequada dos seguintes processos:
Podem ser beneficiados a partir de rastreamento do status de seu pedido, preços praticados, quantidades disponíveis, prazos de entrega etc.
Redução dos estoques
É uma necessidade importante, sem entretanto que essa redução signifique falta de mercadorias para o atendimento de pedidos dos clientes.
TI
Possibilita ainda que os processos sejam priorizados e flexibilizados.
Para que essas estratégias pudessem ser implementadas, as empresas desenvolveram o conceito que atualmente chama-se de Cadeia de Suprimentos (Supply Chain – SCM). No conceito da Cadeia de Suprimentos, objetiva-se a integração total interempresarial e ainda a parceria com dois atores externos à empresa, que são os fornecedores e os clientes.
A projeção da Logística para o século XXI
Entende-se que a Logística deverá acompanhar a evolução do tempo e as previsões são sobre os seguintes aspectos:
Mais apoio ao cliente, cumprindo um papel cada vez mais intenso na satisfação das demandas, assim como um instrumento para redução dos custos totais.
Redução drástica de estoques e de desperdício.
Integração mais forte e ativa com os conceitos de sustentabilidade:
Menor utilização de papéis e redução no consumo energético.
Novas formas de transportes.
Incremento da Logística Reversa.
Pelo que foi exposto nesta aula e na leitura do livro da disciplina, quais foram os motivos principais da evolução da Logística após a Segunda Guerra Mundial?
Como curiosidade, assista este vídeo e acompanhe a Logística da Fórmula 1.
Atividade
Fazendo-se uma projeção das operações logísticas para o século XXI, entende-se que a Logística deverá acompanhar a evolução dos tempos e as previsões. Estas referem-se aos seguintes aspectos:
Menor utilização de papéis e redução no consumo energético.
Novas formas de transporte.
Incremento da Logística Reversa.
Redução drástica de estoques e de desperdícios.
Maior lucratividade em curto prazo.
Estão corretos os aspectos:
aI e II.
bII, III e IV.
cI, II, III e V.
dIII, IV e V.
eI, II, III, IV.

Outros materiais